Seleccione Edição
Login

10 superdestinos para 2015

Da exótica Etiópia ao Cacéres gastronômico, lugares para viajar no ano que vem

  • Os Andes deixam todo aventureiro com vontade de conhecer pelo menos uma vez na vida suas soberbas paisagens, como o Salar de Uyuni (Bolívia), o vulcão Cotopaxi (Equador) ou o deserto do Atacama (na foto, a lagoa de Miscanti), no Chile. Nesse último país será inaugurado, além do mais, uma proposta viajante original: o trem a vapor do rio Maule, entre Talca e Constitución.
    1Os Andes deixam todo aventureiro com vontade de conhecer pelo menos uma vez na vida suas soberbas paisagens, como o Salar de Uyuni (Bolívia), o vulcão Cotopaxi (Equador) ou o deserto do Atacama (na foto, a lagoa de Miscanti), no Chile. Nesse último país será inaugurado, além do mais, uma proposta viajante original: o trem a vapor do rio Maule, entre Talca e Constitución.
  • “A vida não pode ser muito melhor do que isso”, dizia o escritor Bill Bryson sobre a Austrália, um fotogênico país com uma rocha vermelha, o monte Uluru (na foto), como coração. A Austrália e as ilhas do Pacífico Sul são destinos em alta. E a nova aliança entre a Air New Zealand e a Singapore Airlines se traduzirá em mais voos para visitar lugares exóticos como Fiji, Kiribati ou Tonga, que se uniram em sua promoção turística sob o lema “Os últimos refúgios a descobrir”.
    2“A vida não pode ser muito melhor do que isso”, dizia o escritor Bill Bryson sobre a Austrália, um fotogênico país com uma rocha vermelha, o monte Uluru (na foto), como coração. A Austrália e as ilhas do Pacífico Sul são destinos em alta. E a nova aliança entre a Air New Zealand e a Singapore Airlines se traduzirá em mais voos para visitar lugares exóticos como Fiji, Kiribati ou Tonga, que se uniram em sua promoção turística sob o lema “Os últimos refúgios a descobrir”.
  • É possível medir a felicidade? No Butão dizem que sim, existe até um ministério, a Comissão Nacional para a Felicidade Bruta, que cuida dela. Segundo um estudo do buscador Skyscanner, no último ano as reservas de voos para esse país do Himalaia aumentaram em 40%, com monastérios budistas construídos em penhascos como o Taktsang Dzong, o Ninho do Tigre (na foto).
    3É possível medir a felicidade? No Butão dizem que sim, existe até um ministério, a Comissão Nacional para a Felicidade Bruta, que cuida dela. Segundo um estudo do buscador Skyscanner, no último ano as reservas de voos para esse país do Himalaia aumentaram em 40%, com monastérios budistas construídos em penhascos como o Taktsang Dzong, o Ninho do Tigre (na foto).
  • Do lago de lava do vulcão Erta Alé ao abismo de Geech nos montes Simien. Das igrejas secretas de Lalibela às tribos pintadas do vale do rio Omo (na imagem). O Axum, onde a tradição diz que está a Arca da Aliança. Poucos lugares concentram tanta magia como a Etiópia, um dos países mais singulares da África. Um destino para 2015.
    4Do lago de lava do vulcão Erta Alé ao abismo de Geech nos montes Simien. Das igrejas secretas de Lalibela às tribos pintadas do vale do rio Omo (na imagem). O Axum, onde a tradição diz que está a Arca da Aliança. Poucos lugares concentram tanta magia como a Etiópia, um dos países mais singulares da África. Um destino para 2015.
  • Em 20 de março de 2015, durante 2 minutos e 47 segundos, a Lua cobrirá completamente o disco solar nas ilhas Faroe, o melhor lugar do mundo para ver o fenômeno. Várias agências como a Arctic Adventure ou a Tuareg programaram viagens para esse desconhecido arquipélago dinamarquês de 50.000 habitantes entre a Escócia e a Islândia para presenciá-lo e aproveitar a selvagem natureza nórdica. Na foto, a localidade de Sumba, na ilha de Suduroy.
    5Em 20 de março de 2015, durante 2 minutos e 47 segundos, a Lua cobrirá completamente o disco solar nas ilhas Faroe, o melhor lugar do mundo para ver o fenômeno. Várias agências como a Arctic Adventure ou a Tuareg programaram viagens para esse desconhecido arquipélago dinamarquês de 50.000 habitantes entre a Escócia e a Islândia para presenciá-lo e aproveitar a selvagem natureza nórdica. Na foto, a localidade de Sumba, na ilha de Suduroy.
  • Presunto ibérico dos pastos, tortas do Casar, queijo dos Ibores, azeite de Gata-Hurdes, pimentão de Vera, cerejas do Jerte, mel das Villuercas-Ibores, vinhos da Ribera del Guadiana. Oito denominações de origem que ajudaram Cáceres a ser eleita a capital espanhola da gastronomia em 2015.
    6Presunto ibérico dos pastos, tortas do Casar, queijo dos Ibores, azeite de Gata-Hurdes, pimentão de Vera, cerejas do Jerte, mel das Villuercas-Ibores, vinhos da Ribera del Guadiana. Oito denominações de origem que ajudaram Cáceres a ser eleita a capital espanhola da gastronomia em 2015.
  • Um acordo entra a Prefeitura de Málaga e o Museu Estatal Russo de São Petersburgo transformará o antigo edifício da Tabacaria na segunda sede da pinacoteca russa, centrada nas obras do século XIX e no realismo soviético. A inauguração está prevista para a primavera de 2015 (no hemisfério norte), coincidindo com a abertura do Museu Pompidou de Málaga, a primeira sucursal fora da França do centro parisiense. Inciativas que somam-se ao Museu Picasso (na foto), um elegante edifício do arquiteto nova-iorquino Richard Gluckman.
    7Um acordo entra a Prefeitura de Málaga e o Museu Estatal Russo de São Petersburgo transformará o antigo edifício da Tabacaria na segunda sede da pinacoteca russa, centrada nas obras do século XIX e no realismo soviético. A inauguração está prevista para a primavera de 2015 (no hemisfério norte), coincidindo com a abertura do Museu Pompidou de Málaga, a primeira sucursal fora da França do centro parisiense. Inciativas que somam-se ao Museu Picasso (na foto), um elegante edifício do arquiteto nova-iorquino Richard Gluckman.
  • Ávila será o epicentro das comemorações do 5º centenário do nascimento de Teresa de Jesús, que também acontecerão em outras cidades vinculadas à genial poeta mística: Alba de Tormes, Burgos, Medina del Campo, Salamanca, Segovia, Soria, Palencia e Valladolid.
    8Ávila será o epicentro das comemorações do 5º centenário do nascimento de Teresa de Jesús, que também acontecerão em outras cidades vinculadas à genial poeta mística: Alba de Tormes, Burgos, Medina del Campo, Salamanca, Segovia, Soria, Palencia e Valladolid.
  • Ao sucesso de ‘Guerra dos Tronos’, que filma parte de sua quinta temporada no Real Alcázar de Sevilha, somam-se o novo aquário do cais das Delícias, com mais de 10.000 exemplares de 400 espécies marinhas. Na foto, jardins e galeria do Grutesco, do século XVII, nesse monumental recinto sevilhano.
    9Ao sucesso de ‘Guerra dos Tronos’, que filma parte de sua quinta temporada no Real Alcázar de Sevilha, somam-se o novo aquário do cais das Delícias, com mais de 10.000 exemplares de 400 espécies marinhas. Na foto, jardins e galeria do Grutesco, do século XVII, nesse monumental recinto sevilhano.
  • O Museu do Disseny de Barcelona (na foto) mudou do palácio de Pedralbes para sua nova sede no edifício Disseny Hub, do escritório de arquitetura MBM. No começo de 2015, o novo Museu de Cultura do Món (MCM) será aberto, com 30.000 objetos de arte tribal do Museu Etnológico de Barcelona e a Fundação Folch.
    10O Museu do Disseny de Barcelona (na foto) mudou do palácio de Pedralbes para sua nova sede no edifício Disseny Hub, do escritório de arquitetura MBM. No começo de 2015, o novo Museu de Cultura do Món (MCM) será aberto, com 30.000 objetos de arte tribal do Museu Etnológico de Barcelona e a Fundação Folch.