Verne

A ‘dancinha do impeachment’ que enlouquece a internet

Manifestantes 'tiram o pé do chão' pela saída de Dilma, mas os internautas não perdoam He-Man e Pikachu entram na dança anti-PT. Escolha seu ritmo preferido

Manifestantes dançando o 'Fora Dilma'.
Manifestantes dançando o 'Fora Dilma'.Reprodução

Era um protesto, mas a internet não perdoa. Um vídeo em que manifestantes uniformizados e com as caras pintadas pedem a saída da presidenta Dilma Rousseff enquanto dançam passinhos coreografados em uma rua de Fortaleza, no Ceará, virou a piada da semana nas redes sociais do Brasil, com o Dançando Fora Dilma, e provocou uma chuva de paródias na internet.

O registro se tornou viral após a publicação do material na página do Facebook do jornal regional O Povo na última terça-feira, dia 11, e já somava de mais de duas milhões de visualizações em dois dias. O flagra foi feito na noite da última segunda-feira, dia 10, durante uma manifestação anti-Dilma que, segundo o jornal, reuniu cerca de 300 pessoas contra o Governo federal na avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza.

No maior estilo cheerleaders, os dançarinos anti-PT entoavam os gritos "Fora, Dilma! Fora, Lula!" ao som de uma música que começa com algo na linha marcha militar e logo evolui para o que parece ser (ou ao menos lembra) uma paródia de Beijinho no Ombro, hit da funkeira Valesca Popozuda. Fazer hinos e cantar em manifestações não é algo novo, tampouco seja uma exclusividade dos brasileiros. Mas transformar o protesto em uma pista de dança, ao que tudo indica, é uma novidade. E isso não passou despercebido dos internautas - principalmente os que são contra a saída de Dilma. 

No mesmo dia, foi criado o Tumblr Dançando Fora Dilma, que reúne paródias do vídeo original com os manifestantes dançando desde Gangnam Style, do Psy, à Sorte Grande, de Ivete Sangalo. Graças à internet, até He-Man e Pikachu entraram na dança (e foram gentilmente apelidados pelos internautas de Pikochinhas).

Ao que tudo indica, o protesto dançante foi idealizado por uma comunidade intitulada Consciência Patriótica, que também no dia 11 divulgou um videoclipe em suas páginas no Facebook e no YouTube com a versão ampliada da dancinha do impeachment para convocar os manifestantes do Ceará a irem às ruas contra o Governo no próximo dia 16. O grupo, que nutre clara simpatia pela temática das Forças Armadas (com memes que aludem à figura do deputado Jair Bolsonaro), divulgou ainda uma lista de músicas para o dia, como o Seja Patriota (que deu origem aos memes), Chora Petista e Vamos Vamos meu povo. Se depender da internet, o dia seguinte ao protesto promete novas piadas.

Mais informações