_
_
_
_
_

Segundo teste do ebola em africano no Brasil dá negativo

Com a segunda confirmação, caso suspeito, que esteve no Paraná, é descartado, segundo ministro da Saúde, Arthur Chioro

Marina Rossi
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, em entrevista em Brasília.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, em entrevista em Brasília.EVARISTO SA (AFP)

O segundo teste feito com o africano vindo da Guiné, suspeito de ter contraído o vírus do ebola, deu negativo. A suspeita foi levantada na sexta-feira da semana passada quando os primeiros exames começaram a ser feitos. No sábado, o primeiro teste resultou negativo. O segundo exame foi feito com o resultado apresentado nesta segunda em uma coletiva de imprensa também deu negativo. Com isso, o caso suspeito é considerado descartado, segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Mais informações
O vírus letal da xenofobia, por Eliane Brum
Exame do primeiro caso de suspeita de ebola no Brasil dá negativo
Suspeito de ebola não teve contato com doentes na Guiné, diz ministro

Chioro anunciou que o Ministério da Saúde começará a trabalhar em parceria com o Ministério do Turismo para orientar turistas brasileiros e estrangeiros. “Faremos um material básico para orientar as pessoas”, disse. “A nossa principal arma neste momento é manter as pessoas bem informadas, principalmente para que a gente não tenha preconceito por desinformação”.

De acordo com o ministro, existem hoje 59 brasileiros nos três países contagiados pelo ebola: 32 na Guiné, 25 na Libéria e dois em Serra Leoa, entre embaixadores, trabalhadores e médicos missionários. Segundo Chioro, há um contato semanal entre o governo e a maioria dessas pessoas para um controle. “Todas as semanas temos uma reunião com o Ministério das Relações Exteriores e os grupos que estão nesses países – médicos sem fronteiras, trabalhadores, embaixadores - para fazermos um monitoramento”, disse. “Além disso, o nosso fluxo desses países com o Brasil e do Brasil com esses países é muito pequeno, o que diminui os riscos”.

O africano saiu de Guiné no dia 18 de setembro e passou pelo Marrocos antes de chegar ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. De lá, ele viajou para Cascavel, no Paraná, chegando no dia 19 de setembro. O homem de 47 anos se apresentou a uma unidade de Saúde em Cascavel na quinta-feira dia 9, afirmando estar com tosse, dor de garganta e febre desde a quarta-feira dia 8. Na sexta-feira, ele foi transferido para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, para que ele fosse isolado e realizassem testes e um monitoramento.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_