Seleccione Edição
Login

Comédia animal: as fotos mais engraçadas da natureza em 2017

Um pássaro que escorrega, uma tartaruga que dá uma bofetada em um peixe, um arganaz que ri entre as flores... Talvez cenas como estas ocorram habitualmente na natureza, mas o normal é que não exista alguém para imortalizá-las. Os prêmios Comedy Wildlife (A Comédia da Vida Selvagem) recompensam fotógrafos que capturam momentos assim. Esta é a terceira edição, depois de 2016 e 2015. “O melhor desse concurso é que os animais nos divertem sem saber que o estão fazendo”, afirmaram os organizadores ao EL PAÍS. Mais de 3.500 fotografias participaram. Esta é uma seleção das melhores que chegaram à final. Os títulos das imagens são os escolhidos pelos fotógrafos.

  • Socorro!! Tibor Kercz foi o vencedor do prêmio de melhor foto. O fotógrafo húngaro captou a imagem vencedora do concurso em seu país, exatamente em Ópusztaszer. A coruja do fundo não tem uma perna. Se as outras duas a tivessem visto estariam rindo muito.
    1Socorro!! Tibor Kercz foi o vencedor do prêmio de melhor foto. O fotógrafo húngaro captou a imagem vencedora do concurso em seu país, exatamente em Ópusztaszer. A coruja do fundo não tem uma perna. Se as outras duas a tivessem visto estariam rindo muito.
  • Como é...? “Esta é a reação de um jovem elefante-marinho depois que seu amigo lhe contou o resultado da votação do Brexit”, brinca o autor da imagem, o norte-americano George Cathcart, que fez a foto em San Simeon (Califórnia, Estados Unidos).
    2Como é...? “Esta é a reação de um jovem elefante-marinho depois que seu amigo lhe contou o resultado da votação do Brexit”, brinca o autor da imagem, o norte-americano George Cathcart, que fez a foto em San Simeon (Califórnia, Estados Unidos).
  • O arganaz que ri. Vencedor da categoria terrestre, Andrea Zampatti. O fotógrafo fez esta foto na Itália. Um arganaz parece sorrir, trepando em uma mil-em-rama. “Estava fazendo uma trilha quando ouvi um ruído estranho. Encontrei esse bebê arganaz em cima de uma mil-em-rama. Só fiz uma foto”, diz Zampatti.
    3O arganaz que ri. Vencedor da categoria terrestre, Andrea Zampatti. O fotógrafo fez esta foto na Itália. Um arganaz parece sorrir, trepando em uma mil-em-rama. “Estava fazendo uma trilha quando ouvi um ruído estranho. Encontrei esse bebê arganaz em cima de uma mil-em-rama. Só fiz uma foto”, diz Zampatti.
  • Vestidos e prontos para ir à igreja. “Mãe, temos de ser sempre os primeiros a ir à igreja?”. O fotógrafo norte-americano Carl Henry imagina a conversa dos pinguins que olham para esta igreja em Grytviken, nas Ilhas Geórgias do Sul (território britânico de ultramar no Oceano Atlântico). São os pinguins-rei.
    4Vestidos e prontos para ir à igreja. “Mãe, temos de ser sempre os primeiros a ir à igreja?”. O fotógrafo norte-americano Carl Henry imagina a conversa dos pinguins que olham para esta igreja em Grytviken, nas Ilhas Geórgias do Sul (território britânico de ultramar no Oceano Atlântico). São os pinguins-rei.
  • Treino de kung fu (estilo australiano). Esta imagem é obra do fotógrafo russo Andrey Gilchov. Ele diz ter feito a foto na Austrália no começo da manhã. “Estava fazendo alongamentos de um jeito engraçado. Pelo menos é isso que ele quer que pensemos”, diz o autor da imagem.
    5Treino de kung fu (estilo australiano). Esta imagem é obra do fotógrafo russo Andrey Gilchov. Ele diz ter feito a foto na Austrália no começo da manhã. “Estava fazendo alongamentos de um jeito engraçado. Pelo menos é isso que ele quer que pensemos”, diz o autor da imagem.
  • Bofetada. O prêmio de melhor foto na água foi para Troy Mayne. É difícil saber o que a tartaruga-verde está fazendo para o peixe maori na Grande Barreira de Coral. Está acariciando? Está dando um cascudo? Estava nadando, o peixe ficou em seu caminho e nós buscamos interpretações sem sentido? Pode ser qualquer uma das três. O fotógrafo filipino acredita que é uma bofetada.
    6Bofetada. O prêmio de melhor foto na água foi para Troy Mayne. É difícil saber o que a tartaruga-verde está fazendo para o peixe maori na Grande Barreira de Coral. Está acariciando? Está dando um cascudo? Estava nadando, o peixe ficou em seu caminho e nós buscamos interpretações sem sentido? Pode ser qualquer uma das três. O fotógrafo filipino acredita que é uma bofetada.
  • Os peixes de lama têm talento. O britânico Daniel Trim fez esta foto de dois peixes de lama em Krabi, na Tailândia. “Eles estão lutando por território, mas parece que estão cantando um dueto poderoso”, afirma Trim.
    7Os peixes de lama têm talento. O britânico Daniel Trim fez esta foto de dois peixes de lama em Krabi, na Tailândia. “Eles estão lutando por território, mas parece que estão cantando um dueto poderoso”, afirma Trim.
  • Apanhados em flagrante. O fotógrafo húngaro Bence Mate tirou esta foto de dois ursos em Harghita, na Romênia. É um ‘estraga-prazeres’.
    8Apanhados em flagrante. O fotógrafo húngaro Bence Mate tirou esta foto de dois ursos em Harghita, na Romênia. É um ‘estraga-prazeres’.
  • Em que direção? Em Hong Kong, Aster Leung fez esta foto de uma lagarta que não parece saber muito bem para onde vai.
    9Em que direção? Em Hong Kong, Aster Leung fez esta foto de uma lagarta que não parece saber muito bem para onde vai.
  • Esconderijo. “O pequeno camaleão parece não entender como funciona a camuflagem”, indica o autor da imagem, Nadav Bagim, que fez a foto em Ramat-Gan (Israel).
    10Esconderijo. “O pequeno camaleão parece não entender como funciona a camuflagem”, indica o autor da imagem, Nadav Bagim, que fez a foto em Ramat-Gan (Israel).
  • Pinguins sem cabeça? “Fiz a foto em uma expedição à Antártica em janeiro, exatamente na Ilha de Cuverville. Lá vive uma grande comunidade de pinguins de Bico Vermelho. Na foto podemos vê-los fazendo sua higiene”, diz a fotógrafa da cena, a holandesa Monique Jöris.
    11Pinguins sem cabeça? “Fiz a foto em uma expedição à Antártica em janeiro, exatamente na Ilha de Cuverville. Lá vive uma grande comunidade de pinguins de Bico Vermelho. Na foto podemos vê-los fazendo sua higiene”, diz a fotógrafa da cena, a holandesa Monique Jöris.
  • Pegando uma carona. Um urso polar tenta subir na parte traseira da mãe no Parque Nacional de Wapusk, em Manitoba (Canadá). A imagem é da canadense Daisy Gilardini.
    12Pegando uma carona. Um urso polar tenta subir na parte traseira da mãe no Parque Nacional de Wapusk, em Manitoba (Canadá). A imagem é da canadense Daisy Gilardini.
  • Foca rindo. O fotógrafo norte-americano Brian Valente fez a foto de uma foca em San Diego. “Parece estar rindo muito por alguma coisa”, diz Valente na descrição da imagem.
    13Foca rindo. O fotógrafo norte-americano Brian Valente fez a foto de uma foca em San Diego. “Parece estar rindo muito por alguma coisa”, diz Valente na descrição da imagem.
  • Não se preocupe. O fotógrafo Budkov Denis fez esta foto de um urso na península russa de Kamchatka.
    14Não se preocupe. O fotógrafo Budkov Denis fez esta foto de um urso na península russa de Kamchatka.
  • Em três tacadas. “O golfe é um jogo frustrante. Se alguma vez você já jogou, certamente teve vontade de fazer isto”, diz o norte-americano Douglas Croft a respeito da foto que fez de uma raposa em San José, Califórnia.
    15Em três tacadas. “O golfe é um jogo frustrante. Se alguma vez você já jogou, certamente teve vontade de fazer isto”, diz o norte-americano Douglas Croft a respeito da foto que fez de uma raposa em San José, Califórnia.
  • Dançarino de discoteca. “Este urso negro está se posicionando para coçar as costas em uma árvore pequena, mas parece um movimento de dançarino de discoteca dos anos 1970”, diz o fotógrafo canadense Chris Martin. Ele captou a foto no parque Nacional Jasper, em Alberta (Canadá).
    16Dançarino de discoteca. “Este urso negro está se posicionando para coçar as costas em uma árvore pequena, mas parece um movimento de dançarino de discoteca dos anos 1970”, diz o fotógrafo canadense Chris Martin. Ele captou a foto no parque Nacional Jasper, em Alberta (Canadá).
  • Eu o que eu tenho, doutor? O belga Oliver Colle fez esta foto de um coelho selvagem na região de Flandres, na Bélgica. “Estava olhando para ele de perto enquanto minha filha gritou de repente para ele”, conta Colle.
    17Eu o que eu tenho, doutor? O belga Oliver Colle fez esta foto de um coelho selvagem na região de Flandres, na Bélgica. “Estava olhando para ele de perto enquanto minha filha gritou de repente para ele”, conta Colle.
  • Zombaria. Esa Ringbom fez a foto em Kuhmo, uma região da Finlândia. O corvo está zombando do urso sem medo das consequências.
    18Zombaria. Esa Ringbom fez a foto em Kuhmo, uma região da Finlândia. O corvo está zombando do urso sem medo das consequências.
  • O senhor da floresta. A britânica Gill Merritt fez esta foto de um leão na Tanzânia. “É dedicada àqueles que são suficientemente grandes para lembrar os filmes de Carry On”, diz Merritt, referindo-se a uma saga de comédias britânicas que começou em 1958 e terminou em 1992.
    19O senhor da floresta. A britânica Gill Merritt fez esta foto de um leão na Tanzânia. “É dedicada àqueles que são suficientemente grandes para lembrar os filmes de Carry On”, diz Merritt, referindo-se a uma saga de comédias britânicas que começou em 1958 e terminou em 1992.
  • Cintos de segurança verificados. O fotógrafo malaio Graeme Guy fez esta foto de duas girafas olhando um avião aterrissando em Masai Mara, no Quênia.
    20Cintos de segurança verificados. O fotógrafo malaio Graeme Guy fez esta foto de duas girafas olhando um avião aterrissando em Masai Mara, no Quênia.
  • Lontra-marinha comemorando. A fotógrafa norte-americana Penny Palmer captou esta lontra-marinha fazendo alongamentos de manhãzinha. A foto foi tirada em Elkhorn Slough, na Califórnia.
    21Lontra-marinha comemorando. A fotógrafa norte-americana Penny Palmer captou esta lontra-marinha fazendo alongamentos de manhãzinha. A foto foi tirada em Elkhorn Slough, na Califórnia.
  • Dança do camaleão. A australiana Jasmine Vink fotografou este trioceros de Jackson, um camaleão de Andasibe, Madagascar. “São animais peculiares. Quando chegam ao fim de um galho, não param como a maioria dos animais. Eles se esticam em busca de outro galho”, diz Vink.
    22Dança do camaleão. A australiana Jasmine Vink fotografou este trioceros de Jackson, um camaleão de Andasibe, Madagascar. “São animais peculiares. Quando chegam ao fim de um galho, não param como a maioria dos animais. Eles se esticam em busca de outro galho”, diz Vink.
  • Reunião de animais. Supomos que o gnu está sobre uma pedra, mas é muito mais divertido pensar que está sobre as costas de alguns congêneres, tão feliz. O fotógrafo francês Jean-Jacques Alcalay fez a foto em Masai Mara, no Quênia.
    23Reunião de animais. Supomos que o gnu está sobre uma pedra, mas é muito mais divertido pensar que está sobre as costas de alguns congêneres, tão feliz. O fotógrafo francês Jean-Jacques Alcalay fez a foto em Masai Mara, no Quênia.
  • Filhotes abraçados. “Você enfiou o nariz no meu olho”, diz uma raposa à outra sem perder o sorriso. São da Irlanda, como o fotógrafo, John Sheridan.
    24Filhotes abraçados. “Você enfiou o nariz no meu olho”, diz uma raposa à outra sem perder o sorriso. São da Irlanda, como o fotógrafo, John Sheridan.
  • Velocidade de pato! O prêmio da melhor foto aérea foi para John Threlfall. Não é difícil supor qual desses patos é o mais rápido. É tão veloz que deixa uma marca no céu e tudo... “Percebi que um avião tinha passado por trás dos patos quando vi as fotos em casa”, diz o fotógrafo britânico que assina a imagem, tomada em Preston (Reino Unido).
    25Velocidade de pato! O prêmio da melhor foto aérea foi para John Threlfall. Não é difícil supor qual desses patos é o mais rápido. É tão veloz que deixa uma marca no céu e tudo... “Percebi que um avião tinha passado por trás dos patos quando vi as fotos em casa”, diz o fotógrafo britânico que assina a imagem, tomada em Preston (Reino Unido).
  • Três tenores. Três elefantes-marinhos como três tenores nas Ilhas Geórgias do Sul. “Maravilhoso ato musical de três elefantes-marinhos felizes”, diz o autor da foto, o israelense Roie Galitz.
    26Três tenores. Três elefantes-marinhos como três tenores nas Ilhas Geórgias do Sul. “Maravilhoso ato musical de três elefantes-marinhos felizes”, diz o autor da foto, o israelense Roie Galitz.
  • Careta. O austríaco Josef Friedhuber fez a foto de um gorila das montanhas. “Ele tinha acabado de sair de um arbusto depois da chuva”, diz o autor da imagem, que a tomou no Parque Nacional de Virunga, em Ruanda.
    27Careta. O austríaco Josef Friedhuber fez a foto de um gorila das montanhas. “Ele tinha acabado de sair de um arbusto depois da chuva”, diz o autor da imagem, que a tomou no Parque Nacional de Virunga, em Ruanda. Careta
  • Cinco minutos de paz, por favor! Esta ursa representa muitos pais e mães. “Ela só quer um pouco de paz e tranquilidade”, diz a britânica Melissa Nolan sobre a foto que fez em Martinselkonen, Finlândia.
    28Cinco minutos de paz, por favor! Esta ursa representa muitos pais e mães. “Ela só quer um pouco de paz e tranquilidade”, diz a britânica Melissa Nolan sobre a foto que fez em Martinselkonen, Finlândia.
  • A fuga dos macacos. Katy Laveck Foster, fotógrafo dos Estados Unidos, fez esta foto de dois macacos na reserva natural de Tangkoko, na Indonésia. “Vamos logo!”, diz o garupa, enquanto o outro encara a coisa com calma.
    29A fuga dos macacos. Katy Laveck Foster, fotógrafo dos Estados Unidos, fez esta foto de dois macacos na reserva natural de Tangkoko, na Indonésia. “Vamos logo!”, diz o garupa, enquanto o outro encara a coisa com calma.
  • Regimento militar. “Dois pinguins-rei se estão em posição de sentido enquanto o outro parece estar dando ordens a eles”, disse o fotógrafo espanhol Miquel Ángel Artus Illana sobre a imagem que captou nas Ilhas Falkland (Reino Unido).
    30Regimento militar. “Dois pinguins-rei se estão em posição de sentido enquanto o outro parece estar dando ordens a eles”, disse o fotógrafo espanhol Miquel Ángel Artus Illana sobre a imagem que captou nas Ilhas Falkland (Reino Unido).

MAIS INFORMAÇÕES