Seleccione Edição
Login

39 anos de um reinado

O rei Juan Carlos decidiu por fim a 39 anos de reinado e ceder o trono da Espanha ao filho, o Príncipe de Astúrias

  • O rei Juan Carlos entrega o documento de sua abdicação ao presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.
    1O rei Juan Carlos entrega o documento de sua abdicação ao presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy. EFE
  • O Rey Don Juan Carlos assina o documento de seu abdicación.
    2O Rey Don Juan Carlos assina o documento de seu abdicación. EFE
  • O rei Juan Carlos de muletas, momentos antes do almoço de gala oferecido no Palácio Real de Madri a Dilma Roussef durante visita oficial da presidenta à Espanha.
    3O rei Juan Carlos de muletas, momentos antes do almoço de gala oferecido no Palácio Real de Madri a Dilma Roussef durante visita oficial da presidenta à Espanha. EFE/Ballesteros
  • O rei Juan Carlos chegada à clínica Quirón, de Madri, para se submeter à sua sexta intervenção cirúrgica em dois anos, em 21 de novembro de 2013.
    4O rei Juan Carlos chegada à clínica Quirón, de Madri, para se submeter à sua sexta intervenção cirúrgica em dois anos, em 21 de novembro de 2013.
  • O rei Juan Carlos deixa a clínica San José, de Madri, em 18 de abril de 2012, onde recebeu o implante de uma prótese de quadril após sofrer um acidente durante um safári em Botsuana. O Rei, depois de ter alta hospitalar, pediu perdão publicamente por sua decisão de ir a Botsuana caçar elefantes.
    5O rei Juan Carlos deixa a clínica San José, de Madri, em 18 de abril de 2012, onde recebeu o implante de uma prótese de quadril após sofrer um acidente durante um safári em Botsuana. O Rei, depois de ter alta hospitalar, pediu perdão publicamente por sua decisão de ir a Botsuana caçar elefantes. EFE/Paco Campos
  • O rei Juan Carlos passeia com o ex-presidente do Governo espanhol Adolfo Suárez, doente de Alzheimer, nos jardins de sua casa durante a visita em que o Rei e a Rainha lhe entregaram o Toisón de Oro. A fotografia, difundida pela família, recebeu o prêmio Ortega y Gasset de Jornalismo em 2008.
    6O rei Juan Carlos passeia com o ex-presidente do Governo espanhol Adolfo Suárez, doente de Alzheimer, nos jardins de sua casa durante a visita em que o Rei e a Rainha lhe entregaram o Toisón de Oro. A fotografia, difundida pela família, recebeu o prêmio Ortega y Gasset de Jornalismo em 2008.
  • O rei Juan Carlos interrompe o ex-presidente de Venezuela, Hugo Chávez, com a frase "Por que você não se cala?", na presença do ex-chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e do ex-ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, durante a conclusão da Cúpula Ibero-Americana celebrada em Santiago de Chile em 2007.
    7O rei Juan Carlos interrompe o ex-presidente de Venezuela, Hugo Chávez, com a frase "Por que você não se cala?", na presença do ex-chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e do ex-ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, durante a conclusão da Cúpula Ibero-Americana celebrada em Santiago de Chile em 2007. EFE
  • O ex-presidente dos EUA, George W. Bush, com o rei Juan Carlos, no rancho do antigo mandatário norte-americano em Crawford (Texas), durante uma visita privada do Rei e da Rainha da Espanha em 24 de novembro de 2004.
    8O ex-presidente dos EUA, George W. Bush, com o rei Juan Carlos, no rancho do antigo mandatário norte-americano em Crawford (Texas), durante uma visita privada do Rei e da Rainha da Espanha em 24 de novembro de 2004. REUTERS/Jason Reed
  • O rei Juan Carlos dialoga com o colombiano Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de literatura, na casa de Hóspedes Ilustres, em Cartagena de Índias (Colômbia), em 18 de novembro de 2004.
    9O rei Juan Carlos dialoga com o colombiano Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de literatura, na casa de Hóspedes Ilustres, em Cartagena de Índias (Colômbia), em 18 de novembro de 2004. Efe
  • A família Real espanhola – Juan Carlos, Sofía, o príncipe Felipe, a infanta Elena e a infanta Cristina –, os ministros Claudio Aranzadi (o quarto a partir da direita na fila superior), Jordi Solé Tura (o segundo a partir da direita na fila superior) e o presidente da Generalitat de Cataluña, Jordi Pujol (sentado à direita, na mesma fila que os reis). Todos celebram, entusiasmados, a seleção espanhola de polo aquática na final contra a Itália em 9 de agosto de 1992.
    10A família Real espanhola – Juan Carlos, Sofía, o príncipe Felipe, a infanta Elena e a infanta Cristina –, os ministros Claudio Aranzadi (o quarto a partir da direita na fila superior), Jordi Solé Tura (o segundo a partir da direita na fila superior) e o presidente da Generalitat de Cataluña, Jordi Pujol (sentado à direita, na mesma fila que os reis). Todos celebram, entusiasmados, a seleção espanhola de polo aquática na final contra a Itália em 9 de agosto de 1992. Efe
  • Visita dos reis da Espanha aos Estados Unidos em 23 de fevereiro de 2000. Na foto, o presidente Bill Clinton e o rei Juan Carlos I escutam os hinos de ambos países após a chegada dos monarcas à Casa Branca, em Washington.
    11Visita dos reis da Espanha aos Estados Unidos em 23 de fevereiro de 2000. Na foto, o presidente Bill Clinton e o rei Juan Carlos I escutam os hinos de ambos países após a chegada dos monarcas à Casa Branca, em Washington. Ap
  • O ex-presidente dos Estados Unidos, George Bush, o rei Juan Carlos I e o ex-presidente da antiga União Soviética, Mijail Gorbachov, na 'Conferência de Paz em Oriente Próximo', celebrada em Madrid em 30 de outubro de 1991.
    12O ex-presidente dos Estados Unidos, George Bush, o rei Juan Carlos I e o ex-presidente da antiga União Soviética, Mijail Gorbachov, na 'Conferência de Paz em Oriente Próximo', celebrada em Madrid em 30 de outubro de 1991.
  • Imagem de TELEVISIÓN que mostra o rei Juan Carlos e a rainha Sofía chorando durante os funerais de dom Juan de Borbón no mosteiro de El Escorial em 1 de abril de 1993.
    13Imagem de TELEVISIÓN que mostra o rei Juan Carlos e a rainha Sofía chorando durante os funerais de dom Juan de Borbón no mosteiro de El Escorial em 1 de abril de 1993.
  • O rei Juan Carlos e o presidente de Cuba Fidel Castro brindam vestindo trajes e chapéus especiais após serem nomeados membros da Irmandade dos Produtores de Vinho de Porto, junto a outros presentes na VII Conferência Ibero-Americana.
    14O rei Juan Carlos e o presidente de Cuba Fidel Castro brindam vestindo trajes e chapéus especiais após serem nomeados membros da Irmandade dos Produtores de Vinho de Porto, junto a outros presentes na VII Conferência Ibero-Americana. AP Photo/Jerome Delay
  • O presidente italiano Sandro Pertini é efusivamente cumprimentado pelo rei Juan Carlos depois da vitória da seleção de futebol da Itália. O país venceu a Alemanha no final da Copa do Mundo de 1982 na Espanha.
    15O presidente italiano Sandro Pertini é efusivamente cumprimentado pelo rei Juan Carlos depois da vitória da seleção de futebol da Itália. O país venceu a Alemanha no final da Copa do Mundo de 1982 na Espanha.
  • O presidente do Governo, Felipe González, é aplaudido pela Família Real – o rei Juan Carlos, a rainha Sofía, o príncipe Felipe e a infanta Cristina – depois de ler seu discurso na Cúpula Europeia de Madri, durante a conclusão da Presidência Espanhola da União Europeia, em 15 de dezembro de 1995.
    16O presidente do Governo, Felipe González, é aplaudido pela Família Real – o rei Juan Carlos, a rainha Sofía, o príncipe Felipe e a infanta Cristina – depois de ler seu discurso na Cúpula Europeia de Madri, durante a conclusão da Presidência Espanhola da União Europeia, em 15 de dezembro de 1995.
  • O rei Juan Carlos I durante o discurso televisivo feito na noite da tentativa de Golpe de Estado de 1981, também conhecido como 23-F.
    17O rei Juan Carlos I durante o discurso televisivo feito na noite da tentativa de Golpe de Estado de 1981, também conhecido como 23-F.
  • Os reis da Espanha, Don Juan Carlos e Doña Sofía, durante a votação do referendo sobre a Constituição espanhola no colégio de San Fernando de El Pardo (Madri) em 6 de fevereiro de 1978.
    18Os reis da Espanha, Don Juan Carlos e Doña Sofía, durante a votação do referendo sobre a Constituição espanhola no colégio de San Fernando de El Pardo (Madri) em 6 de fevereiro de 1978.
  • O Rei Juan Carlos pronuncia um discurso no Capitólio durante uma sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos. Atrás, à esquerda, o presidente da Câmara, Carl Albert, e à direita, o senador de Washington, Warren Magnuson, em 2 de junho de 1976.
    19O Rei Juan Carlos pronuncia um discurso no Capitólio durante uma sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos. Atrás, à esquerda, o presidente da Câmara, Carl Albert, e à direita, o senador de Washington, Warren Magnuson, em 2 de junho de 1976. EFE
  • Dom Juan de Borbón cede seus direitos dinásticos ao rei Juan Carlos I. Da esquerda para a direita: a infanta Elena, o príncipe Felipe, a rainha Sofía, o rei Juan Carlos, dom Juan e dona María de las Mercedes no palácio da Zarzuela em 14 de maio de 1977.
    20Dom Juan de Borbón cede seus direitos dinásticos ao rei Juan Carlos I. Da esquerda para a direita: a infanta Elena, o príncipe Felipe, a rainha Sofía, o rei Juan Carlos, dom Juan e dona María de las Mercedes no palácio da Zarzuela em 14 de maio de 1977. Efe
  • Mensagem de Natal do rei Juan Carlos, em um dos salões do palácio da Zarzuela, na presença da Rainha e dos príncipes Felipe, Elena e Cristina em 24 de dezembro de 1976.
    21Mensagem de Natal do rei Juan Carlos, em um dos salões do palácio da Zarzuela, na presença da Rainha e dos príncipes Felipe, Elena e Cristina em 24 de dezembro de 1976.
  • O príncipe Juan Carlos com sua esposa, a princesa Sofía de Grecia, durante o casamento dela em Atenas no dia 14 de maio de 1962.
    22O príncipe Juan Carlos com sua esposa, a princesa Sofía de Grecia, durante o casamento dela em Atenas no dia 14 de maio de 1962. AFP
  • O príncipe Juan Carlos de Borbón saúda a Franco no mosteiro de El Escorial em 27 de fevereiro de 1971.
    23O príncipe Juan Carlos de Borbón saúda a Franco no mosteiro de El Escorial em 27 de fevereiro de 1971. Europa Press
  • O príncipe Juan Carlos posa na Academia Militar de Zaragoza entre 1955-57.
    24O príncipe Juan Carlos posa na Academia Militar de Zaragoza entre 1955-57. Afp