Gmail permite cancelar o envio de emails

Após seis anos de testes, o Google oferece aos usuários um sistema para deter mensagens

Logotipo do Google na sede do buscador em Mountain View.Paul Sakuma (AP)

Velázquez chegou a pintar mais de uma vez cavalos com oito patas ou até mais. São os famosos pentimenti, sobre os quais o pintor reconheceu no final de sua carreira que preferiria não ter pintado. Mas atualmente há coisas que podem ser recolhidas, e uma delas é o envio de e-mails, um sonho de muitos para apagar resultados de momentos de ira ou de confusão com os contatos da agenda.

Até agora, a margem de tempo para desfazer essa operação era mínimo. Mais precisamente, do momento em que o botão de envio era pressionado até a chegada ao destinatário. O Google, líder mundial de gestão de e-mails, graças ao Gmail, sempre esteve consciente do desejo de que fosse possível abortar a operação depois de enviada a mensagem. Por isso, há seis anos já oferecia como opção em teste a possibilidade de retardar o envio, embora o sistema não garantisse sua eficiência. Esse sistema se baseava num chapeuzinho amarelo sobre o símbolo do email, dando a opção de clicar nele quando se pretendia cancelar o envio.

Mais informações
Cinco milhões de senhas do Gmail são divulgadas em um site russo
O Google disponibiliza o formulário do ‘direito ao esquecimento’
O tribunal da UE endossa o ‘direito ao esquecimento’ na Internet

O Google aperfeiçoou o método depois de seis anos, um período mais do que razoável para corrigir os erros, e agora permite que qualquer usuário de sua ferramenta possa impedir o envio de um email. Para ativá-lo, basta ir ao canto superior direito, em Configurações, e procurar Desfazer envio. Pode-se determinar entre 5, 10, 20 ou 30 segundos o tempo em que os e-mails ficam no limbo. Depois disso, não há volta atrás.

O aplicativo Inbox, uma versão atualizada do Gmail básico, também já permite dar marcha a ré.

Arquivado Em