_
_
_
_
_

A Odebrecht e a imagem do Brasil no exterior

Escândalo joga sombra sobre empresa que tem papel estratégico na política externa

Marcelo Odebrecht, Dilma e Raúl na inauguração do Porto de Mariel.
Marcelo Odebrecht, Dilma e Raúl na inauguração do Porto de Mariel.Ismael Francisco/Cubadebate

Discreto, com seus óculos de aros finos e terno bem cortado, Marcelo Odebrecht parecia mais um na entourage de jornalistas e assessores que acompanhavam Dilma Rousseff nas viagens a Cuba e Haiti. Na ilha dos Castro, visitada dias antes, a Odebrecht já se firmara como a empresa a fazer o maior investimento desde 1959, com quase um bilhão de dólares no Porto de Mariel. Agora, no país caribenho em reconstrução, havia negócios a prospectar. "Atuamos em alinhamento com a política externa brasileira", limitou-se a dizer e se pôs fora de alcance.

Mais informações
Lava Jato restitui mais de meio bilhão de reais de desvios da Petrobras
XICO SÁ | Os corruptos também amam?
Sergio Moro: “O apoio da população sempre é importante”
Na CPI, ex-deputado atribui a Lula promoção de delator na Petrobras
“Pagamento de propina na Petrobras transcende o PT e o PSDB”
Odebrecht, a gigante que ainda passa ilesa pela Operação Lava Jato

A cena de 2012 serve como moldura para a onipresença da Odebrecht, a maior construtora da América Latina, nas grandes parcerias estratégicas do Brasil nos últimos 12 anos. Se foi pioneira no esforço de internacionalização brasileira desde 1979, o conglomerado de Marcelo Odebrecht aproveitou como poucos os anos de brilho internacional e prestígio capitaneado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e continuado, apesar dos problemas, por sua sucessora. De mãos dadas com Lula e suas relações com uma América Latina e na África, Odebrecht amealhou superlativos. Em Cuba, além do porto, entrou no negócio do açúcar, uma deferência para um aliado íntimo, e na reforma de um aeroporto. Na Venezuela, é a maior construtora estrangeira. No Panamá, ganhou o cobiçado projetos de ampliação do aeroporto. Em Angola, toca a hidrelétrica de Laúca, tido como o maior empreendimento em curso na África. A maioria dos projetos contou com financiamento do banco público brasileiro BNDES —só entre 2007 e 2014, o banco brasileiro financiou a exportação de bens e serviços para essas e outras obras no valor total de 8 bilhões de dólares (outra investigada, a Camargo Correa, teve financiados para obras suas no exterior pouco menos de 3 bilhões no período).

Com Lula já fora da presidência, foi a vez de a Odebrecht  apostar no ex-presidente como caixeiro-viajante e interlocutor de luxo. Não causava espanto em Caracas, por exemplo, que o então presidente Hugo Chávez anunciasse na televisão que pagaria milhões em atraso à Odebrecht exatamente um dia antes de Lula discursar em um evento da empresa na capital venezuelana. Na superfície, nada muito diferente do papel feito por ex-mandatários do mundo, de Bill Clinton a Vincent Fox e Tony Blair. O complicador é que não há legislação clara sobre lobby no Brasil, e em meio à intensa polarização política, críticos e oposicionistas defendem que a influência política do petista foi muito mais além do que seria saudável para os trâmites institucionais. Às anedotas e coincidências, se somaram documentos do Itamaraty sobre as viagens de Lula ao exterior já analisados pela imprensa brasileira. Tudo alimentou o desejo do Ministério Público de apurar, em investigação preliminar desde o mês passado, se houve tráfico de influência do petista favorável à Odebrecht.

A prisão preventiva de Marcelo Odebrecht nesta sexta marca uma nova inflexão. "Acreditamos que é significativo que Alexandrino Alencar, o executivo da Odebrecht que acompanhou Lula em algumas viagens internacionais, tenha sido um dos detidos", escreveu a consultoria de risco Eurasia a seus clientes. "Se Lula é implicado, nós tememos que isso possa gerar uma disputa ainda maior entre o PT e a administração Rousseff."

Agora, o alinhamento de Marcelo Odebrecht com a política externa brasileira pode cobrar um preço em termos de imagem. A transferência do integrante frequente das comitivas presidenciais brasileiras para a prisão, por supostamente está vinculado ao maior escândalo brasileiro recente, joga um manto de sombra sobre ela.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_