_
_
_
_

O monarca perderá a inviolabilidade e suas filhas sairão da família real

As infantas Cristina e Elena não terão atos ou agenda oficial. Elena já tinha sido afastada após a imputação de seu marido

N. J.
A infanta Cristina e o Rey em um concerto do Orfeón Donostiarra em 2010.
A infanta Cristina e o Rey em um concerto do Orfeón Donostiarra em 2010.Sergio Barrenechea

Dom Juan Carlos perderá a inviolabilidade de que agora desfruta como Rei da Espanha no mesmo dia em que assinar sua abdicação. E assim que dom Felipe for proclamado monarca dos espanhóis, as infantas Elena e Cristina deixarão de pertencer à família Real, que ficará reduzida a seis membros: os novos Reis – dom Felipe e dona Letizia –, dona Leonor – que será Princesa de Astúrias –, dona Sofía e, já convertidos em reis sem trono, dom Juan Carlos e dona Sofía, segundo informaram fontes da Casa do Rei.

As Infantas Elena e Cristina sairão da família real assim que o Príncipe for proclamado rei. Passarão a ter o mesmo status que as irmãs de dom Juan Carlos, isto é, o de família do Rei, e não terão atos ou agenda oficial. A filha menor dos Reis, em realidade, foi afastada da atividade pública da instituição desde a imputação de seu marido, Iñaki Urdangarin, no caso Noos, em dezembro de 2011.

O Rei terá que assinar a lei de abdicação em uma cerimônia solene no Palacio Real no mesmo dia em que ela for aprovada pelo Congresso. E, uma vez firmada, ele perderá a inviolabilidade jurídica como Monarca, e, ao contrário do que ocorre atualmente, poderão ser aceitas eventuais acusações contra ele. É possível que os partidos políticos (PP e PSOE têm 80% do Congresso) aprovem, futuramente, que dom Juan Carlos seja aforado – isto é, que receba um tratamento especial através do qual poderá ser julgado por um tribunal diferente ao que corresponderia a um cidadão normal.

Dom Juan Carlos e dom Felipe coincidiram hoje pela primeira vez em público desde o anúncio da abdicação, nesta segunda-feira. Foi em um ato militar no mosteiro de San Lorenzo de El Escorial pela celebração dos 200 anos da Ordem de San Hermenegildo, que condecora os oficiais que "com a renúncia de suas próprias conveniências e liberdades, dedicaram o ápice de suas vidas ao serviço dos Exércitos e das Forças Armadas". Dom Felipe tem estado sempre atento ao pai. Ambos compareceram ao ato com o uniforme do Exército, e o Rei, ainda como chefe das Forças Armadas.

Mais informações
A proclamação de Felipe VI será celebrada a partir de 16 de junho

Na cerimônia, que incluiu uma intervenção da Patrulla Águila para desenhar no céu a bandeira espanhola, esteve presente o presidente da comunidade de Madri, Ignacio González, o Chefe do Exército, Jaime Domínguez Buj, e o Chefe das Aeronáutica, Francisco Javier García Arnáiz. Também um pequeno grupo de monárquicos que aplaudiram o rei que chega e o que sai. "Estou contentíssima. O Rei fez muito bem. Acho que a abdicação era irremediável. E, se já tivemos um Felipe, o formoso, agora vamos ter um Felipe, o estupendo", assegurava uma das participantes do evento.

Nesta quarta-feira, dom Felipe pronunciará seu primeiro discurso desde que o Rei anunciou sua renúncia ao trono. Será em Navarra, junto à futura Rainha, para entregar o prêmio Príncipe de Viana e homenagear os Reis de Navarra.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_