_
_
_
_
_

Facebook aposta no jornalismo de qualidade

EL PAÍS junta-se à maior rede social do mundo em um programa de alertas informativos

Raquel Seco
ALEX ONCIU

O Facebook aposta decididamente no jornalismo de qualidade com projetos em conjunto com jornais líderes como El PAÍS. A maior rede social do mundo, com 1,8 bilhão de usuários, lançou nesta quarta-feira uma iniciativa chamada Facebook Journalism Project (Projeto de Jornalismo do Facebook), que a empresa define como “um novo programa para estabelecer laços mais fortes entre o Facebook e a indústria da informação”. “Vamos colaborar com as organizações jornalísticas para desenvolver produtos e aprender com os jornalistas sobre como ser melhores sócios, além de trabalhar com editores e educadores sobre como podemos equipar as pessoas com o conhecimento de que necessitam para serem leitores informados na era digital”, informa o Facebook em nota.

Ao lançar projetos informativos com EL PAÍS, a maior rede social do planeta destacará informações confiáveis e checadas, experimentando ao mesmo tempo formatos inovadores.

Mais informações
Facebook criará uma marcação para identificar notícias falsas
Como reconhecer uma notícia falsa antes de compartilhá-la com seus amigos

O Facebook Journalism Project, anunciado nesta quarta, baseia-se em três grandes pilares: desenvolvimento de novos produtos do Facebook em colaboração com meios de comunicação; desenvolvimento de novas ferramentas para os jornalistas; e identificação de notícias falsas e rumores nas redes sociais.

Uma das novidades do Facebook Journalism Project consiste em oferecer aos usuários, todas as manhãs, uma seleção de notícias elaboradas e editadas por jornalistas. Essa nova aposta informativa, pensada exclusivamente para o consumo em aparelhos móveis, oferece cada dia cinco conteúdos especiais no newsfeed (fluxo de notícias) do usuário. O EL PAÍS é um dos nove jornais escolhidos para colocar em marcha esse formato, que tem início no final desta semana.

Assim funciona nossa aposta informativa diária:

1. Para ver nossa aposta diária, você precisa seguir o EL PAÍS (em sua edição espanhola) no Facebook.

2. O conteúdo aparecerá em seu newsfeed às 6h da manhã e se adaptará à sua hora local.

3. Você só poderá ver esse conteúdo no smartphone. As notícias têm formato Instant Articles (artigos instantâneos), um sistema de download rápido do Facebook para celulares que EL PAÍS usa desde o início de 2016. Como Instant Articles, você verá tanto os textos como as fotos e os vídeos de forma instantânea.

4. Para avançar nas notícias, basta ir para a direita. E para abri-las, é preciso ir para cima.

5. Para receber notificações de novas publicações, o usuário só tem que ativar as notificações na última das cinco notícias.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_