Supremo ordena sequestro de 2,4 milhões de dólares de Cunha na Suíça
Ministro Zavaski também autorizou a procuradoria a investigar o presidente da Câmara
O Supremo Tribunal Federal ordenou nesta quinta-feira o bloqueio e sequestro de 2,4 milhões de dólares de quatro contas suíças atribuídas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, por suspeita de que essas contas tenham sido usadas para receber subornos. Os fundos, que já tinham sido bloqueados pelas autoridades suíças, serão transferidos ao Brasil, conforme decretou o ministro Teori Zavascki.
Paralelamente, o magistrado autorizou a procuradoria a investigar Cunha, que negou reiteradamente a existência dessas contas, por crime de evasão de divisas. O Supremo já tinha ordenado outra investigação contra Cunha por suspeita de que ele tenha recebido subornos procedentes de recursos da Petrobras, estatal imersa em um grande escândalo de corrupção que, segundo cálculos da empresa, implica em um prejuízo de cerca de 2 bilhões de dólares.
Devido a essas acusações, um grupo de deputados apresentou, na semana passada, uma moção no Conselho de Ética do Congresso com o objetivo de destituir o presidente da Câmara. Cunha negou todas as acusações e as atribuiu a uma “perseguição” promovida pelo Governo para desprestigiá-lo e desgastá-lo politicamente.
O presidente da Câmara é um dos principais protagonistas da grave crise política no Brasil porque tem a prerrogativa constitucional de aceitar ou rejeitar os pedidos de julgamento com fins de impeachment apresentados contra a chefa de Estado, Dilma Rousseff.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
Arquivado Em
- Operação Lava Jato
- Eduardo Cunha
- Caso Petrobras
- Investigação policial
- Subornos
- Financiamento ilegal
- Lavagem dinheiro
- Petrobras
- Polícia Federal
- Escândalos políticos
- Polícia
- Corrupção política
- Caixa dois
- Financiamento partidos
- Partidos políticos
- Corrupção
- Força segurança
- Delitos fiscais
- Empresas
- Política
- Delitos
- Economia
- Justiça