_
_
_
_
_

“Minha filha namora uma travesti”

O depoimento de uma mãe sobre o relacionamento da filha com uma travesti

Cartaz na Parada do Orgulho LGBT em SP.
Cartaz na Parada do Orgulho LGBT em SP.L. P. (Fotos Públicas)

Sônia (nome fictício) tinha acabado de fazer uma cirurgia delicada no seio para tratar um câncer de mama. Por isso, estava debilitada e não podia fazer grandes esforços físicos ou passar por situações de estresse. O momento delicado, porém, não foi suficiente para que ela fosse poupada de saber o que talvez não estivesse preparada para saber: que sua filha, Claudia (nome fictício) namora uma travesti.

"Uma amiga da minha filha me procurou e me contou sobre o relacionamento da Claudia com a Márcia", conta Sônia. "E ela colocou a Márcia de uma maneira tão marginalizada, que eu fiquei com medo daquilo tudo", diz, sobre a maneira como a garota descreveu a nova namorada da filha. Os pais procuraram Claudia para conversar, e ela esclareceu que a garota era apaixonada por ela e fez isso para tentar acabar com seu novo relacionamento. "Aí eu entendi a maldade das pessoas".

Claudia tem 28 anos. Cabelos compridos e castanhos claros, a pele bem branca, olhos amendoados e boca carnuda. É advogada e independente. Filha única de um casamento de mais de 30 anos, ela é até hoje mimada pelo pai. "Ele leva leite para ela na cama todas as manhãs, quando ela vem pra casa", conta a mãe de 59 anos, aposentada.Márcia, a namorada, tem 50 anos, braços fortes, é alta, tem olhos verdes, cabelos negros e compridos. Assim como Claudia, chama a atenção pela beleza. Usa mini saia e blusa decotada sobre os seios de silicone. Tem uma filha de 20 anos, fruto do primeiro casamento com uma mulher cisgênera. Ela fala o tempo todo, mesmo quando a pergunta é dirigida a Claudia. "Sou travesti com muito orgulho", diz Márcia.

Mais informações
Casa Branca contrata funcionária transexual pela primeira vez
O antes e depois de Caitlyn Jenner
Quando ela é ele e ele é ela
Tailândia pode reconhecer terceiro gênero na Constituição
Lea T, a transexual brasileira que quebra padrões de imagem de beleza

 Nos documentos, ela ainda está registrada com o sexo e o nome que foram designados quando ela nasceu. Por isso, se o casal decidir concretizar uma união civil, não deve encontrar nenhum percalço pela frente no âmbito jurídico. Porém, muito dificilmente os pais de Claudia a vejam subir no altar de uma igreja. Isso não faz diferença para a família. "Nunca tive esse sonho de vê-la entrar na igreja", diz a mãe. A relação da filha com uma travesti hoje não é uma questão para os seus pais. "Nosso maior medo é o preconceito. Temos medo que nossa filha seja excluída ou que deixem de conviver com ela por causa do relacionamento que escolheu".

Claudia parece não temer. É possível que ela sofra mais de ciúmes dos olhares que a namorada recebe, do que de algum tipo de preconceito. Assume com perfeita naturalidade sua relação com Márcia, que já dura um ano. "O relacionamento com transexuais ou travestis é a coisa mais difícil", conta Márcia. "As pessoas procuram a gente somente para sexo. Elas não vão à padaria, não andam de mãos dadas". Mas Claudia diz que hoje a família gosta muito de Márcia. Logo é interrompida pela namorada. "A mãe dela me adora, sempre que eu vou pra lá, ela faz a comida que eu gosto", diz.

No começo, tivemos uma certa reserva

No início não era assim. Quando souberam do seu relacionamento, os pais não queriam estabelecer uma relação com a nova namorada da filha. "No começo, tivemos uma certa reserva". Para que a família ficasse tranquila, Claudia foi, aos poucos, falando sobre a nova namorada para os pais. "Ela teve muito tato. Fez tudo com calma", diz a mãe. Até o dia em que foram avisados que Márcia iria visitá-los na cidade dos pais, no interior de São Paulo, onde Claudia nasceu e cresceu. "E nós dissemos: 'vamos recebê-la então'", lembra Sônia. "Quando vimos a Márcia, eu disse 'poxa, ela coloca saia, salto alto, peito, quanta dificuldade! Pra que dificultar?'", diz, rindo.

Em pouco tempo, a convivência se tornou natural. Sônia apresentou a nora para um casal de primos. Mas nem toda a família sabe do relacionamento da filha. "Minhas duas irmãs não sabem", conta. Ela diz que os vizinhos da frente olhavam com certa curiosidade para a casa dela quando Márcia estava ali. "Fiz um jantar e os convidei. Eles vieram com as crianças e foi tudo normal", diz S.

Quando vimos a Márcia, eu disse 'poxa, ela coloca saia, salto alto, peito, quanta dificuldade! Pra quê dificultar?'

A relação é natural e nunca houve alguma saia-justa na casa da família. Mas S. diz que prefere conversar com as pessoas antes de apresentá-las à Márcia. "Quando vou convidar alguém para ir em casa, primeiro eu digo: Eu não quero que você estranhe. A pessoa nasceu homem mas agora é uma mulher". Sônia diz que nunca ouviu nenhum comentário maldoso sobre o relacionamento da filha. "E mesmo se alguém disser, eu sou daquelas que finjo que não escuto", diz. "Eu não tenho que dar explicação pra ninguém".

Na conversa com o EL PAÍS, Cláudia fala pouco, não só porque Márcia fala pelo casal. Mas porque o relacionamento das duas é tido com muita naturalidade por ela. "A Cláudia tem uma cabeça muito boa. Queria ser metade do que ela é", conta a mãe orgulhosa.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_