_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Abrir os olhos

Mortes no Túnel do Canal da Mancha comprovam a ausência de uma política comum de imigração

Os imigrantes que esperam para cruzar o Canal constroem um refúgio na zona de Calais (França).
Os imigrantes que esperam para cruzar o Canal constroem um refúgio na zona de Calais (França).AFP

As vastas zonas costeiras da Europa e os milhares de quilômetros de fronteiras terrestres com países mais pobres e em conflito permitem que Estados da UE limitem a imigração clandestina, mas não conseguem impedi-la completamente. Um exemplo dessa crise é o que acontece na entrada francesa do túnel ferroviário sob o Canal da Mancha, onde diariamente miséria e alta tecnologia entram em colisão. Em dois meses morreram nove pessoas golpeadas ou eletrocutadas quando tentavam chegar ao território britânico da França. A última morte ocorreu na madrugada de quarta-feira quando um sudanês terminou esmagado pelo caminhão em que tentava subir.

Mais informações
Crise migratória explode no túnel do Canal da Mancha
Angela Merkel faz garota palestina chorar
Polícia de Londres investiga se homem morreu ao cair de avião
Imigrantes na fronteira entre Itália e França: “Não voltaremos atrás!”

Por mais que aconteçam de forma repetida, o mais recente causou um impacto maior porque ocorreu no meio das invasões cotidianas do túnel ferroviário. Na quarta-feira, um egípcio foi eletrocutado em Paris quando saltava de trem em trem para chegar clandestinamente a um que o levasse a Londres. Eles não se importam em enfrentar a morte, assim como as muitas pessoas que se afogam no Mediterrâneo tentando chegar à Grécia ou à Itália.

As guerras que acontecem na vizinhança da Europa (Iraque, Síria, Líbia, Sudão) transformam o sul do Mediterrâneo e o Oriente Médio em panelas de pressão das quais fogem multidões em busca de abrigo. Estas ondas aturdem o jogo político e se tornaram um elemento importante dos processos eleitorais em muitos países. Ignorando o fato de que uma população tão envelhecida como a europeia precisa de sangue novo, os partidos anti-imigração aproveitam para denunciar uma Europa que está mudando muito rápido, está se globalizando em seu interior e fica exposta a que os estrangeiros consumam muitos recursos.

Portanto, as correntes centrais das democracias devem caminhar em outra direção. Devem ter uma política comum de imigração e asilo, abrir os olhos dos seus cidadãos e estar disposto a enfrentar os custos – elevados, sem dúvida – de dar uma solução real para um problema de grandes dimensões. O que os europeístas não podem fazer é deixar que cada um dos países mais diretamente afetados se vire como puder. O governo de Cameron, à frente de um dos Estados mais relutantes com um compromisso europeu, precisa, sem nenhuma dúvida da colaboração francesa – e europeia em geral – para controlar as consequências de uma situação que serve para sua direita populista.

A recepção de imigrantes e o asilo dos refugiados estão ligados ao DNA europeu. Isso pode ser quebrado se as famílias políticas que construíram a Europa cometerem o erro de aceitar o desvio para um sistema mais autoritário. Defender uma Europa de fronteiras internas, muros, cercas e polícia forte equivale a fechar os olhos à dimensão de um problema que supera essas supostas soluções.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_