_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Obama batalhador

O presidente dos EUA retoma a iniciativa com oposição no Congresso e um calendário limitado

No cenário privilegiado que representa anualmente o discurso do Estado da União, na noite da terça-feira Barack Obama projetou a imagem de um presidente dos EUA que voltou a tomar a iniciativa, disposto a enfrentar os dois anos que restam de mandato como um político que não se limitará ficar esperando a chegada de seu sucessor à Casa Branca. Daí a conseguir, é outra questão.

Mais informações
Piketty, inspirador de debate da desigualdade, aplaude Obama
Obama desafia o Congresso a reduzir as desigualdades nos EUA
Convidado ao Congresso abre outra frente na política cubana
Obama tenta aprovar proposta para aumentar impostos sobre os ricos

Diante de um Congresso nas mãos da oposição republicana, mas respeitoso, como é de costume, Obama tentou afastar-se ao máximo da imagem de pato manco a quem não restaria nada a fazer, e quis falar diretamente —recurso também habitual— às classes médias. “Viramos a página”, anunciou-lhes, referindo-se à recuperação da crise. Os números favoráveis o avalizam: o desemprego está em 5,6% e a economia cresceu 5% no último trimestre de 2014. Mas também é certo que parte dessas mesmas classes médias certamente não vão chegar a ver a melhora refletida pelas estatísticas em sua vida cotidiana. A maré da crise, com uma forte destruição do emprego e perdas de poder aquisitivo em setores deprimidos ou falidos, deixou marcas que vão levar um bom tempo para serem superadas.

Um dos riscos que a sociedade norte-americana enfrenta é o aumento das disparidades entre os que conseguiram escapar da crise e aqueles que, depois sofrerem na pele, não são capazes de pegar o trem da recuperação: aqueles que não conseguem virar a página. Por isso, Obama transformou a palavra “desigualdade” em uma das chaves de seu discurso.

Mas é difícil que esse presidente possa levar adiante medidas como a elevação de impostos para os mais ricos —entre outras coisas, para permitir alívios fiscais para as classes médias—, a alta do salário mínimo e mais facilidades no acesso à educação. O Congresso é abertamente hostil à Casa Branca e o Partido Republicano vive imerso em sua própria campanha pré-eleitoral na qual qualquer concessão a um presidente democrata que tenha batido recordes de impopularidade podem arruinar carreiras políticas ambiciosas.

Obama tem total consciência dessa situação: o que faz ao propor medidas impossíveis de serem assumidas por esse Congresso é fixar já os termos do próximo encontro eleitoral, o de 8 de novembro de 2016, quando os democratas tentarem manter a Casa Branca e recuperar total ou parcialmente o Congresso. Estabelecidas as batalhas econômicas no horizonte, os assuntos internacionais —sobre os quais não há muito a conjecturar— ficaram em um plano muito secundário. Como exemplo, basta saber que a palavra “Iraque” foi pronunciada apenas em duas ocasiões.

Barack Obama viveu nesse discurso seu momento mais reaganiano na presidência. Quer convencer seus concidadãos de que o país mudou decisivamente, que superou a crise e que está por fim no bom caminho. O que muitos norte-americanos esperam é poder confirmar pessoalmente suas palavras.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_