_
_
_
_
_

O petróleo faz a América Latina ter seu pior ano desde 2009

Queda das commodities e o dólar forte afetam a região. No Brasil, Petrobras tem ganho

Alejandro Rebossio
Transeuntes leem ofertas de trabalho em São Paulo.
Transeuntes leem ofertas de trabalho em São Paulo.P. W. (Reuters)

A queda das cotações das matérias-primas, em especial o petróleo, tirou a América Latina da rota de saída de crise que parecia escrita para ela. Há um ano, bancos, consultorias e organismos internacionais previam que em 2014 terminaria a desaceleração econômica que a América Latina vinha registrando ano a ano desde 2011. A região saiu rapidamente da crise mundial de 2008 e 2009, mas logo depois começou a perder ritmo, e as previsões foram reduzidas até acabar com um crescimento de apenas 1,1% em 2014, segundo a compilação de prognósticos de consultorias e bancos feita pela empresa FocusEconomics.

Algumas variáveis fundamentais afetam quase todos os países. Uma delas é o fim do chamado superciclo de preços altos das matérias-primas, principais produtos de exportação da maioria dos países. Mesmo o México, do qual 74,8% das exportações são manufaturados, depende do petróleo para gerar um terço de sua receita. O petróleo teve queda de preço de 46% em 2014 —e a tendência até agora continua de baixa em 2015—, o que prejudica esse país e também o Brasil, a Colômbia, a Venezuela e o Equador. No Brasil, a situação, por ora, beneficia a estatal Petrobras, que, por causa dos preços controlados, pode vender combustíveis internamente com valor maior do que o atual no mercado internacional.

Mais informações
Com crise nos vizinhos, Brasil tem pior balança comercial desde 2000
Dilma se compromete com metas que dependem da Petrobras
Todas as grandes moedas caem diante da aceleração do dólar em 2014
A economia mundial começa o ano novo em várias velocidades

A baixa, por outro lado, beneficia países importadores, como o Chile, o Peru e a Argentina, embora este último país tente encontrar investidores para desenvolver sua jazida de hidrocarbonetos não convencionais em Vaca Muerta, o que fica mais difícil com o atual nível de preços.

A soja, importante para o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, caiu 22%. Na mineração, o preço do cobre, essencial para o Chile e o Peru, diminuiu 17%, e o minério de ferro, principal exportação brasileira (13% do total das vendas ao exterior do gigante sul-americano), caiu 47%.

Uma situação desigual

O Brasil cresceu somente 0,2% em 2014. Além disso a CEPAL adverte que falta ao Governo margem suficiente para pôr em marcha políticas fiscais e monetárias para dar impulso ao crescimento.

O México cresceu 2,1%, mas a FocusEconomics alerta que o descontentamento popular com a violência pode afetar a economia.

A Argentina se contraiu 0,2%, de acordo com a CEPAL, em especial pela desvalorização do peso em janeiro e pelas renovadas tensões cambiais devido ao conflito com os fundos abutres no inverno.

A economia da Venezuela se contraiu 3%, com inflação de 63%, segundo a CEPAL.

No Chile houve crescimento de 1,9%, mas o aumento do imposto de renda e o projeto de dar mais direitos trabalhistas inquietam os empresários.

A Colômbia se descolou do baixo crescimento, ao se expandir 4,8%, em parte por seus projetos de investimento, mas o petróleo barato também vai afetar o país.

As exportações industriais têm peso desigual entre as grandes economias da região: representam um terço das do Brasil e da Argentina, mas só um quinto das vendas da Colômbia, cerca de 14% no Peru e no Chile, e pouca coisa na Venezuela.

Além disso, a perspectiva de elevação das taxas de juros nos EUA fortaleceu o dólar, o que resultou em desvalorização não só das matérias-primas, cotadas na moeda norte-americana, mas também das moedas latino-americanas, com a consequente pressão sobre a inflação. Os analistas consideram que não vai fluir tanto capital para a América Latina quanto nos tempos de taxas baixas nos EUA, embora os Governos da região com acesso a crédito no mercado internacional não tenham acusado o golpe.

O positivo nesta história é que a contração na política monetária da superpotência resulta de seu crescimento econômico mais forte, o que beneficia os países que têm nele seu principal parceiro comercial, como o México, os centro-americanos e a Colômbia. Mas o comércio do Brasil, da Argentina, da Venezuela, do Peru e do Chile depende mais da desacelerada China, consumidora de matérias-primas.

Cada país tem suas próprias dificuldades. O Brasil cresceu apenas 0,2% em 2014, segundo a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL). A instituição alerta que falta ao Brasil margem suficiente para pôr em marcha políticas fiscais e monetárias para dar impulso ao crescimento. O México se expandiu em 2,1%, segundo os números da CEPAL, em ano em que foram promovidas reformas para atrair investimentos em telecomunicações e petróleo e para melhorar a qualidade da educação, mas a FocusEconomics alerta que o descontentamento popular com a violência pode afetar a economia

A Argentina teve contração de 0,2%, segundo a CEPAL, que credita a crise em especial à desvalorização do peso em janeiro passado e às renovadas tensões cambiais em razão da crise da dívida, deflagrada em julho pelos fundos abutres. O Governo de Cristina Fernández de Kirchner admitiu esta semana que o PIB se contraiu na comparação interanual no terceiro trimestre, pela primeira vez desde 2009. Consultorias e bancos consultados pela FocusEconomics calculam queda de 2,1%. No final do ano, créditos da China e investimentos da Telefónica e concorrentes permitiram à Argentina acalmar o peso, enquanto as moedas vizinhas se desvalorizavam, e o consumo cresceu em dezembro, pela primeira vez em 2014.

 A Venezuela também recorre ao financiamento pela China para compensar a escassez de divisas, mas sua situação é pior que a da Argentina. A CEPAL calcula que a economia venezuelana tenha se contraído em 3%, com inflação de 63%, superior aos 38,9% medidos pelas agências regionais de estatística na Argentina. O barateamento do petróleo lança dúvidas sobre uma eventual suspensão de pagamentos, mas analistas consideram que isso poderá ser contornado e põem seus temores na bagunça do sistema cambial (com três diferentes câmbios oficiais e um paralelo extraoficial) e no desabastecimento. A queda de preço do petróleo representa um tremendo revés para o país.

Chile e Peru sofrem o impacto de suas reformas, mas de distintos tipos de oposição. No Chile, o aumento do imposto de renda e o projeto para conceder mais direitos trabalhistas inquietam os empresários. No Peru, a flexibilização trabalhista para os jovens desencadeou protestos sociais. O Chile cresceu 1,9%, e o Peru, 2,8%, muito abaixo de sua acentuada expansão de anos recentes, segundo a CEPAL. Apenas a Colômbia se manteve à margem do desempenho modesto ou medíocre das outras grandes economias latino-americanas, crescendo 4,8%, em parte por seus projetos de investimento em infraestrutura e habitação, mas o petróleo barato também vai afetá-la.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_