_
_
_
_

O Facebook fica fora do ar durante mais de duas horas

A rede social se desculpa por um erro em sua programação

Karen Bleier

Pressionar o botão de atualizar várias vezes no navegador e ver que não carrega. Comprovar a conexão, tentar com o celular... Sim, o Facebook não funciona. O passo seguinte, contar no twitter, onde a hashtag #facebookdown se transformou em tendência mundial e motivo de brincadeiras. Durante aproximadamente duas horas e meia, a rede social sofreu um corte em seu serviço. Há quatro anos que não tinha um apagão tão longo. Os problemas anteriores, ocorridos em 9, 15 e 24 de julho, foram apenas perceptíveis.

Robert Johnson, diretor técnico da rede social, detalhou em uma postagem o motivo da queda, um erro na configuração rotineira que pretendiam atualizar. O cachê, sistema de suporte que armazena as páginas por ordem temporal, foi incapaz de suportar a enxurrada de pedidos dos usuários, e terminou por deixar o Facebook fora de jogo. E, sim, a ansiedade que o corte gerou deixou sua resolução ainda mais difícil. “Cada vez que alguém recebia a mensagem de erro e tentava carrega-lo de novo, os problemas pioravam”, explicou.

A solução foi drástica: “Paramos todo o tráfego, colocamos o site fora do ar e, assim que reparamos a base de dados e a raiz, permitimos que pudesse ser novamente acessado”. O engenheiro pede desculpas e acrescenta: “Queremos que saibam que levamos muito a sério a confiabilidade e o rendimento do Facebook”.

A volta a vida foi lenta e paulatina, com intermitências, até que ficou estável. Para o Facebook, um erro deste porte, mundial e em todos os formatos (tablete, celular e computadores) significa a perda de vários milhões de dólares em publicidade e uma porta aberta para ataques alheios aos seus próprios erros.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_