_
_
_
_
_

Facebook já permite evitar as más lembranças em “Um dia como hoje”

Esta funcionalidade não permitia até agora marcar datas e perfis

Lucía González
Sede corporativa do Facebook em Menlo Park, Califórnia.
Sede corporativa do Facebook em Menlo Park, Califórnia.EFE

A memória virtual também pode ser traiçoeira. Um dia como hoje, a funcionalidade do Facebook lançada em março, que permite que você compartilhe em sua linha do tempo o conteúdo que publicou esse mesmo dia anos atrás, agora permite personalizar esses momentos de saudade: evitar com filtros certas datas ou qualquer coisa associada com certa pessoa para evitar as más lembranças.

Mais informações
Novos botões para rir, chorar ou ficar bravo chegam ao Facebook
Jonathan Franzen: uma cruzada contra o Vale do Silício
Espiar o celular do cônjuge: dois anos e meio de cadeia

Outras funcionalidades que resgatam o conteúdo publicado pelo usuário, como um resumo do ano, geraram reclamações de usuários, algumas vezes, precisamente por causa da utilização das lembranças. No final de 2014 era oferecido aos usuários um vídeo com a mensagem “Este ano foi ótimo. Obrigado por fazer parte dele”. O Facebook teve que pedir desculpas a um pai que lamentava que esse “algoritmo cruel” fazia com que se lembrasse da morte de sua filha.

“Sabemos que no Facebook são compartilhados uma grande variedade de momentos significativos. Por isso, cada um tem vários tipos de lembranças que poderiam voltar a aflorar: boas, más e as neutras. Então, para os milhões de pessoas que usam ‘Em um dia como hoje’, acrescentamos filtros para dar mais controle sobre as lembranças que vão ver”, afirmou um porta-voz da empresa ao The Verge.

No caso de “Um dia como hoje” estas são as opções para que cada usuário defina limites para suas lembranças:

1. A partir do seu Facebook entre em facebook/onthisday. Nessa página, no alto à direita aparecem as opções de notificação (é aí que se pode optar por desativá-las, para que não cheguem mensagens com sugestões de lembranças em sua linha do tempo) e preferências (que é onde se pode personalizar com filtros para certos nomes ou datas)

2. Essa é a mensagem do Facebook ao abrir as preferências: “Suas lembranças pertencem a você, por isso é possível controlar quais quer ver no ‘Um dia como hoje’. As lembranças incluem suas publicações, publicações nas quais você foi marcado, acontecimentos importantes e quando você se tornou amigo de alguém no Facebook. Use esses filtros para nos ajudar a mostrar lembranças importantes para você em ‘Um dia como hoje’”.

3. Escolher datas

4. Escolha pessoas

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_