6 fotosUma ‘musa do Flickr’ do século XXChristina é a jovem musa que protagoniza esta onírica série de retratos de Mervyn Ou Gorman, imortalizados em 1913Ángel Luis Sucasas FernándezMadri - 23 ago. 2015 - 20:26BRTWhatsappFacebookTwitterBlueskyLinkedinLink de cópiaA paisagem onírica que cerca Christina em várias das fotografias é uma praia de Lulworth Covet, em Dorset, condado britânico ao Sul em que nasceram pessoas ilustres, como o romancista e poeta Thomas Hardy.Royal Photographic Society / National Media Museum / Science & Society Picture LibraryApesar de seu talento como fotógrafo, Mervyn Joseph Pius O'Gorman ficou na história como um dos engenheiros aeronáuticos mais brilhantes da Inglaterra. Nascido na Irlanda, O'Gorman dirigiu a precursora da RAF [a força aérea britânica] durante a Primeira Guerra Mundial. O'Gorman não se levava particularmente a sério como artista da fotografia: “É muito curioso que O'Gorman não fosse fotógrafo profissional ou membro de uma sociedade de fotografia. Era um amador entusiasta, e é possível que este interesse pela técnica do autocromo tenha sido mais fruto de sua paixão pelas inovações tecnológicas que por suas aspirações artísticas. Isso mesmo tendo publicado um livro de poesia e perseguido outros objetivos artísticos durante sua vida", explica Colin Harding, curador do National Media Museum.Royal Photographic Society / National Media Museum / Science & Society Picture LibraryA técnica usada por O'Gorman para imortalizar sua filha em cores em 1913 foi o autocromo. O segredo para conseguir o milagre eram placas de vidro cobertas de grãos de fécula de batata de tamanho microscópico tingidos de vermelho, verde e magenta. Ao tirar a foto, a luz atravessava esses filtros e atingia a emulsão fotográfica para produzir a imagem colorida. A qualidade onírica transmitida por estas imagens é, na opinião de Colin Harding, provavelmente acidental: “É mais uma questão técnica que una decisão artística. A técnica do autocromo gerava linhas suaves, não duras. Além disso, exigia maior tempo de exposição, o que acentuava este efeito. É isso que dá às imagens do autocromo características impressionistas. E que o tema seja uma mulher sozinha numa praia acentua este efeito”.Royal Photographic Society / National Media Museum / Science & Society Picture LibraryChristina junto com Florence Rasch, esposa de Mervyn O'Gorman, e outra menina loira, talvez sua irmã. Mas, como lembra Harding, não há nenhum registro que mostre que o casamento dos O'Gorman tenha gerado filhos.Royal Photographic Society / National Media Museum / Science & Society Picture LibraryChristina O’Gorman passeia pela praia numa manhã qualquer de 1913.Royal Photographic Society / National Media Museum / Science & Society Picture Library