Uma foto das favelas que mostra o contraste no Rio durante a Olimpíada
Foi feita pelo fotógrafo Andrej Isakovic e mostra o morro da Mangueira
Além das fotos que registram o colorido espetáculo da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio, uma das imagens mais compartilhadas é a que mostra o contraste entre a festa no Maracanã e a realidade das favelas na cidade-sede.
People watch the Olympic Games opening ceremony fireworks from a favela in Rio pic.twitter.com/hBzkqbfV3L
— AFP News Agency (@AFP) August 6, 2016
Fotaza de AFP: la #CeremoniaDeInauguracion, desde una favela pic.twitter.com/okVRgsXz9w
— César Herrera (@orlaherrera) August 6, 2016
A foto teve repercussão especialmente no Twitter, onde foi replicada milhares de vezes nas horas que se seguiram ao início da primeira Olimpíada no Brasil.
A imagem, em que várias crianças observam os fogos de artifício na penumbra, foi feita pelo fotógrafo sérvio Andrej Isakovic, que também compartilhou outra foto da série no Twitter. Como indica a agência de notícias AFP, encarregada de distribui-la, foi tirada no morro da Mangueira, uma das favelas mais conhecidas da cidade por seus níveis de pobreza e pelas atuações militares contra o narcotráfico.
Durante a cerimônia, o cineasta Fernando Meirelles, diretor artístico da cerimônia, não se esquivou das desigualdades sociais ainda presentes no Brasil. Meirelles, que já retratou a situação das favelas em seu filme Cidade de Deus , introduziu no espetáculo várias referências à divisão de classes em geral e às favelas em particular.
People in the favela of Mangueira are tuning into opening ceremony happening not far from them at Maracanã Stadium. pic.twitter.com/OjcvGH7hmT
— SI Olympics (@si_olympics) August 6, 2016
#Rio2016 The Opening Ceremony seen from the Mangueira Favela. By @iandrej #AFP pic.twitter.com/mEdK49MnVe
— AFP Photo (@AFPphoto) August 6, 2016
Nas redes sociais também podem ser vistas outras imagens que revelam como os moradores das favelas cariocas acompanharam o evento de abertura dos Jogos no Rio, que vão até o dia 22.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.