_
_
_
_
_

Com voto aberto, Senado endossa prisão determinada pelo STF

Nova fase de investigação prende senador petista Delcídio do Amaral e banqueiro

Senadores deliberam sobre prisão de Delcídio
Senadores deliberam sobre prisão de Delcídio Agência Senado

Nova fase da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de desvios bilionários na Petrobras, prendeu preventivamente, nesta quarta-feira, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do Governo no Senado. Ele e o banqueiro André Esteves, do BTG, também detido, são acusados de tentar atrapalhar as apurações. Veja abaixo como os eventos evoluíram ao longo da quarta-feira.

A presidenta Dilma deve se manifestar em instantes sobre a aceitação do pedido de impeachment por Eduardo Cunha
Decisão do STF mantida por 59 votos a 13, e uma abstenção. Delcídio do Amaral seguirá preso.
Após o ministro Edson Fachin conceder mandado de segurança por votação aberta, Renan Calheiros diz que não é necessário e defende separação entre os poderes.
É a "sessão constrangimento", resume o senador Agripino Maia (DEM). É "contra o coração e a favor da razão", o clima da votação. A prisão de Delcídio "veio como uma bofetada na minha cara", diz o senador.
Os senadores elogiam Delcídio. Garibaldi Alves Filho (PMDB) lamenta ter de votar contra o colega. Diz estar de coração partido.
Enquanto votam, os senadores debatem o caso.
A votação será aberta.
Jader Barbalho protesta contra o voto aberto e diz que nem sempre as maiorias estiveram certas ao longo da história. Garante, contudo, que votará confortavelmente seja qual for o modo de votação, porque não se considera "leviano".
PMDB liberou a bancada para que cada um de seus senadores se posicione como quiser.
PSD se soma aos anseios pelo voto aberto. Omar Aziz chama o presidente do PT, Rui Falcão, de covarde por conta da nota sobre Delcídio.
PRB também se posiciona pelo voto aberto.
PSB quer voto aberto, em nome da transparência.
Senadores começam a votar sobre como funcionará a votação: PT instrui posição por voto fechado. Rede quer voto aberto.
Humberto Costa (PT) diz que a bancada do PT no Senado não tinha conhecimento e não foi consultada sobre a nota divulgada pelo partido, e que a mensagem não reflete necessariamente a posição da bancada.
Renan chama nota do PT sobre Delcídio de "oportunista e covarde". O presidente do Senado foi muito aplaudido. Na nota, os petistas disseram que não se julgam obrigados a ter qualquer gesto de solidariedade com o senador detido.
Senador Aloysio Nunes (PSDB) diz que o presidente do Senado está se antecipando, ao debater o mérito da questão antes de definir como a votação será feita.
Os senadores seguem debatendo a forma de votação sobre a prisão do colega Delcidio do Amaral. Renan Calheiros diz que o que está em jogo é se o STF pode mandar prender um senador de forma preventiva, sem julgamento.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_