_
_
_
_
_

A fúria cômica das redes contra o “bela, recatada e ‘do lar’”

Um perfil da ‘Veja’ de Marcela Temer, eventual nova primeira dama do país, convulsiona as redes sociais

A república brasileira está em chamas. Ok, já sabemos disso, afinal a programação da crise política ocupa atualmente um espaço de 24/7 em nossas vidas. Mas o último incêndio não vem do Congresso, onde a Câmara de Deputados aprovou há três dias o envio do impeachment de Dilma Rousseff ao Senado, nem de qualquer outra cúpula estranha do poder em Brasília. Vem de um perfil de Marcela Temer, esposa do vice-presidente Michel Temer, portanto talvez a futura primeira-dama que a revista Veja publicou em 18 de abril. O título "Bela, recatada e do lar" da reportagem parece ter acendido a fúria cômica das brasileiras (e brasileiros).

Michel Temer e a esposa, Marcela, ao lado de Dilma na posse da presidenta, em 2015.
Michel Temer e a esposa, Marcela, ao lado de Dilma na posse da presidenta, em 2015.

Uma enxurrada de memes surgiram com Marias, Joanas, Paulas, Rebecas e Zenaidas interpretando suas maneiras de ser “bela, recatada e ‘do lar’”. O tema virou trending topic no Twitter. Nas imagens, há mulheres de todas as idades trabalhando, cuidando da casa e dos filhos e muitas, muitas delas apenas curtindo a vida adoidado. Tudo parece ser uma resposta "ao bom comportamento" atribuído a Marcela no texto da revista, cujo marido, por causa disso, seria "um homem de sorte".  A mulher com quem o vice-presidente é casado há 13 anos não é ouvida na reportagem, mas sua irmã a descreve "como recatada", com roupas até o joelho e preferência por cores claras.

O coletivo feminista Think Olga se perguntou qual seria a reação masculina se o companheiro de uma mulher no comando de um país ou mesmo o marido da Rainha Elizabeth fosse descrito com os adjetivos da revista.

#BelaRecatadaDoLar #VejaMachista #Ninfomaníaca #LarsVonTrier #ForaTemer #ForaBolsonaro #ForaCunha

Gepostet von Samantha Brasil am Mittwoch, 20. April 2016

Alguns dos que se manifestaram acharam por bem explicar que a chuva de memes não era contra Marcela, mas contra o que acreditam ser a intenção da reportagem de vender um "modelo de mulher". Frisaram que defendiam o direito dela dedicar tempo ao filho e a outras atividades, inclusive tratamento de pele, se assim bem entendesse.

 

No Brasil da Guerra Fria tropicalizada, dividido entre "direita" e "esquerda", pró e contra o impeachment, sobrou até para os apoiadores de Dilma Rousseff que quiseram surfar na onda e criticar a mulher de Temer de maneira machista. O debate sobre sexismo já é uma das camadas da crise há algum tempo. A presidenta Dilma Rousseff é frequentemente xingada com termos sexistas e nesta semana ela repetiu a jornais estrangeiros que se vê como vítima de misoginia. No mês passado, a presidenta reclamou formalmente de uma reportagem da revista Isto É que, sem citar entrevistados com nomes, dizia que ela estava "desequilibrada". Uma das autoras do pedido de impeachment, a professora da USP, Janaína Paschoal, também foi descrita como "descompensada por falta de homem" depois de sua enérgica apresentação no Largo do São Francisco em São Paulo.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_