_
_
_
_
_

Evolução nos torna mais inteligentes e altos, mas nem sempre mais saudáveis

Estudo mostra que a diversidade genética favorece um aumento da estatura e as capacidades cognitivas, mas não protege frente a doenças cardiovasculares

Os filhos de primos-irmãos medem 1,2 centímetro a menos do que a média.
Os filhos de primos-irmãos medem 1,2 centímetro a menos do que a média.Jenn Durfey

A evolução tornou os humanos mais altos e inteligentes do que seus ancestrais, mas não necessariamente mais saudáveis. Essas são algumas das conclusões de um estudo que acaba de ser publicado na revista Nature. Os autores, liderados a partir da Universidade de Edimburgo (Reino Unido), analisaram as informações sobre genética e saúde de mais de 100 pesquisas realizadas no mundo todo. No total, foram recolhidos dados sobre mais de 350.000 pessoas.

Os resultados indicam que a diversidade genética, que aumenta quanto mais distante é o parentesco entre os pais, está relacionada com uma maior estatura, maior capacidade cognitiva e maior nível educativo. Os autores estimam que os filhos de primos-irmãos medem 1,2 centímetro a menos do que a média e têm dez meses menos de educação.

Mais informações
Ancestrais tomavam álcool há cerca de 10 milhões de anos
Darwin de punho e letra
Genoma mostra cruzamento da nossa espécie com Neandertais
A evolução da virilidade
Criatividade e psicose têm raízes genéticas comuns
Quais doenças genéticas podemos transmitir a nossos filhos?

No entanto, a análise, que também observou certa vantagem da diversidade genética no funcionamento dos pulmões, não encontrou, ao contrário de outros estudos anteriores de menor extensão, o mesmo vínculo com outros traços como níveis de colesterol ou pressão arterial, que têm uma grande influência em doenças graves como as cardiovasculares e a diabetes.

Esses resultados contradizem outros anteriores que sugeriram que um parentesco próximo dos pais aumentava a probabilidade de uma pessoa sofrer determinadas enfermidades. Alguns trabalhos tinham calculado que as probabilidades de que os filhos de primos-irmãos tenham defeitos congênitos era apenas 1,7% maior do que o de casais sem parentesco próximo. Além disso, a taxa de mortalidade é 4,4% mais elevada.

O estudo publicado agora na Nature observou efeitos similares em populações de quatro continentes, o que sugere que a estatura e a inteligência passaram por uma pressão seletiva ao longo da evolução humana, enquanto outros fatores de risco relacionados com algumas doenças, não.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_