Lawrence: “Não é um escândalo, é um crime sexual”
A premiada atriz fala pela primeira vez do roubo de fotos íntimas de que foi vítima
Jennifer Lawrence pôs a boca no mundo. Os hackers que roubaram as fotos em que aparece nua e as espalharam pela Internet são “criminosos”, e seu delito é de caráter sexual. Quem apenas viu as imagens tampouco se livra, pois perpetuou dessa forma uma violência sexual, uma violação da sua intimidade sexual. Mesmo no caso de pessoas que a atriz conhece e ama. Foi assim que a jovem estrela se manifestou pela primeira vez sobre o caso, após guardar silêncio sobre isso desde o vazamento das imagens, no fim de agosto.
A divulgação das imagens dela e de muitas outras famosas, sem o seu consentimento, constituiu um dos maiores escândalos já ocorridos no mundo virtual. As declarações à revista Vanity Fair rompem um silêncio que Lawrence, de 24 anos, três vezes indicada ao Oscar e uma vez ganhadora, também explicou. A atriz disse que tentou em várias ocasiões redigir uma nota ao público, mas que sempre acabava chorando ou enfurecida. “Comecei a escrever um pedido de desculpas, mas não tinha nada do que me desculpar”, afirma a estrela. As fotos eram fruto de uma “relação ótima, saudável e amorosa” com uma pessoa que passou quatro anos ao seu lado (supostamente o também ator Nicholas Hoult). Era uma relação à distância, em que “ou seu namorado vê pornô ou vê você”, acrescenta a protagonista de Jogos Vorazes, com sua habitual desenvoltura.
“Isto não é um escândalo. É um crime sexual. É uma violação sexual. É asqueroso. O fato de você ser uma figura pública, ser atriz, não quer dizer que você esteja procurando isto. Não é parte da profissão. É o meu corpo, e deve ser minha escolha”, afirma ela, com clareza. Na mesma entrevista, que sairá na edição de novembro da revista, a ganhadora do Oscar por O Lado Bom da Vida defende uma alteração na legislação para penalizar essas atitudes. “É preciso mudar as leis, e nós precisamos mudar. Por isso os sites também são responsáveis”, salienta. Ninguém se livra. Como acrescenta a atriz, qualquer um que olhe para essas imagens está perpetuando o crime sexual e “deveria se envergonhar”, acrescenta. “Não posso acreditar que vivemos em um mundo assim.”
A atriz reconhece que temeu por sua carreira, mas acrescenta que a parte mais difícil desse crime foi falar com seu pai. “Quando precisei fazer essa ligação para o meu pai e lhe explicar o que tinha acontecido… Não importa quanto dinheiro eu ganhe por Jogos Vorazes. Posso jurar que, se me dessem a opção entre uma quantia em dinheiro assim ou fazer essa ligação para dizer ao meu pai que algo assim aconteceu, não vale a pena.” Segundo a revista Forbes, a fortuna de Lawrence é de 34 milhões de dólares (81,8 milhões de reais), o que a coloca como a 12ª. artista mais bem paga na lista deste ano.
Embora o FBI continue investigando como essas e muitas outras fotos de celebridades foram parar na rede – aparentemente depois de serem obtidas em invasões de contas particulares das famosas no iCloud –, Lawrence afirma não esperar muita coisa, e diz que que conseguiu fazer as pazes com esse incidente e tocar a vida em frente. Inclusive se permite brincar sobre a incômoda ligação para o seu pai. Na mesma entrevista, ela contou que “felizmente” Gary Lawrence estava jogando golfe quando recebeu o telefonema, “então estava de bom humor”.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.