_
_
_
_
_

“Fora, Renan” domina manifestações pelo Brasil em defesa da Lava Jato

Siga cobertura dos protestos no Rio, São Paulo e outras capitais organizados pelo MBL e Vem pra Rua

Protesto no Rio de Janeiro.
Protesto no Rio de Janeiro.Marcelo Sayão (EFE)

Os grupos que se mobilizaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff voltam às ruas neste domingo em uma convocatória nacional para manifestações que acontece pela primeira vez sob o Governo Temer. O Planalto não é o alvo principal do Vem pra Rua e do MBL (Movimento Brasil Livre), mas os aliados do Governo no Congresso e o presidente do Senado, Renan Calheiros, sim. A pauta principal é protestar contra as mudanças feitas na Câmara no pacote anticorrupção e defender as investigações da Operação Lava Jato. Confira como foi:

Siga AO VIVO as notícias e análises sobre o tema.

Encerramos aqui nossa cobertura.
Leia a reportagem completa da jornada: Milhares vão às ruas pela Lava Jato e aumentam pressão sobre o Congresso http://cort.as/pP5P
“Enquanto o Brasil chorava, eles riam de nós”, por Juan Arias http://cort.as/pOuy
O resto dos políticos se limitou a exaltar as manifestações populares. Entre eles o deputdo Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que relatou as 10 medidas contra a corrupção na Câmara antes de ele ser alterado por emendas.
Requião escreveu que "este período da história ficará conhecido como 'a revolta dos paladinos fundamentalistas". O senador passou o dia discutindo com seus críticos nas redes sociais.
O senador Roberto Requião (PMDB-PR), que relata o projeto sobre abuso de poder no Senado, resolveu enfrentar, via Twitter, os manifestantes que foram às ruas neste domingo.

A maior investigação de corrupção da história do Brasil causa debate nos meios jurídicos. Leia reportagem

Operação Lava Jato impõe reforma ‘por dentro’ na Justiça brasileira

http://cort.as/pOhs

O juiz responsável pelas ações da Operação Lava Jato foi ovacionado pelos manifestantes deste domingo. Crédito: Marcelo Sayão EFE

Faixa estendida na Paulista já quase vazia. Crédito: M.S. AFP

Temer também tem sido firme ao repudiar depredação do patrimônio em meio à repressão de manifestações, como aconteceu na terça-feira em Brasília. Leia a reportagem de Afonso Benites

Ato contra PEC do Teto tem repressão policial e depredação em Brasília

http://cort.as/pOdQ

Declaração do Planalto sobre as manifestações são semelhantes às feitas por Dilma Rousseff e ministros quando eram alvo de protestos. Os movimentos apoiaram ativamente a chegada do peemedebista ao poder. Difere, no entanto, das feitas por Temer e pelos ministros quando o objetivo direto das mobilizações era pedir "Fora, Temer", no começo do Governo ratificado, em setembro. 

Vou insistir nesse discurso. Na verdade, são pequenos grupos, parece que são grupos mínimos, né? Não são movimentos populares de muito peso. Não tenho numericamente, mas são 40, 50, 100 pessoas, nada mais do que isso. Agora, no conjunto de 204 milhões de brasileiros, acho que isso é inexpressivo

No dia seguinte, houve protesto massivo em São Paulo contra Temer.

 

A nota do Planalto foi compartilhada no perfil de Twitter do presidente Michel Temer
O Palácio do Planalto divulgou nota sobre as manifestações deste domingo: "A força e a vitalidade de nossa democracia foram demonstradas mais uma vez, neste domingo, nas manifestações ocorridas em diversas cidades do país. Milhares de cidadãos expressaram suas ideias de forma pacífica e ordeira. Esse comportamento exemplar demonstra o respeito cívico que fortalece ainda mais nossas instituições. É preciso que os Poderes da República estejam sempre atentos às reivindicações da população brasileira."

Nova mobilização envolve troca de farpas e divergências entre os grupos

Entenda como foram os dias prévios e as discussões internas dos grupos que se mobilizaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff para convocar os protestos deste domingo

http://cort.as/pNpl

Manifestação na Av.Paulista começa a se esvaziar.

Foto de Miguel Schincariol, para a AFP

Menina com o pixuleco do "Super Moro" tira foto com Papai Noel que pede a prisão do ex-presidente Lula.
A professora Rose Piazza, que mora em Piracicaba, conta que foi na manifestação em sua cidade pela manhã e à tarde veio para a paulista. Ela carrega um cartaz que pede pelo fim do foro privilegiado.
André Kuvtlak, diretor comercial, veio protestar "contra o congresso e os corruptos, contra Renan e contra Maia", bebendo uma taça de vinho rosé.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_