A Copa do Mundo traz mais de um milhão de estrangeiros ao Brasil
O número de turistas que veio ao país supera a expectativa do Governo Cerca de 3 milhões de brasileiros também viajaram durante a competição
Ao contar pelo número de turistas que veio conferir de perto os craques do futebol, a Copa do Mundo do Brasil deu de goleada até mesmo nas previsões otimistas. Entraram no país, durante o mundial, 1,01 milhão de estrangeiros, entre 12 de junho e 12 de julho, segundo dados do Governo Federal.
A expectativa inicial dos organizadores, de 600.000 visitantes, acabou batida ainda em junho, quando 700.000 estrangeiros visitaram as 12 cidades-sede. Para se ter uma ideia, é mais de 130% do que o registrado no mesmo mês no ano passado. “Só em junho, superamos todo o volume que esperávamos para toda a Copa do Mundo”, disse o secretário executivo do Ministério do Esportes, Luis Fernandes. Mais de 60% dos visitantes não conheciam o país.
Os estrangeiros de 203 nacionalidades permaneceram em média 13 dias no país, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo, ajudando a elevar para 80% a ocupação da rede hoteleira das cidades que sediaram o evento. O número superou a expectativa do governo que contava com 70% de lotação. Questionado se o Brasil “atendeu bem ou superou as suas expectativas”, mais de 80% disseram que sim.
Chama a atenção, diante do quadro pessimista retratado por muitos analistas e até integrantes do governo antes do evento, a avaliação dos estrangeiros sobre o país. Ao contrário do temido caos aéreo, 80% elogiaram os aeroportos. Cerca de 90% aprovaram a segurança pública apesar dos casos isolados de assaltos. E nove entre 10 se mostraram satisfeitos com os serviços de informações turísticas e os transportes públicos. Já as arenas, motivo de dor de cabeça para a FIFA até dias antes da abertura, passaram pelo crivo de 98,2% dos entrevistados. Questionados se o Brasil “atendeu bem ou superou as expectativas”, mais de 80% disseram que sim.
O turismo interno também superou as expectativas do governo. Cerca de 3 milhões de brasileiros se deslocaram pelo país durante o evento. A maioria deles de São Paulo, 858.000 mil pessoas. Em segundo lugar ficou o Rio de Janeiro, com 260.000. E, em terceiro, a Bahia, com 220.000. Os torcedores brasileiros ouvidos, no entanto, deram notas mais baixas para os serviços e estruturas em torno do evento.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.