_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Previsões decepcionantes

Economia europeia não consegue decolar; a austeridade explica as dificuldades de crescimento

O relatório mais recente da OCDE, com o título inquietante de Enigmas e incertezas, define a situação da economia europeia como “decepcionante”. E é mesmo. Apesar da queda do preço do petróleo e da política monetária acomodatícia que coloca o custo do dinheiro a taxas irrisórias, a previsão de crescimento para a zona do euro em 2015 é de 1,6% e de 1,9% (dois décimos menos que a previsão anterior) em 2016. A questão é por que a zona do euro está presa em um crescimento lento enquanto os Estados Unidos e o Japão apresentam melhores expectativas para este e o próximo ano.

Mais informações
“O risco de uma terceira recessão na Europa é muito real”
Alemanha e Espanha puxam crescimento na zona do euro
China tem o menor crescimento econômico em 24 anos em 2014

Uma resposta provável é que, enquanto os EUA e o Japão acompanharam suas políticas monetárias frouxas com ações fiscais expansionistas, a Europa continua presa – e vai continuar por anos se não fizer uma mudança rápida e contundente de política econômica – na ilusão da austeridade. Não é por acaso que as zonas monetárias com mais ousadia monetária e orçamentária (dólar e iene) tenham melhores projeções até 2017 e sejam as que irão impulsionar o crescimento global.

Os enigmas e incertezas globais são claros. O principal é a China, porque a diminuição de seu crescimento vai restringir o crescimento das exportações mundiais, e os países emergentes, como Brasil e Rússia. A crise chinesa exige reformas profundas nos seus sistemas financeiro e industrial; não está claro se seus líderes querem realizá-las.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_