_
_
_
_
_

O que é possível construir em 15 anos?

Pelo mundo, obras que entraram para a história da engenharia Em São Paulo, menos de 13 quilômetros de metrô

M. R.
A Torre Eiffel, em Paris.
A Torre Eiffel, em Paris.Getty

Se o último prazo prometido para a entrega da última estação da linha 4-Amarela do metrô de São Paulo for cumprido, a linha terá levado quase 15 anos para ficar pronta. No total, são 12,8 quilômetros de extensão e onze estações, que ligam a zona oeste ao centro da cidade. Obras gigantescas, acidentes fatais e casos de corrupção fazem parte da história da construção recente do metrô paulistano. Mas apenas no tempo em que se fará a linha amarela - uma das cinco linhas da cidade - seria possível realizar algumas obras grandiosas da engenharia mundial. Algumas, mais de uma vez.

Três cidades de Brasília

Foto do Congresso Nacional, em Brasília.
Foto do Congresso Nacional, em Brasília.Leonardo Finotti (Oscar Niemeyer )

A capital federal do Brasil começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e levou quatro anos para ser inaugurada, em 21 de abril de 1960. Hoje, sua população chega a quase três milhões de habitantes e a cidade é um marco da arquitetura moderna. Brasília é a sede dos três poderes e abriga 124 embaixadas brasileiras.

Uma ponte do Brooklyn

A ponte do Brooklyn, em Nova York.
A ponte do Brooklyn, em Nova York.Mark Lennihan (AP)

Uma das mais antigas pontes de suspensão dos Estados Unidos, a New York and Brooklyn Bridge foi a primeira ponte suspensa por cabos de aço do mundo e, quando foi inaugurada, em 24 de maio de 1883, era a maior ponte de suspensão do mundo.

Levou 14 anos para ficar pronta.

Quase dois One World Trade Center

Construído no local das Torres Gêmeas, atingidas pelo atentado terrorista em 2011 em Nova York, o novo prédio tem 540 metros de altura, sendo o prédio mais alto dos Estados Unidos.

As obras foram iniciadas em 2006 e concluídas oito anos depois, em 2014.

Sete Torre Eiffel

A Usina Hidrelétrica de Itaipu
A Usina Hidrelétrica de ItaipuKelsen Fernandes (Fotos Públicas)

O símbolo da França levou dois anos para ficar pronto, em 1889. Construída para celebrar o centenário da Revolução Francesa, a torre tem 324 metros de altura.

Duas usinas hidrelétricas de Itaipu

A ponte Rio-Niterói.
A ponte Rio-Niterói.Alexandre Macieira (Riotur)

Uma das maiores produtoras de energia do mundo fica na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Chegou a concorrer pelo posto de uma das sete maravilhas do mundo, mas não ganhou. Seu lago tem uma área de 1.350 quilômetros quadrados e está localizado no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Inaugurada em 1982, levou sete anos para ficar pronta.

Três pontes Rio-Niterói

Oficialmente batizada de Ponte Presidente Costa e Silva, a ponte liga o município de Niterói (RJ) à capital fluminense. Seus 13 quilômetros de extensão recebem cerca de 140.000 veículos por dia. Levou cinco anos para ficar pronta e foi inaugurada em 1974.

Uma casa de Ópera de Sidney

O estádio Primeiro de Maio Rungrado, na Coreia do Norte.
O estádio Primeiro de Maio Rungrado, na Coreia do Norte. Nicor (Wikimedia Commons )

Um dos símbolos da Austrália, a obra é feita de cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes e seis bares. O maior dos auditórios tem capacidade para 2.690 pessoas. Levou 14 anos para ser inaugurada, em 1973.

Sete estádios Primeiro de Maio Rungrado

O maior estádio de futebol do mundo, localizado na Coreia do Norte, tem capacidade para 150.000 espectadores.

Inaugurado em 1989, a obra levou dois anos para ser concluída.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_