_
_
_
_
_

Os mais ricos dos EUA têm uma fortuna igual à economia do Brasil

Gates e Buffett encabeçam a lista da Forbes, que inclui 11 pessoas com menos de 40 anos

Mark Zuckerberg, fundador de Facebook.
Mark Zuckerberg, fundador de Facebook.Alex Washburn (AP)

As grandes fortunas dos Estados Unidos continuam acumulando riqueza. A tal ponto que os 400 integrantes da lista anual de multimilionários publicada há três décadas pela revista Forbes têm um patrimônio que se aproxima do produto interno bruto do Brasil, uma das cinco grandes economias emergentes e que se nutre da atividade gerada por seus 200 milhões de habitantes.

Bill Gates continua no topo, com uma riqueza pessoal avaliada em 81 bilhões de dólares (cerca de 195 bilhões de reais). O fundador da Microsoft está à frente em 21 edições consecutivas. Em seguida está seu amigo investidor Warren Buffett, com 67 bilhões (cerca de 161 bilhões de reais). Larry Ellison, que acaba de deixar a presidência executiva da Oracle, é o terceiro, com um patrimônio de 50 bilhões (120 bilhões de reais).

A fortuna somada dos 400 mais ricos é de 2,29 trilhões de dólares (cerca de 5,5 trilhões de reais), 10% a mais do que em 2013. Como destacam os editores da Forbes, esse aumento da riqueza torna cada vez mais difícil entrar para o clube. Para isso, seria preciso ter pelo menos 1,55 bilhão (3,72 bilhões de reais). Se o nível do ano passado tivesse se mantido, a lista deveria aumentar em 513 membros.

Mais informações
O criador do GoPro: O homem que gravou o risco
Zuckerberg: “O WhatsApp já vale mais do que pagamos”
Beyoncé pode com Oprah e mais

O maior aumento foi de Mark Zuckerberg, graças à alta das ações do Facebook. O fundador da rede social dobrou sua fortuna em um ano, chegando a 34 bilhões (81,6 bilhões de reais). Isso lhe permite estar agora em 11º da lista. Em porcentagem, o maior aumento — de 200% — foi de Nick Woodman, com 3,7 bilhões (8,88 bilhões de reais) depois da abertura de capital da GoPro.

A quarta parte dos membros da Forbes 400 viram sua fortuna pessoal crescer. A renda média é de 5,7 bilhões (13,68 bilhões de reais). Há caras novas, como a de Elizabeth Holmes. Com 30 anos, a fundadora de Theranos é a mulher mais jovem da lista. Seu patrimônio ronda os 9 bilhões (21,6 bilhões de reais). Há onze norte-americanos com menos de 40 anos que são multimilionários.

Dustin Moskovitz, outro dos criadores do Facebook, aparece de novo entre os juniores. Outro novo entrante jovem e relacionado ao Facebook é Jan Koum, o criador do WhatsApp. Travis Kalanick, do Uber, também estreia. Eles todos compartilham a lista com velhos conhecidos como Sean Parker e Jack Dorsey. O que ficou de fora por pouco foi Evan Spiegel, da Snapchat.

Entre as mulheres, a mais rica é Christy Walton. A viúva de um dos herdeiros da rede comercial Walmart é a sexta fortuna de EUA, com 38 bilhões (91,2 bilhões de reais). Em seguida, Alice Walton em nono lugar, com 34,9 bilhões (83,79 bilhões de reais). Jacqueline Mars é a terceira mais forte na maior economia do mundo. Há 47 mulheres entre os 400 multimilionários.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_