Amazon lança FireTv para competir com a Apple e o Google

O aparelho se conecta ao serviço 'streaming' Prime, que só funciona nos Estados Unidos

Peter Larsen apresenta Amazon FireTV.Jin Lee (Bloomberg)

Roku, da Apple TV, ChromeCast do Google e a partir de agora FireTV, a caixa mágica da Amazon que irá oferecer filmes e vídeos através de seu serviço Prime.

O FireTV Amazon inclui um processador de quatro núcleos, uma GPU de 2 GB de RAM, com o que a Amazon assegura que terá um download rápido, segundo a apresentação realizada hoje em sua sede de Seattle (EUA). O aparelho vem com um controle remoto com bluetooth, que permite enviar uma ordem sem apontar para o televisor.

Durante os primeiros minutos da apresentação, Peter Larsen, vice-presidente da Amazon, se dedicou a demonstrar à concorrência porque seus produtos são, essencialmente, mais lentos. Larsen promete que o FireTV é mais três vezes rápido que as outros, com o qual não há período de espera entre o pedido de um filme e o instante para começar a assisti-lo.

O dispositivo está desenhado para o serviço streaming de vídeo instantâneo Prime que, por enquanto, só funciona nos Estados Unidos, igual que seu decodificador. Larsen indicou que antes de lançar seu produto pesquisaram muito graças à sua experiência no download de vídeos em Prime, que cresceu 350% embora, como é habitual na Amazon, não ofereceu nenhuma cifra com números absolutos.

Com FireTV a tela se converte em um mosaico onde aparecem os álbuns de fotos para escolher o que deseja ver nesse momento; também aproveita o banco de dados de IMDB, de sua propriedade, para o catálogo de filmes.

Outro dos serviços é o Free Time, pensado para crianças de três a oito anos de idade, que permite apenas assistir conteúdos infantis. Este serviço custa três dólares por mês.

FireTV conta com o serviço musical de Pandora e Rdio. Também dispõe de milhares de jogos com um comando vendido separadamente (39 dólares), demonstrando que aspira competir com os consoles PlayStation 4 e Xbox One. Os jogos são uma vantagem com respeito à Apple TV, embora relativa, já que o iPad sempre pode ser ligado ao televisor e jogar, com amigos, com a tela dividida.

O aparelho FireTV já está à venda nos Estados Unidos e custará 99 dólares, o mesmo que Apple TV, e muito mais que Roku (49 dólares) e a chave do Google Chromecast (35 dólares). Não há planos para sua extensão a outros países.

Arquivado Em