_
_
_
_

Como se faz (e como se remove) uma tatuagem

Entender como as coisas são feitas é sempre muito divertido, ainda mais algo curioso

Lucía González

Os divulgadores da ciência batalham há anos para torná-la mais acessível ou atrativa. No Facebook, a página I fucking love science, de Elise Andrews, tem mais de 18 milhões de seguidores. A conta de meio de comunicação mais seguida no Twitter na Espanha, por exemplo, é a da revista científica @muy_interesante. No EL PAÍS, a equipe de Matéria explica a todos os públicos temas que estão fazendo sucesso nas redes sociais, como as chaves para entender o autismo. No YouTube, o canal Manual do Mundo ensina a fazer experiências divertidas usando conceitos científicos.

Além de ler sobre esses assuntos, os leitores gostam de compartilhá-los. Em 2010, uma análise de Jonah Berger (autor do livro Contagioso, sobre a viralização das ideias) e Katherine A. Milkman sobre as notícias do The New York Times mais enviadas por e-mail concluiu que os leitores tendem a compartilhar os conteúdos mais surpreendentes (especialmente de caráter positivo), a maioria sobre ciência e saúde.

O maior êxito de Destin Sandlin – o engenheiro por trás do canal Smarter Every Day no YouTube – até agora é o vídeo que mostra em câmara lenta e muito, muito, muito de perto como se faz uma tatuagem.

Embora não se trate do único vídeo de tatuagem em câmera lenta com milhões de visitas, a gravação do Smarter Every Day foi comentada em muitíssimos meios online e já acumula mais de 17 milhões de reproduções. A parte que mais deu o que falar nas redes sociais era precisamente a que explicava visualmente por que as tatuagens doem: mostra o que acontece quando as agulhas fazem seu trabalho, com luzes e lentes especiais para gravar o processo a 1.500 e 3.200 quadros por segundo. É o que se vê a partir do minuto 3’10:

Este youtuber, especializado em explicar cientificamente todo tipo de curiosidades e com mais de 2,1 milhões de assinantes em seu canal, voltou ao tema das tatuagens, desta vez para explicar como são removidas a laser. No vídeo (em inglês), conversa com um cirurgião plástico e explica o processo para eliminá-la:

- Um feixe de agulhas deposita a tinta: algumas partículas são maiores e outras menores.

Drd53

- Desde o primeiro momento o organismo reage e os glóbulos brancos travam sua batalha: mas só conseguem eliminar as partículas menores (a comparação que utilizam é que seria como tentar morder um elefante). Essa é a razão pela qual as tatuagens são permanentes e vão perdendo cor com o tempo.

Videogif

- O laser quebra as partículas maiores, deixando-as menores para que os glóbulos brancos sejam capazes eliminá-las. A partir daí, o corpo se desfaz delas através do sistema linfático.

Drdbi

O laser em ação, a partir do minuto 6’47:

Este vídeo explica por que as tatuagens são permanentes:

Yeah

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_