Seleccione Edição

Saúde nas aldeias

No Terra Indígena Alto Rio Purus, no Acre, 80 pessoas morreram de diarreia nos últimos anos

  • Maura Madja, 27 anos, segura o filho Sheyenne, de um ano, que estava com diarreia há mais de uma semana.
    1Maura Madja, 27 anos, segura o filho Sheyenne, de um ano, que estava com diarreia há mais de uma semana.
  • Crianças da aldeia Canamary, da etnia Madja, onde morreu uma criança de três meses no ano passado, vítima de diarreia.
    2Crianças da aldeia Canamary, da etnia Madja, onde morreu uma criança de três meses no ano passado, vítima de diarreia.
  • Chegada na aldeia Maronawa. Abaixo, canoas de madeira usadas pelos índios para navegar pelo rio Purus, inclusive para levar pessoas doentes à cidade, em viagens que podem demorar até quatro dias a depender do motor usado no barco.
    3Chegada na aldeia Maronawa. Abaixo, canoas de madeira usadas pelos índios para navegar pelo rio Purus, inclusive para levar pessoas doentes à cidade, em viagens que podem demorar até quatro dias a depender do motor usado no barco.
  • Índias brincam na aldeia Nova Mudança. No local, há 116 pessoas, sendo três crianças albinas.
    4Índias brincam na aldeia Nova Mudança. No local, há 116 pessoas, sendo três crianças albinas.
  • Indígenas da aldeia Dois irmãos tomam banho em um olho d'água, que se tornou uma represa improvisada depois que eles retiraram uma caixa d'água de uma obra que não funcionava mais.
    5Indígenas da aldeia Dois irmãos tomam banho em um olho d'água, que se tornou uma represa improvisada depois que eles retiraram uma caixa d'água de uma obra que não funcionava mais.
  • Criança após o banho na aldeia Dois Irmãos.
    6Criança após o banho na aldeia Dois Irmãos.
  • Homem retira água de uma vertente na aldeia Nova Mudança. Depois de recolher, eles são orientados a colocar cloro, mas às vezes o frasco acaba e não é reposto.
    7Homem retira água de uma vertente na aldeia Nova Mudança. Depois de recolher, eles são orientados a colocar cloro, mas às vezes o frasco acaba e não é reposto.
  • Homem caminha pelo cemitério da aldeia Nova Fronteira.
    8Homem caminha pelo cemitério da aldeia Nova Fronteira.
  • Indígenas pescam no rio Purus, dentro da Terra Indígena Alto Rio Purus.
    9Indígenas pescam no rio Purus, dentro da Terra Indígena Alto Rio Purus.
  • Mulher dá banho em criança na aldeia Novo Lugar.
    10Mulher dá banho em criança na aldeia Novo Lugar.
  • Mulher lava roupa em uma vertente, usada também para tomar banho e retirar água para beber.
    11Mulher lava roupa em uma vertente, usada também para tomar banho e retirar água para beber.
  • O cacique da aldeia Nova Mudança, Francisco Bardalhares, de 43 anos, dentro da farmácia viva que criou em sua aldeia para controlar as doenças. Em primeiro plano, a planta usada para fazer o chá contra diarreia.
    12O cacique da aldeia Nova Mudança, Francisco Bardalhares, de 43 anos, dentro da farmácia viva que criou em sua aldeia para controlar as doenças. Em primeiro plano, a planta usada para fazer o chá contra diarreia.
  • Indígenas da etnia Huni Kuin (Kaxinawá) fazem uso do rapé durante o ritual do santo-daime na aldeia Nova Fronteira.
    13Indígenas da etnia Huni Kuin (Kaxinawá) fazem uso do rapé durante o ritual do santo-daime na aldeia Nova Fronteira.
  • Jorge Domingos Kaxinawá, de 44 anos, toma o chá do santo Daime em ritual na aldeia Nova Fronteira. Em muitas tribos, o ritual não tem mais as características de antigamente, quando eram feitos pelo pajé, em um contexto de cura e de achar os caminhos para a comunidade. Na Nova Fronteira, os jovens comandam o ritual, em que João é o mais velho, e cantam músicas no violão, inclusive em português.
    14Jorge Domingos Kaxinawá, de 44 anos, toma o chá do santo Daime em ritual na aldeia Nova Fronteira. Em muitas tribos, o ritual não tem mais as características de antigamente, quando eram feitos pelo pajé, em um contexto de cura e de achar os caminhos para a comunidade. Na Nova Fronteira, os jovens comandam o ritual, em que João é o mais velho, e cantam músicas no violão, inclusive em português.