A misteriosa notificação que a Samsung enviou aos telefones da série Galaxy
Na manhã desta quinta-feira, muitos usuários da marca receberam uma mensagem do app interno 'Find my mobile’ com o número 1
Um número, mais precisamente o 1, com outro 1 abaixo. Este é o conteúdo da estranha notificação que os usuários da Samsung dizem ter recebido nesta quinta-feira de manhã, procedente do aplicativo Find my mobile, integrado aos telefones da marca sul-coreana. A divisão britânica do serviço de atendimento ao cliente Samsung Help foi a primeira a garantir, por meio de um comunicado no Twitter, que tudo se deveu a um acidente e que a mensagem apareceu em um número limitado de telefones Galaxy.
Em condições normais, as notificações desse aplicativo não deveriam ser enviadas de forma espontânea, mas apenas responder a solicitações de usuários que estão tentando localizar seus telefones. O que aconteceu nesta ocasião? “Foi enviado acidentalmente durante um teste interno e não afeta os dispositivos de vocês”, explicou a empresa sul-coreana no Twitter. A Samsung Espanha também confirmou o acidente em um comunicado quase idêntico. Em suas redes, a divisão espanhola da empresa especificou que a notificação foi enviada “por engano enquanto eram feitos testes nos servidores” e acrescentou que isso não afeta os aparelhos nem sua privacidade.
Horas depois de os usuários começarem a compartilhar a estranha experiência nas redes, a empresa sul-coreana dissipou a confusão, confirmando que as mensagens eram suas (e não uma tentativa de invasão, como alguns temiam) e que tudo havia sido involuntário: a mensagem não se destinava a alcançar o público em geral. Além disso, a interação com a notificação parece não dar nenhum resultado concreto.
Recently, a notification about “Find My Mobile 1” occurred on a limited number of Galaxy devices. This was sent unintentionally during an internal test and there is no effect on your device. We apologize for any inconvenience this may have caused our customers. ^LF
— Samsung Help UK (@SamsungHelpUK) February 20, 2020
No entanto, a preocupação dos usuários se justifica, pois, por meio desse aplicativo, é possível fazer muito mais do que encontrar o telefone. No caso de não conseguir localizá-lo por meio do serviço de geolocalização, existem diferentes opções para limitar a operação do celular e salvar o conteúdo: de um simples bloqueio a cópias de segurança, exclusão dos dados armazenados no dispositivo e desabilitação do acesso ao serviço de pagamentos Samsung Pay. Essa ferramenta também pode ser usada para desbloquear o telefone se o dono se esqueceu do pin ou da senha.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.