Seleccione Edição
Login
Agentes antidistúrbios dos Polícias catalães dispersados em frente ao Parlament.
Agentes antidistúrbios dos Polícias catalães dispersados em frente ao Parlament. EFE
9 fotos

Catalunha adia posse do novo presidente em meio a protestos e racha entre independentistas

Centenas de manifestantes rompem barreira policial e chegam diante do Parlamento

  • Manifestantes independentistas saltam as grades do Parque da Ciutadella para tentar se aproximar do Parlamento em Barcelona nesta terça-feira. O grupo que protestava decidiu permanecer no prédio. O objetivo é pressionar para que os parlamentares realizem uma sessão para que o líder separatista Carles Puigdemont, atualmente foragido na Bélgica, seja reeleito presidente do Governo catalão. Roger Torrent, presidente do Parlamento regional e também pró-independência, decidiu, por ora, adiar a sessão. A decisão veio logo depois que o Tribunal Constitucional espanhol vetou a escolha de Puigdemont, a menos que ele voltasse a estar em território espanhol.
    1Manifestantes independentistas saltam as grades do Parque da Ciutadella para tentar se aproximar do Parlamento em Barcelona nesta terça-feira. O grupo que protestava decidiu permanecer no prédio. O objetivo é pressionar para que os parlamentares realizem uma sessão para que o líder separatista Carles Puigdemont, atualmente foragido na Bélgica, seja reeleito presidente do Governo catalão. Roger Torrent, presidente do Parlamento regional e também pró-independência, decidiu, por ora, adiar a sessão. A decisão veio logo depois que o Tribunal Constitucional espanhol vetou a escolha de Puigdemont, a menos que ele voltasse a estar em território espanhol. EFE
  • Houve momentos de tensão. Na imagem, homem é preso pelos Mossos d’Esquadra (polícia catalã) depois que manifestantes pró-independência terem rompido o cordão policial para entrar no Parque da Ciutadella e se aproximar do Parlamento.
    2Houve momentos de tensão. Na imagem, homem é preso pelos Mossos d’Esquadra (polícia catalã) depois que manifestantes pró-independência terem rompido o cordão policial para entrar no Parque da Ciutadella e se aproximar do Parlamento. EFE
  • Manifestantes diante de um cordão dos Mossos D’Esquadra no Parque da Ciutadella, em Barcelona. O novo impasse mostra as dificuldades da Espanha para superar a crise catalã. Em dezembro, os independentistas catalães venceram as eleições regionais, mas agora há divisão entre essas forças sobre que passo seguir para formar o Governo, especialmente por causa da situação de Puigdemont. Em última instância, uma falta de acordo pode acabar em novas eleições regionais.
    3Manifestantes diante de um cordão dos Mossos D’Esquadra no Parque da Ciutadella, em Barcelona. O novo impasse mostra as dificuldades da Espanha para superar a crise catalã. Em dezembro, os independentistas catalães venceram as eleições regionais, mas agora há divisão entre essas forças sobre que passo seguir para formar o Governo, especialmente por causa da situação de Puigdemont. Em última instância, uma falta de acordo pode acabar em novas eleições regionais. AFP
  • Agentes das forças antidistúrbios dos Mossos d’Esquadra mobilizados na frente do Parlamento.
    4Agentes das forças antidistúrbios dos Mossos d’Esquadra mobilizados na frente do Parlamento. EFE
  • Policiais antidistúrbios dos Mossos d’Esquadra diante do Parlamento, protegidos por capacetes, durante o momento de maior tensão da jornada: um grupo de independentistas tentou derrubar as barreiras que protegiam a entrada principal da Câmara catalã.
    5Policiais antidistúrbios dos Mossos d’Esquadra diante do Parlamento, protegidos por capacetes, durante o momento de maior tensão da jornada: um grupo de independentistas tentou derrubar as barreiras que protegiam a entrada principal da Câmara catalã. EFE
  • Mossos D’Esquadra diante de um grupo de manifestantes que conseguiu se aproximar do Parlamento da Catalunha.
    6Mossos D’Esquadra diante de um grupo de manifestantes que conseguiu se aproximar do Parlamento da Catalunha.
  • Manifestantes independentistas com máscaras de Puigdemont marcharam em apoio à posse do candidato.
    7Manifestantes independentistas com máscaras de Puigdemont marcharam em apoio à posse do candidato.
  • Manifestantes independentistas saíram às ruas para protestar contra o adiamento da cerimônia de posse.
    8Manifestantes independentistas saíram às ruas para protestar contra o adiamento da cerimônia de posse.
  • Manifestantes pró-independência com máscaras de Puigdemont sobem em uma árvore durante os protestos contra o adiamento da cerimônia de posse.
    9Manifestantes pró-independência com máscaras de Puigdemont sobem em uma árvore durante os protestos contra o adiamento da cerimônia de posse.

MAIS INFORMAÇÕES