_
_
_
_
_
Análise
Exposição educativa de ideias, suposições ou hipóteses, baseada em fatos comprovados (que não precisam ser estritamente atualidades) referidos no texto. Se excluem os juízos de valor e o texto se aproxima a um artigo de opinião, sem julgar ou fazer previsões, simplesmente formulando hipóteses, dando explicações justificadas e reunindo vários dados

O filho pródigo volta para casa

Hoje se comemora o terceiro centenário do nascimento de Carl Philipp Emanuel Bach, um dos compositores mais admirados e influentes de seu tempo, mas cujo legado acabou oculto pela gigantesca sombra de seu pai

Luis Gago
'O concerto de flauta em Sanssouci', de Adolph Menzel (Berlim, Alte Nationalgalerie). Carl Philipp Emanuel Bach toca a chave junto ao rei Federico o Grande, um consumado flautista, na presença de Johann Joachim Quantz y Franz Benda.
'O concerto de flauta em Sanssouci', de Adolph Menzel (Berlim, Alte Nationalgalerie). Carl Philipp Emanuel Bach toca a chave junto ao rei Federico o Grande, um consumado flautista, na presença de Johann Joachim Quantz y Franz Benda.

Embora só tenham quatro letras, há sobrenomes que pesam muito, demasiado. Experimentaram-no amargamente os três grandes filhos compositores de Johann Sebastian Bach: Wilhelm Friedemann, Carl Philipp Emanuel y Johann Christian. A sombra do pai tem eclipsado seus lucros e hoje são muito poucos os intérpretes ou os compositores que se lembram deles, talvez por achá-los —equivocadamente— meros epígonos ou nomes menores. No entanto, a situação foi justamente a inversa nos dois últimos terços do século XVIII, quando os três estiveram em atividade, e era só uma seleta minoria que sabia da existência da figura e a música de seu pai. Teriam de passar várias décadas para que, pouco a pouco, este começasse a sair do esquecimento e conseguisse galgar ao mais alto posto do vale musical ocidental.

Carl Philipp Emanuel desempenhou um papel crucial à hora de pôr as primeiras pedras dessa glória tardia: encarregou-se, por exemplo, da edição póstuma de A arte da fuga; foi quem redigiu em 1754, junto de Johann Friedrich Agricola, a famosa necrologia de seu pai, um documento incalculável e ainda desprovido das impurezas que depois borrariam a biografia do músico; fez quando esteve em sua mão para que não se dispersasse seu legado e graças a ele, e a sua condição de músico de corte de Federico o Grande, muitos manuscritos acabaram encontrando refúgio seguro na biblioteca de sua irmã, a princesa Anna Amalia; em duas famosas cartas datadas em 1774 e 1775, proporcionou informação de primeira mão sobre seu pai a Johann Nikolaus Forkel, autor da biografia pioneira de 1802; e a ele se deve também a primeira interpretação pública, em Hamburgo em 1786, de um fragmento da até então inédita e desconhecida Missa em Si menor, o Symbolum Nicenum, com acrescentados próprios que trouxeram de cabeça aos musicólogos que quiseram desvendá-lo pela insólita similaridade entre a grafia musical de pai e filho.

Mas a Carl Philipp Emanuel há que valorizar sobretudo por seus próprios méritos. Em suas Noticias biográficas sobre Joseph Haydn, o muito fiável Georg August Griesinger escreve que o autor de A Criação “admitia abertamente ter aprendido de Emanuel Bach a maior parte do que sabia”, e em outro momento afirma: “Quem me conhece a fundo se dará conta que muito devo a Emanuel Bach”. As cartas de Mozart contêm também numerosas referências a ele: solicitou a seu editor, Johann Gottlob Breitkopf, uma lista de todas suas obras e confessou a seu pai estar colecionando e estudando suas fugas completas. Mozart admirou também sem reservas ao que ele chamava “o Bach inglês”, Johann Christian, pois passou os últimos vinte anos de sua vida em Londres: “Que grande perda para o mundo da música!”, exclamou Wolfgang em uma carta dirigida a Leopold, seu pai, em 10 de abril de 1782, poucas semanas após a morte deste filho de Bach. E foi Carl Philipp Emanuel, 21 anos mais velho que seu irmão, que o acolheu em sua casa de Berlim e se converteu em seu mentor quando morreram os pais de ambos, em 1750.

Mozart e Beethoven admiravam a C. P. E. Bach e estudaram a fundo sua obra

Beethoven também o engrandeceu e em 1810 fez o mesmo que Mozart décadas atrás: solicitou a Breitkopf, seu editor, que lhe enviasse todas as obras de Carl Philipp Emanuel. Consta-nos, assim mesmo, que estudou sua principal obra teórica, o Ensaio sobre a verdadeira arte de tocar os instrumentos de tecla (em duas partes, 1753 e 1762), uma meta da práxis interpretativa histórica que contém também diversas composições originais. O estilo inconfundível da música para teclado de Carl Philipp Emanuel, com seus contraste temáticos e suas súbitas modulações, deixou uma impressão patente, por exemplo, na Fantasia opus 77, de Beethoven. É justamente esta imprevisibilidade de sua música o que a faz inconfundível e a converte em um gonzo perfeito entre a ordem barroca e o equilíbrio clássico. Graças à recuperação em Kiev em 1999 do que foram os arquivos musicais da Sing-Akademie de Berlim puderam se recuperar assim mesmo muitos manuscritos das cantatas e paixões de seus anos de Hamburgo que se achavam perdidas, arrojando mais luz sobre sua condição de ponte entre dois mundos. Na cidade hanseática aconteceu em 1767 a seu padrinho, Georg Philipp Telemann, como responsável pela música das cinco principais igrejas da cidade, e ali permaneceria até sua morte em 1788.

As cidades alemãs que foram os principais palcos de sua vida se uniram agora para o lembrar: Weimar, onde nasceu no dia 8 de março de 1714, fruto do primeiro casal de Johann Sebastian; Leipzig, para onde se mudou com sua família em 1723 depois da nomeação de seu pai como cantor da Thomasschule; Frankfurt do Óder, em cuja universidade estudou a partir de 1734; Potsdam y Berlim, onde trabalhou a serviço de Federico o Grande e recebeu a visita de seu pai em 1747, fruto da qual daria a luz a Ofrenda musical; e a já citada Hamburgo, onde desfrutou de uma celebridade internacional que jamais conheceu Johann Sebastian e onde visitou o viajante e historiador inglês Charles Burney em 1772, que deixou escrito em seu diário que “levava muito tempo contemplando com o maior deleite suas elegantes e originais composições; e criaram em mim um desejo tão forte do ver e o ouvir que ao visitar esta cidade não tinha nenhuma outra tentação musical”. Dois anos depois, seu compatriota Thomas Twining confessava a Burney em uma carta ser ele mesmo presa de um entusiasmo pela música do alemão que batiza como Carlophilipemanuelbachomania.

Segunda parte do 'Ensaio sobre a verdadeira arte de tocar os instrumentos de tecla' (1762).
Segunda parte do 'Ensaio sobre a verdadeira arte de tocar os instrumentos de tecla' (1762).

Está ainda em curso a edição de suas obras completas —uma tarefa formidável, pois cultivou prolíficamente todos os gêneros a exceção da ópera, como seu pai—, e seu principal responsável, Christopher Hogwood, falará sobre ele e tocará suas obras hoje no Museu Bach de Leipzig, no encerramento de um congresso dedicado desde a quinta-feira a sua figura e a sua localização “na zona de conflito entre tradição e ruptura”. Também soará hoje sua música em uma série de concertos programados no resto das cidades alemãs em que viveu, bem como em Utrecht (na capela do Conservatório, com participação da flautista espanhola Ada Pérez), Nova York (The Abigail Adams Smith Auditorium) ou Los Angeles (Thayer Hall). Em Madri tocaram-se recentemente peças instrumentais em dois concertos celebrados no CaixaForum e voltará a soar ali na próxima terça-feira com o grupo CommuSicare. Confiemos em que desta vez Carl Philipp Emanuel volte por fim para ficar e que, daqui por diante, as quatro letras de seu glorioso sobrenome sejam leves.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_