Seleccione Edição
Login
11 fotos

Os 10 mais ricos da história, segundo a ‘Time’

De César Augusto, passando por Mansa Musa, o maior produtor de ouro do mundo no século XIV, até Bill Gates, a fortuna mais importante nos dias de hoje

  • O imperador mongol Genghis Khan (1162-1227), um guerreiro e conquistador que unificou as tribos nômades do norte da Ásia, é a décima personagem mais rica da História, segundo uma classificação elaborada pela revista Time’. Para fazer o levantamento, a publicação entrevistou historiadores e economistas.
    110. Genghis Khan (1162-1227) O imperador mongol Genghis Khan (1162-1227), um guerreiro e conquistador que unificou as tribos nômades do norte da Ásia, é a décima personagem mais rica da História, segundo uma classificação elaborada pela revista Time’. Para fazer o levantamento, a publicação entrevistou historiadores e economistas. Corbis
  • O norte-americano Bill Gates, presidente da Microsoft e copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, é na atualidade o homem vivo mais rico do mundo e a nona fortuna da história, com um patrimônio equivalente a 274 bilhões de reais.
    29. Bill Gates (1955 - ) O norte-americano Bill Gates, presidente da Microsoft e copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, é na atualidade o homem vivo mais rico do mundo e a nona fortuna da história, com um patrimônio equivalente a 274 bilhões de reais.
  • Alan Rufus, primeiro senhorio do enclave de Richmond, foi sobrinho e companheiro de armas de Guilherme, o Conquistador, durante a conquista normanda da Inglaterra, quando Guilherme se tornou rei. Sua riqueza chegava a 7% do PIB mundial. Calcula-se que possuía uma fortuna equivalente a 677 bilhões de reais.
    38. Alan Rufus (1040 - 1093) Alan Rufus, primeiro senhorio do enclave de Richmond, foi sobrinho e companheiro de armas de Guilherme, o Conquistador, durante a conquista normanda da Inglaterra, quando Guilherme se tornou rei. Sua riqueza chegava a 7% do PIB mundial. Calcula-se que possuía uma fortuna equivalente a 677 bilhões de reais. Corbis
  • O norte-americano John D. Rockefeller fundou e presidiu a Standard Oil, uma gigantesca companhia que chegou a controlar mais de 90% do petróleo nos EUA. Segundo seu obituário, a fortuna de Rockefeller estava avaliada em mais de 5,7 bilhões de reais em 1918. Com a atualização para 2014, o empresário e filantropo teria hoje 1,2 trilhão de reais.
    47. John D. Rockefeller (1839 - 1937) O norte-americano John D. Rockefeller fundou e presidiu a Standard Oil, uma gigantesca companhia que chegou a controlar mais de 90% do petróleo nos EUA. Segundo seu obituário, a fortuna de Rockefeller estava avaliada em mais de 5,7 bilhões de reais em 1918. Com a atualização para 2014, o empresário e filantropo teria hoje 1,2 trilhão de reais.
  • Um magnata do aço, o norte-americano Andrew Carnegie aparece como o sexto homem mais rico de todos os tempos. Sua empresa era em 1890 a maior e mais rentável do mundo. Em 1901, ele a vendeu a J.P. Morgan pelo equivalente a 1,68 bilhão de reais, que corresponderia a 2,1% do PIB dos EUA. Comparada com nossa época, sua fortuna chegaria a 1,3 trilhão de reais. Com o dinheiro ganho, Carnegie se dedicou à filantropia.
    56. Andrew Carnegie (1835 -1919) Um magnata do aço, o norte-americano Andrew Carnegie aparece como o sexto homem mais rico de todos os tempos. Sua empresa era em 1890 a maior e mais rentável do mundo. Em 1901, ele a vendeu a J.P. Morgan pelo equivalente a 1,68 bilhão de reais, que corresponderia a 2,1% do PIB dos EUA. Comparada com nossa época, sua fortuna chegaria a 1,3 trilhão de reais. Com o dinheiro ganho, Carnegie se dedicou à filantropia. AP
  • Josef Stalin é o dirigente comunista que teve durante três décadas o controle absoluto da URSS, uma nação que na época de sua morte detinha 9,6% do PIB mundial. Em um período em que o mundo estava dividido em dois, Stalin era o líder de um dos blocos.
    65. Josef Stalin (1878 - 1953) Josef Stalin é o dirigente comunista que teve durante três décadas o controle absoluto da URSS, uma nação que na época de sua morte detinha 9,6% do PIB mundial. Em um período em que o mundo estava dividido em dois, Stalin era o líder de um dos blocos.
  • Akbar, considerado o mais importante imperador mongol, governou um território, entre 1556 e 1605, que gerava um quarto da produção mundial. Era analfabeto, mas amava o conhecimento. Ordenou a transcrição de numerosos textos científicos do sânscrito para o persa.
    74. Akbar I (1542 - 1605) Akbar, considerado o mais importante imperador mongol, governou um território, entre 1556 e 1605, que gerava um quarto da produção mundial. Era analfabeto, mas amava o conhecimento. Ordenou a transcrição de numerosos textos científicos do sânscrito para o persa.
  • O imperador Shenzong (1048-1085) foi o sexto imperador da dinastia Song na China, que nesse momento era um dos impérios mais poderosos de seu tempo, em termos econômicos. Movimentava entre 25% e 30% da produção mundial.
    83. Song Shenzong (1048-1085) O imperador Shenzong (1048-1085) foi o sexto imperador da dinastia Song na China, que nesse momento era um dos impérios mais poderosos de seu tempo, em termos econômicos. Movimentava entre 25% e 30% da produção mundial. Album
  • César Augusto, primeiro imperador do Império Romano, governou desde o ano 27 a. C até sua morte. Se sua fortuna chegasse a nossos dias, teria um valor que superaria o equivalente a 16 trilhões de reais.
    92. César Augusto (63 a.C. - 14 d.C.) César Augusto, primeiro imperador do Império Romano, governou desde o ano 27 a. C até sua morte. Se sua fortuna chegasse a nossos dias, teria um valor que superaria o equivalente a 16 trilhões de reais. Getty images
  • Mansa Musa, imperador do Mali, é considerado o homem mais rico da História se o seu patrimônio for atualizado pela inflação. Na sua época, foi o maior produtor de ouro do mundo.
    101. Mansa Munsa (1280-1337) Mansa Musa, imperador do Mali, é considerado o homem mais rico da História se o seu patrimônio for atualizado pela inflação. Na sua época, foi o maior produtor de ouro do mundo. Erich Lessing