_
_
_
_

Revista diz que doleiro acusa Dilma e Lula por corrupção na Petrobras

Segundo a Veja, Alberto Youssef afirmou que os petistas sabiam de esquema ilegal O defensor do suspeito diz desconhecer depoimento

Dilma e Lula durante a campanha em São Paulo no dia 20.
Dilma e Lula durante a campanha em São Paulo no dia 20.NELSON ALMEIDA (AFP)

Publicação desta sexta-feira na revista Veja mostra que o doleiro Alberto Youssef, um dos acusados de liderar o esquema de corrupção na Petrobras, disse que tanto o ex-presidente Lula da Silva quanto a atual mandatária Dilma Rousseff (ambos do PT) conheciam as irregularidades na maior companhia brasileira. Conforme a revista, em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público na terça-feira passada, em Curitiba, o doleiro disse que os dois petistas “sabiam de tudo”.

Mais informações
Duas novas pesquisas dão a vitória a Dilma contra Aécio
Economia em marcha lenta é o calcanhar de Aquiles de Dilma
O questionável legado da educação de Aécio em Minas Gerais
“Troquei meu sagrado happy hour pelo Aécio Neves”
RUFFATO | A tirania do pensamento único

Em entrevista ao jornal O Globo, um dos advogados de Youssef, Antonio Figueiredo Basto, afirmou estar surpreso com a revelação da revista. Ele confirmou que o doleiro prestou depoimento nesta semana, mas afirmou que nunca ouviu seu cliente atribuir qualquer responsabilidade a Lula e Dilma. “Conversei com todos da minha equipe e nenhum fala isso. Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação”.

Conhecida por tecer críticas ao PT, a Veja antecipou sua publicação. Ao invés de circular no sábado, como de costume, chegou às bancas na sexta-feira, antevéspera da eleição e dia em que ocorre o último debate entre os presidenciáveis.

Youssef foi preso em março junto com outro suposto líder do esquema, o engenheiro Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Eles são acusados de desviar cerca de 10 bilhões de reais da petroleira entre 2004 e 2012 (durante as gestões Lula e Dilma). Parte desse recurso seria usado para pagar políticos por apoio ao Governo.

Após a publicação da reportagem, Dilma usou pouco mais de três de seus dez minutos da campanha na propaganda eleitoral na TV para dizer que a Veja faz "terrorismo eleitoral" na tentativa de influenciar no resultado do pleito no próximo domingo. "Não posso me calar frente a esse ato de terrorismo eleitoral articulado pela revista Veja e seus parceiros ocultos", afirmou. Ela disse ainda que não compactua com corrupção e que irá processar a publicação da Editora Abril.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_