Seleccione Edição
Login
A conquista do cosmos

A conquista do cosmos

12 fotos

Vincent Fournier passou mais de uma década fotografando praticamente tudo o que tem a ver com a conquista do cosmos. Do Centro de Treinamento Yuri Gagarin, na Rússia, até a base onde a NASA desenvolve o ônibus espacial com o qual pretende enviar humanos a Marte, uma viagem gráfica pelo espaço, mas sem sair da Terra, neste ano em que a agência norte-americana celebra seu 60º aniversário.

  • O fotógrafo francês Vincent Fournier dedicou uma década (2007-2017) para documentar a conquista do espaço. Os mais importantes observatórios astronômicos e centros espaciais do mundo lhe abriram suas portas. Na imagem Traje Apollo modelo A7L no Centro Espacial Johnson (Houston, EUA). O capacete foi usado em viagens espaciais.
    1O fotógrafo francês Vincent Fournier dedicou uma década (2007-2017) para documentar a conquista do espaço. Os mais importantes observatórios astronômicos e centros espaciais do mundo lhe abriram suas portas. Na imagem Traje Apollo modelo A7L no Centro Espacial Johnson (Houston, EUA). O capacete foi usado em viagens espaciais.
  • As memórias dos programas Apollo e Sputnick, bem como os segredos das futuras missões a Marte foram retratadas em suas lentes. Estação de pesquisa Mars Desert, da associação Mars Society, em Utah (EUA).
    2As memórias dos programas Apollo e Sputnick, bem como os segredos das futuras missões a Marte foram retratadas em suas lentes. Estação de pesquisa Mars Desert, da associação Mars Society, em Utah (EUA).
  • Fournier fotografou locais e projetos confidenciais com uma estética pessoal cuidadosa. Na imagem, o general Boris V., em sua residência no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin em Zvyozdny Gorodok (Rússia).
    3Fournier fotografou locais e projetos confidenciais com uma estética pessoal cuidadosa. Na imagem, o general Boris V., em sua residência no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin em Zvyozdny Gorodok (Rússia).
  • Câmera anecoica, projetada para conter reflexões, tanto de ondas sonoras quanto eletromagnéticas, localizada no Instituto Superior da Aeronáutica e do Espaço em Toulouse (França).
    4Câmera anecoica, projetada para conter reflexões, tanto de ondas sonoras quanto eletromagnéticas, localizada no Instituto Superior da Aeronáutica e do Espaço em Toulouse (França).
  • O fotógrafo, compondo cenas que lhe permitiram reviver seus sonhos de infância, reuniu no livro 'Space Utopia' (ainda inédito no Brasil), em 115 imagens, a história da corrida espacial desde seu início nos anos 1960 até o projeto do ônibus espacial SLS da NASA, que deve chegar ao Planeta Vermelho nos próximos 20 anos. Observatório Kjell Henriksen para o estudo de auroras boreais na Noruega.
    5O fotógrafo, compondo cenas que lhe permitiram reviver seus sonhos de infância, reuniu no livro 'Space Utopia' (ainda inédito no Brasil), em 115 imagens, a história da corrida espacial desde seu início nos anos 1960 até o projeto do ônibus espacial SLS da NASA, que deve chegar ao Planeta Vermelho nos próximos 20 anos. Observatório Kjell Henriksen para o estudo de auroras boreais na Noruega.
  • A NASA está desenvolvendo um novo sistema de lançamento espacial, com o qual pretende enviar astronautas para Marte. Na imagem, o tanque de hidrogênio que será responsável pela propulsão do foguete, na área de montagem em Nova Orleans, (EUA).
    6A NASA está desenvolvendo um novo sistema de lançamento espacial, com o qual pretende enviar astronautas para Marte. Na imagem, o tanque de hidrogênio que será responsável pela propulsão do foguete, na área de montagem em Nova Orleans, (EUA).
  • O trabalho de Fournier será apresentado no Metropolitan Museum of Art (MET), em New York, em 19 de janeiro, como homenagem dos 50 anos de aniversário da chegada do homem a Lua, que se comemora em julho deste ano. Parte inferior de um traje espacial modular e reutilizável. A peça é usada em provas pela empresa ILC Dover, em Delaware (EUA).
    7O trabalho de Fournier será apresentado no Metropolitan Museum of Art (MET), em New York, em 19 de janeiro, como homenagem dos 50 anos de aniversário da chegada do homem a Lua, que se comemora em julho deste ano. Parte inferior de um traje espacial modular e reutilizável. A peça é usada em provas pela empresa ILC Dover, em Delaware (EUA).
  • Parte do cérebro do sistema de lançamento espacial, onde a NASA desenvolve o foguete que irá até Marte, no Centro Marshall (Alabama, EUA).
    8Parte do cérebro do sistema de lançamento espacial, onde a NASA desenvolve o foguete que irá até Marte, no Centro Marshall (Alabama, EUA).
  • Porto Espacial América em Novo México (EUA), desenhado por Foster + Partners, o primeiro do mundo para uso comercial. É de propriedade da Virgin Galactic, empresa que pretende explorar o turismo espacial.
    9Porto Espacial América em Novo México (EUA), desenhado por Foster + Partners, o primeiro do mundo para uso comercial. É de propriedade da Virgin Galactic, empresa que pretende explorar o turismo espacial.
  • Um rover de exploração lunar na instalação espacial TeamIndus, em Bangalore (Índia).
    10Um rover de exploração lunar na instalação espacial TeamIndus, em Bangalore (Índia).
  • Sala de lançamento do Apollo 8 no Centro Espacial John F. Kennedy, em Flórida (EUA). A sala foi usada para a primeira missão tripulada da NASA ao redor da Lua em 1968.
    11Sala de lançamento do Apollo 8 no Centro Espacial John F. Kennedy, em Flórida (EUA). A sala foi usada para a primeira missão tripulada da NASA ao redor da Lua em 1968.
  • Sala limpa S1B de Arianespace, no Porto Espacial Europeu de Kourou, na Guayana Francesa. O espaço é voltado para a monagem de componentes de veículos espaciais antes do lançamento.
    12Sala limpa S1B de Arianespace, no Porto Espacial Europeu de Kourou, na Guayana Francesa. O espaço é voltado para a monagem de componentes de veículos espaciais antes do lançamento.

MAIS INFORMAÇÕES