_
_
_
_
_

Juízes franceses se declaram competentes para julgar o Facebook

A rede social eliminou uma conta por difundir um quadro que mostra os genitais de uma mulher

Carlos Yárnoz
KAREN BLEIER (AFP)

Nesta quinta-feira, a justiça francesa se declarou competente para julgar o Facebook, um precedente que viola a regra sagrada da rede segundo a qual todos os possíveis litígios com usuários devem ser resolvidos nos tribunais norte-americanos. Um usuário denunciou a rede social por ter eliminado sua conta depois que ele postou a fotografia de um quadro exposto no Museu d’Orsay de Paris e que, com o título L’Origine du Monde, famosa obra pintada em 1866 por Gustave Courbet, representa os genitais de uma mulher em primeiro plano.

O quadro 'L'origine du monde'.
O quadro 'L'origine du monde'.SEBASTIEN BOZON (AFP)

O usuário, professor e fã de arte, recomendava em fevereiro de 2011 que as pessoas fossem ver a obra e incluía o link de uma reportagem sobre ela e sua história. Era nessa reportagem, onde se contava que o quadro tinha sido escondido durante décadas, que aparecia a fotografia. O “censurado” se dirigiu várias vezes ao Facebook para pedir explicações, por entender que seu direito à liberdade de expressão não tinha sido respeitado. Diante da falta de respostas, optou por recorrer aos tribunais.

Stéphane Cottineau, advogado do ofendido, exige a reativação da conta, assim como uma indenização por perdas e danos. Cottineau argumentou no mês passado diante dos juízes franceses que a rede social ganha dinheiro com seus usuários e que, portanto, existe uma contrapartida financeira. Os advogados do Facebook, por sua vez, afirmaram que se trata de um serviço gratuito para o usuário que, ao abrir uma conta, aceita as condições de uso.

Em casos assim, na verdade, a orientação é a de que os contenciosos devem se resolver “exclusivamente” diante do tribunal do distrito norte da Califórnia ou em um tribunal estadual do condado de San Mateo, também na Califórnia.

Mais informações
Líder de grupo islamofóbico renuncia após postar foto polêmica
Esta história nunca será viral
Você é o que você curte

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_