_
_
_
_

Musas debaixo d’água

Evolution, da série da fotógrafa Christy Lê Rogers titulada Musas.
Evolution, da série da fotógrafa Christy Lê Rogers titulada Musas.Christy Lee Rogers

A artista visual Christy Lee Rogers experimenta há anos com o efeito da luz debaixo da água. Os críticos comparam suas fotografias com as pinturas dos maestros do período Barroco. Em seu último trabalho, Musas, mergulha entre nós de corpos e tecidos para dotá-los de uma expressividade surreal.

PARECEM TELAS de algum mestre barroco com domínio do claroscuro. Mas o que se vê nestas imagens é real, cenas recriadas debaixo da água pela artista visual havaiana Christy Lee Rogers. Seu processo criativo é frágil e trabalhoso. De tentativa e erro. Com pessoas reais que prendem a respiração e se movem de modo desajeitado. Sem pós-produção. Com muita paciência. Ela fotografa sempre à noite e o poder expressivo de suas fotos reside justamente na luz, na curvatura e refração provocadas pela diferente densidade ótica no ar e na água. As fotografias deste ensaio correspondem a seu último trabalho, a sérieMusas.

Christy Lee Rogers expôs seus trabalhos submarinos em galerias do mundo inteiro, de Paris a Xangai. Mais que imagens, suas obras parecem poemas visuais sobre a vulnerabilidade humana, nós de corpos e tecidos flutuando em meio ao nada. Em alguma ocasião, a artista explicou sua paixão pelo meio aquático: “Cresci em uma ilha no meio do oceano Pacífico. A água representa a pureza; e um corpo submerso nela, sem gravidade, mas preso pela impossibilidade de respirar, é uma dicotomia que me consome”.

Texto de Guillermo Abril.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_