_
_
_
_
_

David Rockefeller morre aos 101 anos

O banqueiro norte-americano sofreu um ataque ao coração enquanto dormia em sua mansão nos EUA

David Rockefeller, em uma foto de 1981
David Rockefeller, em uma foto de 1981D. Pickoff (AP)

É impossível entender o poderio econômico dos Estados Unidos sem a contribuição dos Rockefellers. A influente dinastia nova-iorquina faz parte da nobreza de um país em que o rei é o capitalismo. Nesta segunda-feira morreu o financista e filantropo David Rockefeller, o último membro vivo do clã entre os de sua geração. O neto de John Rockefeller estava à frente da gestão de todos os interesses da família. É difícil que seus sucessores cheguem à sua altura.

David Rockefeller faleceu de causas naturais aos 101 anos de idade em sua residência em Pocantico Hills, uma mansão voltada para o rio Hudson no norte do Estado de Nova York. Era o mais jovem dos seis filhos de John D. Rockefeller Junior e foi fundador da Comissão Trilateral, uma das organizações privadas mais influentes do mundo. Também presidiu o Chase Manhattan Bank, embrião do JP Morgan Chase, o maior grupo financeiro do país.

Era o único neto vivo do legendário fundador da petroleira Standard Oil. O herdeiro nasceu em Manhattan em 12 de junho de 1915. Doutorou-se em economia pela Universidade de Chicago, embora tenha estudado também em Harvard e Londres. Amava a arte. Na sua coleção privada tinha trabalhos de Picasso, Monet, Matisse e Rothko. Ao longo da vida doou 150 milhões de dólares (460 milhões de reais) ao Museu de Arte Moderna, que cofundou com sua mãe, Abby.

Foto de 1967 dos cinco irmãos Rockefeller com Frank Pace: (da esquerda para a direita) David, Winthrop, Pace, John D., Nelson e Laurence Rockefeller.
Foto de 1967 dos cinco irmãos Rockefeller com Frank Pace: (da esquerda para a direita) David, Winthrop, Pace, John D., Nelson e Laurence Rockefeller.AP
Mais informações
O poder e a tragédia dos Rockefeller
Quem são e o que fazem as 15 pessoas mais ricas do mundo
A Casa Branca mais branca, rica e masculina de Donald Trump
Oito homens possuem a mesma riqueza que a metade mais pobre da humanidade
A desigualdade precisa ser tão grande? Por Paul Krugman

A revista Forbes calculou nesta segunda-feira sua fortuna pessoal em 3,3 bilhões de dólares (10 bilhões de reais). Antes de se dedicar ao mundo das finanças, participou como voluntário no exército durante a Segunda Guerra Mundial e foi funcionário de inteligência na Argélia. No retorno da Europa, começou a trabalhar para o Chase Manhattan Bank no departamento internacional. Assumiria a presidência da instituição em 1961, cargo que conservou durante duas décadas.

John D. Rockefeller continua sendo considerado a pessoa mais abastada da história moderna dos EUA. A petroleira que está na origem da fortuna da influente saga familiar foi dividida e dela emergiu, entre outras companhias, a gigante ExxonMobil. David Rockefeller preferiu a banca. Os presidentes Jimmy Carter, democrata, e Richard Nixon, republicano, o sondaram para o cargo de secretário do Tesouro, que declinou.

Os Rockefellers se guiavam pelo princípio de que é preciso devolver à sociedade tudo o que lhes havia dado. Há dois anos festejou seu 100º aniversário doando um terreno da família a um parque nacional no Maine. A ação filantrópica do clã abarca desde iniciativas para a promoção da arte até ações para a conservação do meio ambiente.

O banqueiro norte-americano David Rockefeller, quando apresentou suas memórias na Espanha em 2004.
O banqueiro norte-americano David Rockefeller, quando apresentou suas memórias na Espanha em 2004.EFE

David Rockefeller era considerado um republicano moderado. Seu nome é associado à construção do World Trade Center no baixo Manhattan e outras iniciativas, como a Universidade Rockefeller. Poucos entre os de sua geração tiveram um envolvimento pessoal tão forte com a promoção da democracia nas Américas quanto o magnata, que presidiu o Conselho das Américas. Bill Clinton lhe outorgou a Medalha Presidencial da Liberdade, em 1998, o maior reconhecimento civil.

David Rockefeller, que continuou viajando, apesar da idade avançada, chegou durante sua vida a entrar em contato direto com mais de 200 chefes de Estado, de uma centena de países. Isso o transformou em um dos grandes representantes dos EUA no exterior. Por isso, não foi por acaso que o Chase Manhattan foi o primeiro grupo financeiro a abrir agências na Rússia e na China. O banco lhe deu um status internacional que nunca teria conseguido trabalhando para o Governo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_