Seleccione Edição
Login

30 paisagens alucinógenas

Cores incríveis, lugares desconcertantes e imagens de locais que, às vezes, parecem de outro mundo que não este

  • Parecem ondas pintadas no declive da montanha, mas na verdade trata-se de camadas de sedimentos de arenito e minerais que se depositaram nessa região do norte da China há mais de 24 milhões de anos, que foram modelados pelos movimentos tectônicos e pela erosão. Constituem o elemento mais característico do parque nacional geológico de Danxia Landform, na província chinesa de Gansu.
    1Parecem ondas pintadas no declive da montanha, mas na verdade trata-se de camadas de sedimentos de arenito e minerais que se depositaram nessa região do norte da China há mais de 24 milhões de anos, que foram modelados pelos movimentos tectônicos e pela erosão. Constituem o elemento mais característico do parque nacional geológico de Danxia Landform, na província chinesa de Gansu.
  • Os vulcões próximos do lago Natron, na Tanzânia, são a causa do alto teor em minerais e da alcalinidade de suas águas, que podem alcançar uma temperatura de até 50ºC. Nessas condições extremas proliferam as algas, que são as responsáveis pela cor vermelha de suas águas. Os únicos animais que se adaptaram a esse ambiente são peixes, os 'alcolapia alcalica', e os flamingos, que se alimentam das algas do lago.
    2Os vulcões próximos do lago Natron, na Tanzânia, são a causa do alto teor em minerais e da alcalinidade de suas águas, que podem alcançar uma temperatura de até 50ºC. Nessas condições extremas proliferam as algas, que são as responsáveis pela cor vermelha de suas águas. Os únicos animais que se adaptaram a esse ambiente são peixes, os 'alcolapia alcalica', e os flamingos, que se alimentam das algas do lago.
  • As emanações de CO2 que surgem das profundezas deste lago evocam as borbulhas que dançam em uma taça de champanhe. Daí seu nome: Champagne Pool (piscina de champanhe). Entretanto, ao invés de estar geladinha como um espumante na hora do brinde, a temperatura da água supera os 70ºC. O lago fica na ilha Norte da Nova Zelândia, em Wai-O-Tapu, uma região de atividade vulcânica e geotérmica.
    3As emanações de CO2 que surgem das profundezas deste lago evocam as borbulhas que dançam em uma taça de champanhe. Daí seu nome: Champagne Pool (piscina de champanhe). Entretanto, ao invés de estar geladinha como um espumante na hora do brinde, a temperatura da água supera os 70ºC. O lago fica na ilha Norte da Nova Zelândia, em Wai-O-Tapu, uma região de atividade vulcânica e geotérmica.
  • A mais de 4.200 metros de altitude, a Laguna Colorada atrai os flamingos andinos que vão procriar neste lago salgado pertencente à reserva nacional boliviana de Eduardo Avaroa. As cores alaranjadas, avermelhadas e marrons de suas águas, ricas em minerais, se devem à presença de micro-organismos halófilos. Aqui e ali aparecem ilhas de bórax, cujos cristais de cor branca contrastam com a água avermelhada.
    4A mais de 4.200 metros de altitude, a Laguna Colorada atrai os flamingos andinos que vão procriar neste lago salgado pertencente à reserva nacional boliviana de Eduardo Avaroa. As cores alaranjadas, avermelhadas e marrons de suas águas, ricas em minerais, se devem à presença de micro-organismos halófilos. Aqui e ali aparecem ilhas de bórax, cujos cristais de cor branca contrastam com a água avermelhada.
  • Vermelho, amarelo, verde, azul, preto... As algas de água doce que crescem no fundo do leito de Caño Cristales tingem esse rio colombiano com cores que parecem irreais. As plantas pertencem à espécie 'macarenia clavígera' e fizeram desse lugar selvagem da serra da Macarena uma atração turística a cerca de nove quilômetros do município do mesmo nome.
    5Vermelho, amarelo, verde, azul, preto... As algas de água doce que crescem no fundo do leito de Caño Cristales tingem esse rio colombiano com cores que parecem irreais. As plantas pertencem à espécie 'macarenia clavígera' e fizeram desse lugar selvagem da serra da Macarena uma atração turística a cerca de nove quilômetros do município do mesmo nome.
  • Em abril começa o espetáculo, quando as plantas vermelhas ('chenopodiaceae') que crescem em seu solo alcalino começam a florescer nas zonas inundáveis próximas à cidade chinesa de Panjin, na província de Liaoning, no nordeste do país. Sua intensa cor vermelha deu nome ao lugar, Red Beach, Praia Vermelha. Além do espetáculo de cores, a região é uma das maiores áreas inundáveis do mundo e abriga 260 tipos de aves.
    6Em abril começa o espetáculo, quando as plantas vermelhas ('chenopodiaceae') que crescem em seu solo alcalino começam a florescer nas zonas inundáveis próximas à cidade chinesa de Panjin, na província de Liaoning, no nordeste do país. Sua intensa cor vermelha deu nome ao lugar, Red Beach, Praia Vermelha. Além do espetáculo de cores, a região é uma das maiores áreas inundáveis do mundo e abriga 260 tipos de aves.
  • Neste caso, a cor é dada pela luz e muda de acordo com a estação do ano. Nas paredes de areníticas erodidas pela água do Antelope Canyon (Cânion do Antílope), em Page (Arizona), cintilam desde tons alaranjados intensos a violetas. Situada em território navajo, a cavidade só pode ser visitada com um guia local.
    7Neste caso, a cor é dada pela luz e muda de acordo com a estação do ano. Nas paredes de areníticas erodidas pela água do Antelope Canyon (Cânion do Antílope), em Page (Arizona), cintilam desde tons alaranjados intensos a violetas. Situada em território navajo, a cavidade só pode ser visitada com um guia local.
  • A 40 quilômetros ao norte do Dacar, capital do Senegal, uma grande mancha de cor rosa-chiclete surpreende o viajante. Trata-se do lago Retba, ou lago Rosa, cuja cor se deve a micro-organismos que vivem em ambientes com grande concentração de sal, os halófilos, que proliferam onde outros organismos não podem sobreviver. Na imagem podem ser vistos dois navios que recolhem sal.
    8A 40 quilômetros ao norte do Dacar, capital do Senegal, uma grande mancha de cor rosa-chiclete surpreende o viajante. Trata-se do lago Retba, ou lago Rosa, cuja cor se deve a micro-organismos que vivem em ambientes com grande concentração de sal, os halófilos, que proliferam onde outros organismos não podem sobreviver. Na imagem podem ser vistos dois navios que recolhem sal.
  • No meio do bosque de melaleuca e eucaliptos que brilha na ilha de Middle, a maior do arquipélago de La Recherche, no sudoeste da Austrália, aparece o lago rosa de Hillier, rodeado por uma fotogênica faixa de areia. E a um passo dela, o azul do oceano Índico. Também aqui as bactérias halófilas são as responsáveis pela cor das águas, próprias para banho.
    9No meio do bosque de melaleuca e eucaliptos que brilha na ilha de Middle, a maior do arquipélago de La Recherche, no sudoeste da Austrália, aparece o lago rosa de Hillier, rodeado por uma fotogênica faixa de areia. E a um passo dela, o azul do oceano Índico. Também aqui as bactérias halófilas são as responsáveis pela cor das águas, próprias para banho.
  • As águas salgadas das lagoas de La Mata e Torrevieja, na costa da Comunidade Valenciana, têm duas cores bem diferentes: o verde (de La Mata) e o rosado (de Torrevieja). Os micro-organismos que vivem em meio salino são, uma vez mais, os responsáveis pelo desdobramento cromático, que se aprecia muito bem em imagens aéreas como as oferecidas pelo Google maps. As lagoas são protegidas sob a forma de parque natural.
    10As águas salgadas das lagoas de La Mata e Torrevieja, na costa da Comunidade Valenciana, têm duas cores bem diferentes: o verde (de La Mata) e o rosado (de Torrevieja). Os micro-organismos que vivem em meio salino são, uma vez mais, os responsáveis pelo desdobramento cromático, que se aprecia muito bem em imagens aéreas como as oferecidas pelo Google maps. As lagoas são protegidas sob a forma de parque natural.
  • Passar um dia no 'spa' geotermal da Lagoa Azul, nos campos de lava de Grindavík, custa 35 euros (cerca de 110 reais) no inverno e 45 no verão. Por 50 e 60 euros se incluem, além do banho, uma toalha, uma bebida e o direito de se lambuzar com uma máscara de algas. Também é possível receber uma massagem sem sair da água, cuja temperatura oscila entre 37º e 39ºC. Enfim, tudo para um relaxamento total em águas azul-celeste ricas em silício e enxofre que são um bom tratamento para doenças cutâneas como a psoríase. A lagoa foi feita pelo homem e é alimentada com a água bombeada pela estação elétrica geotermal vizinha.
    11Passar um dia no 'spa' geotermal da Lagoa Azul, nos campos de lava de Grindavík, custa 35 euros (cerca de 110 reais) no inverno e 45 no verão. Por 50 e 60 euros se incluem, além do banho, uma toalha, uma bebida e o direito de se lambuzar com uma máscara de algas. Também é possível receber uma massagem sem sair da água, cuja temperatura oscila entre 37º e 39ºC. Enfim, tudo para um relaxamento total em águas azul-celeste ricas em silício e enxofre que são um bom tratamento para doenças cutâneas como a psoríase. A lagoa foi feita pelo homem e é alimentada com a água bombeada pela estação elétrica geotermal vizinha.
  • Águas carregadas de bicarbonato e cálcio criaram a paisagem branca e turquesa do Pamukkale (castelo de algodão em turco), situado no sudoeste da Turquia. Os terraços de pedra calcária e travertino que descem a ladeira criam piscinas termais que se tornaram uma das maiores atrações turísticas da região.
    12Águas carregadas de bicarbonato e cálcio criaram a paisagem branca e turquesa do Pamukkale (castelo de algodão em turco), situado no sudoeste da Turquia. Os terraços de pedra calcária e travertino que descem a ladeira criam piscinas termais que se tornaram uma das maiores atrações turísticas da região.
  • O azul elétrico dos glaciares impressiona qualquer um que se aproxime de alguma destas massas de água geada. Quanto mais compacto o gelo, mais azul. Embora um raio de sol realce o efeito, seu colorido magnético também pode ser apreciado com o contraste de um céu coberto de nuvens cinza. Na fotografia, turistas se aproximam de um dos glaciares da porção chilena da Terra do Fogo durante um cruzeiro.
    13O azul elétrico dos glaciares impressiona qualquer um que se aproxime de alguma destas massas de água geada. Quanto mais compacto o gelo, mais azul. Embora um raio de sol realce o efeito, seu colorido magnético também pode ser apreciado com o contraste de um céu coberto de nuvens cinza. Na fotografia, turistas se aproximam de um dos glaciares da porção chilena da Terra do Fogo durante um cruzeiro.
  • Algumas das rotas turísticas que percorrem o entorno do campo de gelo de Mendenhall, no Alasca, permitem conhecer cavernas glaciares como a da imagem, inundada pelo azul de suas paredes de gelo. O glaciar se estende ao longo de 19 quilômetros e fica perto da localidade de Juneau, no sudeste do estado do Alasca (Estados Unidos).
    14Algumas das rotas turísticas que percorrem o entorno do campo de gelo de Mendenhall, no Alasca, permitem conhecer cavernas glaciares como a da imagem, inundada pelo azul de suas paredes de gelo. O glaciar se estende ao longo de 19 quilômetros e fica perto da localidade de Juneau, no sudeste do estado do Alasca (Estados Unidos).
  • A recompensa de descer uma escada de 300 degraus é um grande lago azulado que faz da Gruta do Lago Azul, a 20 quilômetros da localidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, uma das maiores cavernas alagadas do mundo. Foi descoberta em 1924 e alguns cálculos indicam que sua profundidade alcança os 90 metros. Ninguém sabe ao certo de onde provêm suas águas, embora se acredite que possam ser de um rio subterrâneo.
    15A recompensa de descer uma escada de 300 degraus é um grande lago azulado que faz da Gruta do Lago Azul, a 20 quilômetros da localidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, uma das maiores cavernas alagadas do mundo. Foi descoberta em 1924 e alguns cálculos indicam que sua profundidade alcança os 90 metros. Ninguém sabe ao certo de onde provêm suas águas, embora se acredite que possam ser de um rio subterrâneo.
  • No centro da Grande Fonte Prismática, um lago termal de 113 metros de diâmetro situado no parque nacional da Yellowstone (Wyoming, Estados Unidos), a água alcança uma temperatura de 93ºC. Conforme se chega à margem, as temperaturas são um pouco mais baixas. E de acordo com a temperatura, vivem diferentes bactérias que contribuem para dar uma coloração diferente à água. No verão, as margens ficam alaranjadas, enquanto que no inverno são esverdeadas. Na fotografia, podemos ver a passarela que aproxima os visitantes da fonte natural de águas termais.
    16No centro da Grande Fonte Prismática, um lago termal de 113 metros de diâmetro situado no parque nacional da Yellowstone (Wyoming, Estados Unidos), a água alcança uma temperatura de 93ºC. Conforme se chega à margem, as temperaturas são um pouco mais baixas. E de acordo com a temperatura, vivem diferentes bactérias que contribuem para dar uma coloração diferente à água. No verão, as margens ficam alaranjadas, enquanto que no inverno são esverdeadas. Na fotografia, podemos ver a passarela que aproxima os visitantes da fonte natural de águas termais.
  • No sudeste da ilha das Flores, na Indonésia, encontramos o vulcão Kelimutu. Um vulcão que tem três lagos de cores chamativas no topo. Embora seu aspecto mude ciclicamente, o azul, o verde e o vermelho são as três cores de suas águas, que ganham essas cores provavelmente por conta da reação química entre os minerais da água e as emanações de gases vulcânicos. Seus nomes: Tibu Ata Bupu (o lago dos anciãos), Tibu Ko'o Fay Nuwa Muri (o lago dos jovens e das donzelas) e Tibu Ata Polo (o lago encantado).
    17No sudeste da ilha das Flores, na Indonésia, encontramos o vulcão Kelimutu. Um vulcão que tem três lagos de cores chamativas no topo. Embora seu aspecto mude ciclicamente, o azul, o verde e o vermelho são as três cores de suas águas, que ganham essas cores provavelmente por conta da reação química entre os minerais da água e as emanações de gases vulcânicos. Seus nomes: Tibu Ata Bupu (o lago dos anciãos), Tibu Ko'o Fay Nuwa Muri (o lago dos jovens e das donzelas) e Tibu Ata Polo (o lago encantado).
  • O vale do Jiuzhaigou, que significa literalmente vale dos sete povos, na província chinesa de Sichuan, fica nas montanhas de Min, à beira da meseta do Tibete. Foi declarado patrimônio mundial pela Unesco e reserva da Biosfera, entre outras razões, pela beleza de suas cascatas de múltiplos níveis e seus lagos de cor azul, turquesa e verde.
    18O vale do Jiuzhaigou, que significa literalmente vale dos sete povos, na província chinesa de Sichuan, fica nas montanhas de Min, à beira da meseta do Tibete. Foi declarado patrimônio mundial pela Unesco e reserva da Biosfera, entre outras razões, pela beleza de suas cascatas de múltiplos níveis e seus lagos de cor azul, turquesa e verde.
  • Seus bailes no céu noturno fascinam o homem desde tempos imemoriais. As auroras boreais aparecem quando os ventos solares chocam, perto dos polos, com a magnetosfera da Terra. A energia se acumula até criar este efeito visual de luminescências. As cores dependem do vento solar e da presença de gases como oxigênio, nitrogênio e hélio. Na imagem, uma aurora boreal completamente verde é refletida pela superfície do lago glaciar de Jokulsarlon, no parque nacional de Skaftafell, na Islândia.
    19Seus bailes no céu noturno fascinam o homem desde tempos imemoriais. As auroras boreais aparecem quando os ventos solares chocam, perto dos polos, com a magnetosfera da Terra. A energia se acumula até criar este efeito visual de luminescências. As cores dependem do vento solar e da presença de gases como oxigênio, nitrogênio e hélio. Na imagem, uma aurora boreal completamente verde é refletida pela superfície do lago glaciar de Jokulsarlon, no parque nacional de Skaftafell, na Islândia.
  • Uma caminhada de algo mais de 19 quilômetros por terreno vulcânico percorre o monte Tongariro, no parque nacional do mesmo nome situado na ilha Norte da Nova Zelândia. Uma das maiores atrações dessa excursão de um dia inteiro se encontra na passagem pelos lagos Esmeralda, na fotografia. Ruapehu (Mordor na trilogia de 'O Senhor dos Anéis'), Ngauruhoe e Tongariro são os três vulcões que formam uma espetacular paisagem telúrica.
    20Uma caminhada de algo mais de 19 quilômetros por terreno vulcânico percorre o monte Tongariro, no parque nacional do mesmo nome situado na ilha Norte da Nova Zelândia. Uma das maiores atrações dessa excursão de um dia inteiro se encontra na passagem pelos lagos Esmeralda, na fotografia. Ruapehu (Mordor na trilogia de 'O Senhor dos Anéis'), Ngauruhoe e Tongariro são os três vulcões que formam uma espetacular paisagem telúrica.
  • Situada na costa oeste no município de Yaiza, é conhecida se como Charca Verde ou Charco de los Ciclos. Pertence ao parque natural de Los Volcanes de Lanzarote e trata-se de uma lagoa conectada com o mar por rachaduras subterrâneas. Seu característico tom verde, que ressalta especialmente pelo fato de estar rodeada de areias negras, se deve à presença de organismos vegetais em suspensão em suas águas. O lago é protegido e é proibido tomar banho nele. Mas pode ser visitado para desfrutar de perto do contraste de cores.
    21Situada na costa oeste no município de Yaiza, é conhecida se como Charca Verde ou Charco de los Ciclos. Pertence ao parque natural de Los Volcanes de Lanzarote e trata-se de uma lagoa conectada com o mar por rachaduras subterrâneas. Seu característico tom verde, que ressalta especialmente pelo fato de estar rodeada de areias negras, se deve à presença de organismos vegetais em suspensão em suas águas. O lago é protegido e é proibido tomar banho nele. Mas pode ser visitado para desfrutar de perto do contraste de cores.
  • Este lago de água verde ocupa uma cratera vulcânica que entrou em erupção há 760 anos. Pertence à área termal de Wai-O-Tapu, na Nova Zelândia, e suas águas altamente mineralizadas vêm de outra das atrações dessa zona vulcânica, o Champagne Pool (descrito em outra foto desta galeria).
    22Este lago de água verde ocupa uma cratera vulcânica que entrou em erupção há 760 anos. Pertence à área termal de Wai-O-Tapu, na Nova Zelândia, e suas águas altamente mineralizadas vêm de outra das atrações dessa zona vulcânica, o Champagne Pool (descrito em outra foto desta galeria).
  • Devil's Bath, o Banho do Diabo, é outra atração de Wai-O-Tapu, na Nova Zelândia. Nesta ocasião, a água que enche uma cratera vulcânica é de uma gritante cor verde lima devido ao enxofre e aos sais ferrosos.
    23Devil's Bath, o Banho do Diabo, é outra atração de Wai-O-Tapu, na Nova Zelândia. Nesta ocasião, a água que enche uma cratera vulcânica é de uma gritante cor verde lima devido ao enxofre e aos sais ferrosos.
  • Seu nome, Morning Glory Pool, se deve à similitude com uma flor, a Glória da Manhã, cujas formas lembram uma campainha. Na página do parque nacional de Yellowstone (Wyoming, Estados Unidos) pode-se ler: "Esta bela piscina foi vítima de atos de vandalismo. As pessoas jogaram toneladas de moedas, lixo, pedras e troncos na piscina (...) afetando a circulação da água e acelerando a perda de energia térmica. Com os anos, a temperatura baixou e seu aspecto mudou. O laranja e o amarelo, que antes coloriam somente a periferia, se propagam agora para o centro".
    24Seu nome, Morning Glory Pool, se deve à similitude com uma flor, a Glória da Manhã, cujas formas lembram uma campainha. Na página do parque nacional de Yellowstone (Wyoming, Estados Unidos) pode-se ler: "Esta bela piscina foi vítima de atos de vandalismo. As pessoas jogaram toneladas de moedas, lixo, pedras e troncos na piscina (...) afetando a circulação da água e acelerando a perda de energia térmica. Com os anos, a temperatura baixou e seu aspecto mudou. O laranja e o amarelo, que antes coloriam somente a periferia, se propagam agora para o centro".
  • Ao lado de um ácido lago vulcânico de cor turquesa se abre uma fumegante paisagem amarela, onde o homem extrai enxofre manualmente. Usando cestas, os mineiros carregam o sulfúrico material do fundo da cratera ladeira acima. Mas o vulcão de Ijen, na ilha Indonésia de Java, também é um destino turístico. São organizadas excursões noturnas para ver a cratera do fogo azul, cujas intensas chamas alcançam temperaturas de até 600ºC e se alimentam do gás sulfúrico que emerge entre as rachaduras.
    25Ao lado de um ácido lago vulcânico de cor turquesa se abre uma fumegante paisagem amarela, onde o homem extrai enxofre manualmente. Usando cestas, os mineiros carregam o sulfúrico material do fundo da cratera ladeira acima. Mas o vulcão de Ijen, na ilha Indonésia de Java, também é um destino turístico. São organizadas excursões noturnas para ver a cratera do fogo azul, cujas intensas chamas alcançam temperaturas de até 600ºC e se alimentam do gás sulfúrico que emerge entre as rachaduras.
  • Seu nome significa literalmente Lago dos Pontos (Spotted Lake) e fica em Okanagan, na região canadense da Colúmbia Britânica. É um lago alcalino de alta concentração mineral cujas águas não têm saída. A maior parte de suas águas evapora no verão, deixando à vista uma superfície de grandes manchas arredondadas de água de cores chamativas que dependem da estação do ano e dos minerais presentes.
    26Seu nome significa literalmente Lago dos Pontos (Spotted Lake) e fica em Okanagan, na região canadense da Colúmbia Britânica. É um lago alcalino de alta concentração mineral cujas águas não têm saída. A maior parte de suas águas evapora no verão, deixando à vista uma superfície de grandes manchas arredondadas de água de cores chamativas que dependem da estação do ano e dos minerais presentes.
  • Dallol significa literalmente dissolução ou desintegração, um nome muito adequado para esta paisagem multicolorida formada por esverdeadas manchas de água sulfurosa (a cor é provocada pelas algas), enxofre e planícies de sal. Uma extravagante sinfonia de amarelos, laranjas e verdes. A cratera de Dallol, situada na depressão etíope de Danakil, é relativamente jovem, surgiu durante erupções em 1926.
    27Dallol significa literalmente dissolução ou desintegração, um nome muito adequado para esta paisagem multicolorida formada por esverdeadas manchas de água sulfurosa (a cor é provocada pelas algas), enxofre e planícies de sal. Uma extravagante sinfonia de amarelos, laranjas e verdes. A cratera de Dallol, situada na depressão etíope de Danakil, é relativamente jovem, surgiu durante erupções em 1926.
  • Turistas em Dallol, na depressão etíope de Danakil.
    28Turistas em Dallol, na depressão etíope de Danakil.
  • O rio Tinto, em Huelva, deve sua cor avermelhada à decomposição de minerais e rochas. Trata-se principalmente de rochas de pirita (sulfeto de ferro) e calcopirita (sulfeto de ferro e cobre). O processo de decomposição se dá por meio da oxidação microbiológica desses minerais causada por bactérias. Muito perto dali está a mina de Riotinto, da qual se extraía pirita, que hoje é em centro turístico e um museu de mineração.
    29O rio Tinto, em Huelva, deve sua cor avermelhada à decomposição de minerais e rochas. Trata-se principalmente de rochas de pirita (sulfeto de ferro) e calcopirita (sulfeto de ferro e cobre). O processo de decomposição se dá por meio da oxidação microbiológica desses minerais causada por bactérias. Muito perto dali está a mina de Riotinto, da qual se extraía pirita, que hoje é em centro turístico e um museu de mineração.
  • Em pleno deserto de Black Rock, no estado de Nevada (Estados Unidos), esta paisagem não é de todo natural, já que o gêiser foi criado acidentalmente em 1964 durante perfurações em busca de energia geotérmica. A água é lançada um metro e meio acima da rocha de carbonato de cálcio, que foi crescendo, e cujas cores se devem às algas termófilas.
    30Em pleno deserto de Black Rock, no estado de Nevada (Estados Unidos), esta paisagem não é de todo natural, já que o gêiser foi criado acidentalmente em 1964 durante perfurações em busca de energia geotérmica. A água é lançada um metro e meio acima da rocha de carbonato de cálcio, que foi crescendo, e cujas cores se devem às algas termófilas.

MAIS INFORMAÇÕES