Seleccione Edição
Login

Aravena em oito projetos-chave

Casa social, soluções urbanas e emblemas institucionais

  • Centro de Inovação. Santiago, 2013. A trajetória de Alejandro Aravena e de seu estúdio Elemental está marcada por edifícios incrementais feitos com baixo orçamento, eficácia na construção e possibilidade de crescimento posterior, soluções urbanísticas inovadoras e emblemas (edifícios universitários) que combinam valor representacional com eficiência energética. O Centro de Inovação Anacleto Angelini na Universidade Católica de Santiago é um exemplo do último grupo.
    1Centro de Inovação. Santiago, 2013. A trajetória de Alejandro Aravena e de seu estúdio Elemental está marcada por edifícios incrementais feitos com baixo orçamento, eficácia na construção e possibilidade de crescimento posterior, soluções urbanísticas inovadoras e emblemas (edifícios universitários) que combinam valor representacional com eficiência energética. O Centro de Inovação Anacleto Angelini na Universidade Católica de Santiago é um exemplo do último grupo.
  • Mirante Las Cruces, Jalisco (México), 2009. Uma estrada de 117 quilômetros projetada por nove arquitetos tem este volume de concreto em um lugar elevado que emoldura a paisagem, protege o peregrino e resiste ao vandalismo.
    2Mirante Las Cruces, Jalisco (México), 2009. Uma estrada de 117 quilômetros projetada por nove arquitetos tem este volume de concreto em um lugar elevado que emoldura a paisagem, protege o peregrino e resiste ao vandalismo.
  • Campus de Novartis, Xangai, em construção. O Campus para a empresa suíça que está sendo terminado em Xangai é o mais recente exemplo deste tipo de edifício emblemático, eficiente em energia.
    3Campus de Novartis, Xangai, em construção. O Campus para a empresa suíça que está sendo terminado em Xangai é o mais recente exemplo deste tipo de edifício emblemático, eficiente em energia.
  • Reconstrução da orla marítima de Constitución, Chile (2014). Em 2010, a cidade de Constitución resistiu bem a um terremoto de 8,8 graus e mal ao posterior tsunami. Elemental consultou os moradores e propôs recuperar o espaço público para proteger a cidade de futuros terremotos. Em vez de resistir com muros, dissipar a energia através da fricção de novos parques públicos.
    4Reconstrução da orla marítima de Constitución, Chile (2014). Em 2010, a cidade de Constitución resistiu bem a um terremoto de 8,8 graus e mal ao posterior tsunami. Elemental consultou os moradores e propôs recuperar o espaço público para proteger a cidade de futuros terremotos. Em vez de resistir com muros, dissipar a energia através da fricção de novos parques públicos.
  • Casas incrementais Quinta Monroy, Iquique (Chile), 2004. A ideia é entregar não uma casa social acabada, mas metade dela para que os proprietários possam continuar construindo – quando tiverem necessidade eou dinheiro e para que a casa possa continuar aumentando de valor. Isso foi o que Elemental chamou de casa incremental. Quinta de Monroy é um dos primeiros exemplos.
    5Casas incrementais Quinta Monroy, Iquique (Chile), 2004. A ideia é entregar não uma casa social acabada, mas metade dela para que os proprietários possam continuar construindo – quando tiverem necessidade e/ou dinheiro e para que a casa possa continuar aumentando de valor. Isso foi o que Elemental chamou de casa incremental. Quinta de Monroy é um dos primeiros exemplos.
  • Casas incrementais. Villa Verde, 2013. Um dos mais recentes exemplos com outro tipo de volume e solução. Parte de 25 metros quadrados habitáveis e é possível chegar a construir 72m. A Elemental construiu este tipo de casa social em muitas cidades no Chile e em Monterrey (México).
    6Casas incrementais. Villa Verde, 2013. Um dos mais recentes exemplos com outro tipo de volume e solução. Parte de 25 metros quadrados habitáveis e é possível chegar a construir 72m. A Elemental construiu este tipo de casa social em muitas cidades no Chile e em Monterrey (México).
  • Torres Siamesas. Santiago, 2005. Na mesma categoria de edifícios institucionais, as Torres Siamesas da Universidade Católica do Chile se afastaram da clássica torre de vidro (curtain wall) com uma fachada interior que converte o espaço entre as duas em isolante energético.
    7Torres Siamesas. Santiago, 2005. Na mesma categoria de edifícios institucionais, as Torres Siamesas da Universidade Católica do Chile se afastaram da clássica torre de vidro (curtain wall) com uma fachada interior que converte o espaço entre as duas em isolante energético.
  • Residência Estudantil da Universidade St. Edward’s (Austin, Texas). Também esta residência em Austin (Texas) apostou por ampliar o perímetro do edifício para obter mais luz e mais vista.
    8Residência Estudantil da Universidade St. Edward’s (Austin, Texas). Também esta residência em Austin (Texas) apostou por ampliar o perímetro do edifício para obter mais luz e mais vista.