_
_
_
_
_

6 coisas que as francesas fazem melhor do que você

Compilamos os seis mitos que mais estrago fizeram à autoestima do resto das cidadãs do planeta

Bardot numa pausa das filmagens de ‘Viva Maria!’.
Bardot numa pausa das filmagens de ‘Viva Maria!’.Cordon Press

Se as anglo-saxãs invejam e olharam com cuidadoso (ou melhor, com muito cuidadoso) receio para as francesas desde os tempos em que Coco Chanel passeava vestindo calças e camisetas listradas estilo marinheiro por sua casa de campo La Pausa é, basicamente, porque não entendem o que está acontecendo. Ou assim o vê Emmanuelle Seigner. A atriz parisiense resolveu rapidamente a eterna dúvida sobre a eterna (e debatida) superioridade das francesas: “As norte-americanas se arrumam muito de manhã: nem um fio de cabelo fora do lugar, unhas esmaltadas, saltos... Parece que pensam que terão de desfilar pelo proverbial tapete vermelho ou que deverão fazer ato de presença em um coquetel. As francesas não se levam tão a sério”. Ora, tanta história para reivindicar que o coque despenteado feito sem espelho é a quintessência do chique?

Mais informações
É possível organizar um casamento feminista?
Mulheres quebram tabu na cozinha

Longe de tomar como guia existencial essa resposta simplista; o mundo editorial, os arquétipos cinematográficos e a cultura popular insistem há um século nessa ideia: a francesa, esse ser requintado com alergia à escova e curtida na arte de fazer beicinho olhando para o Mediterrâneo com seus shorts de cintura alta de xadrez vichy, sempre fará as coisas melhor do que você. Não há necessidade de gastar energia se esforçando mais. Cabe combater esses mitos nos inculcaram a ferro e fogo... para fazer o resto das cidadãs do planeta se sentir miserável:

1. As francesas criam seus filhos melhor do que você

Faz uma década que a França é o país europeu com a maior taxa de natalidade, ou, como a imprensa francesa gosta de alardear: “Os franceses são os melhores da Europa fazendo bebês” Allez les bleus! E isso, por quê?, perguntou recentemente Laura June na New York Magazine, que tentou buscar uma explicação e encontrou vários esclarecimentos. Baseado no livro Crianças Francesas Não Fazem Manha (Fontanar), o polêmico ensaio de uma norte-americana que viveu em Paris e há alguns anos provocou exasperação por defender crianças francesas felizes/tranquilas contra crianças mimadas/obesas nos EUA, June chega a várias conclusões: os americanos dão brinquedos demais aos filhos, os levam a um estado de estresse, não os alimentam bem e, consequentemente, os guris do outro lado do Atlântico não são tão calmos e dormem pior do que os franceses.

Tudo isso sem esquecer a ajuda institucional, o que pode parecer uma coisa de outro planeta para um habitante do país em que o ObamaCare foi visto por muitos como um apocalipse socialista: além da seguridade social, as mães francesas têm um complemento salarial (de 9,26 euros por dia até 83 euros); a licença-maternidade de 16 semanas pode chegar a 26 se a mulher já tiver outros filhos ou a 34 semanas em caso de gêmeos; e também existem ajudas para pagar a creche (que podem chegar a 80% do valor). “É claro que os filhos das francesas descansam melhor e não são tão gordos. O Governo as ajuda. Elas vivem num país que aceitou a realidade de que a maioria das pessoas tem filhos e continua trabalhando fora de casa”, diz a jornalista, que alguém deveria informar (urgentemente) sobre as maravilhas da educação (e da maternidade) finlandesa/escandinava.

Jane Birkin, despreocupada como boa ‘fille adoptive’, com seus filhos vestidos da mesma maneira numa foto de verão.
Jane Birkin, despreocupada como boa ‘fille adoptive’, com seus filhos vestidos da mesma maneira numa foto de verão.Cordon Press

2. As franceses não engordam

Outra bomba editorial que ajudou a minar a autoestima das mulheres do resto do mundo em 2005 foi Mulheres Francesas não Engordam (Companhia das Letras), em que a escritora Mireille Guiliano explicou os supostos segredos das francesas para terem uma aparência radiante apesar se incharem de beber vinho, comerem pão com manteiga e não terem medo de molhos: fugir das dietas ioiô, não comer entre as refeições e saber ouvir o próprio corpo. Nada de novo sob o sol, mas um autêntico sucesso de vendas no Reino Unido e nos EUA.

3. As francesas não envelhecem

Guiliano quis continuar a explorar sua galinha dos ovos de ouro e voltou à carga há poucos anos, quando publicou French Women don’t get Facelifts: The Secret of Aging with Style & Attitude [Mulheres Francesas não Fazem Facelifts : O Segredo do Envelhecimento com Estilo & Atitude], continuação de seu best-seller no qual basicamente acumulou clichês. Embora dissesse que as francesas são alérgicas aos esportes e as academias são apenas para os turistas dos hotéis (um pouco de yoga, isso sim, não faz mal), o segredo do envelhecimento com dignidade para além dos Pireneus se deve a uma cultura distante da cirurgia plástica, à boa alimentação e a uma relação com o próprio corpo muito mais saudável do que a das anglo-saxãs.

4. As francesas seduzem melhor do que você

Em 2012, a correspondente do New York Times em Paris, Elaine Sciolino, pôs o dedo na ferida quando publicou La Séduction [A Sedução], um ensaio em que defende por que o erotismo impregna todas as relações que se estabelecem no país, seja no guichê de um funcionário público, entrevistando o presidente da República, numa lavanderia pública ou no terraço de um café. “Trata-se de um vaivém entre os dois interlocutores, de um flerte na conversa que não serve apenas para se divertir. A sedução não é um jogo, mas uma batalha. Você tem que adivinhar quem é o seu inimigo e decidir como você quer derrotá-lo”. Não nos esqueçamos, é claro, que desse território saiu isto.

5. As francesas se vestem melhor do que você

Jean Seberg em ‘Bom Dia, Tristeza’.
Jean Seberg em ‘Bom Dia, Tristeza’.Cordon Press

Só para deixar você sabendo já foram encomendados muitos livros e guias publicados nos últimos anos. Primeiro foi Inès de la Fressange, que explodiu o mercado há alguns anos com La Parisienne (Flammarion) [A Parisiense], que fornece os mandamentos para conseguir o venerado chic sem esforço das mulheres na capital: fugir dos conjuntos, nada de ostentação, procurar pechinchas em feiras, não ter medo de roupas esportivas (estávamos na era pré-athleisure) e desconfiar do bom-gosto eram algumas das suas dicas (além de fazer da loja Merci um verdadeiro ponto de passagem de turistas/leitores ávidos para sentir a vida como aquela que foi musa de Lagerfeld).

A fotógrafa Frédérique Veysset (Vanity Fair, Allure, Grazia Italia ou Madame Figaro) e a jornalista Isabelle Thomas também se uniram para publicar Paris Street Style: A Guide to Effortless Chic (Abrams) [O Estilo de Rua de Paris: Um Guia para Ser Chique sem Fazer Força], onde outras recomendações para captar a allure francesa passavam por máximas como “as bailarinas são sempre chiques” ou “as lantejoulas e o strass fazem você parecer uma árvore de natal”. A mudança geracional em relação a De la Fressange chegou com a sempre despenteada, mas estilosa, Caroline de Maigret, nova embaixatriz oficial do chique francês. Com seu livro How to Be A Parisian Wherever You Are (Doubleday) [Como Ser Parisiense Onde Quer que Você Esteja] também faturou o seu com mantras como “Respire o ar limpo do mar, mas continue fumando”, “Nas férias, beba café com canudinho, mas sem sutiã”, ou “Coloque um sutiã preto sob uma blusa branca, como duas notas sobre um pentagrama”. Confidências mais irônicas, mas que continuam explorando sem cessar todos esses clichês com os quais temos nos alimentado desde os filmes de Godard.

6. As francesas se maquiam melhor (porque basicamente não se maquiam)

Afasta, Kim Kardashian, as francesinhas de tudo o que seja contouring e os 840 mil passos para aplicá-lo não têm a menor importância. Ou assim esclarece Violette, uma eminência francesa no que se refere à maquiagem e consultora da Dior: “A razão pela qual não fazemos contouring é porque para fazer isso você precisa de fixador, base, blush, iluminador... você precisa de muitos produtos. Nós, francesas, quase não usamos base de maquiagem. Não queremos que se veja que temos algo sobre a pele”. Isto explicaria também a aparente alergia social das francesas à tatuagem. A confirmação dessa ditadura do au naturel, tão característica delas, como estilo de vida.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_