_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Objetivo jihadista

Provável ataque contra avião russo no Sinai é lembrete de ameaça terrorista contra Europa

Viajantes aguardam embarque para abandonar Sharm o Sheij.
Viajantes aguardam embarque para abandonar Sharm o Sheij.MOHAMED EL-SHAHED (AFP)

Se finalmente forem confirmadas as suspeitas – cada vez mais abundantes – de que o avião russo que caiu no deserto do Sinai foi derrubado por um ataque fundamentalista, a ameaça jihadista terá dado um salto significativo em sua ofensiva contra a Europa e o Ocidente. As imagens de milhares de turistas britânicos tentando sair da cidade egípcia de Sharm el Sheikh, enquanto a Rússia suspendeu voos para o Egito e outros países, como a Espanha, estão pedindo que seus cidadãos não viajem para a área, são, em si, uma vitória dos terroristas e uma lembrança contundente de que absolutamente todos os cidadãos dos países democráticos estão sob uma ameaça real, não importa quais suas ideias, crenças individuais ou circunstâncias. Para a ameaça jihadista não existem inocentes.

Mais informações
A companhia aérea do acidente no Egito descarta um problema técnico
Suspeita de atentado contra avião russo coloca Putin na defensiva
Londres suspende os voos do Sinai pelo risco de atentados

E este é um fato muito perigoso para ser ignorado. Há mais de um ano, a península do Sinai encontra-se praticamente fora do controle do Estado egípcio. Se agora grandes partes do Egito se tornarem terreno fechado para qualquer visitante estrangeiro e perigosas para quem não defender o jihadismo, será um golpe muito duro para a estratégia de segurança europeia. Nesse contexto, é importante não considerar como um simples exercício as grandes manobras militares que a OTAN acaba de realizar na Espanha, Itália e Portugal. As maiores realizadas em uma década.

Goste ou não, nosso país está na mira do radicalismo islâmico e é constantemente citado e ameaçado nos comunicados das várias organizações terroristas. E não são ameaçadas vazias, como é demonstrado pela detenção em Madri de três indivíduos que estavam se preparando para fazer atentados de forma iminente e de outros dois doutrinadores na Catalunha. É preciso elogiar, mais uma vez, a ação das forças de segurança e sermos conscientes de que, a qualquer momento, nossa sociedade pode ser golpeada.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_