Cerco judicial ao chavismo
Investigação por narcotráfico contra Diosdado Cabello terá importantes consequências dentro e fora da Venezuela
A confirmação de que a justiça dos EUA está investigando o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Diosdado Cabello, e outros altos funcionários por estarem ligados a um cartel do narcotráfico encarregado de introduzir cocaína nos EUA e Europa é um assunto de extraordinária importância, com graves repercussões para as relações internacionais da Venezuela e para o próprio país.
No exterior, o processo aumenta ainda mais o isolamento de um Governo desprestigiado por fustigar e prender a oposição, pelo assédio sistemático contra a imprensa e por sua desastrosa gestão econômica e social. Cabello é presidente da Assembleia Nacional, e a investigação contra ele o coloca não como um participante, mas como o chefe do cartel, cuja cúpula estaria integrada também por ministros e generais. No momento em que aumenta a pressão internacional sobre Nicolás Maduro, as suspeitas contra Diosdado e outros colaboradores diretos colocam o presidente em uma situação delicada.
Internamente, a acusação acrescentaria um perigoso elemento de instabilidade a um contexto no qual Cabello aparece, apoiado por um certo número de militares, como aspirante à sucessão de Maduro. O que até agora era uma luta subterrânea, segundo este esquema, poderia terminar como um enfrentamento aberto. Enquanto isso, os venezuelanos continuam esperando o dia em que seu país voltará à normalidade que nunca deveria ter abandonado.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.