O adeus a Diego Maradona

Maradona e o aquecimento mais famoso da história, ao som de ‘Live is Life’

O craque argentino deu tratos à bola ao ritmo dessa música antes de um jogo contra o Bayern pelo Napoli, em 1989

Maradona durante o aquecimento na Alemanha, que se tornaria um dos momentos mais célebres de sua carreira
Maradona durante o aquecimento na Alemanha, que se tornaria um dos momentos mais célebres de sua carreiramaradona

Mais informações

Diego Armando Maradona dava espetáculo mesmo antes de soar o apito inicial. O argentino, que morreu nesta quarta-feira aos 60 anos, vítima de uma parada respiratória, protagonizou não só dezenas de jogadas memoráveis, mas também um dos mais populares momentos pré-jogo na história: em 1989, enquanto se aquecia, começou a brincar com a bola ao ritmo da canção que tocava naquele momento no estádio, Live is Life. Nas horas que se seguiram ao anúncio da sua morte, muitos admiradores estão publicando o vídeo daquele momento nas redes sociais para homenagear o camisa dez.

Aquela sequência, apontada por muitos fãs como “o aquecimento mais famoso do mundo”, aconteceu em 19 de abril de 1989. Nesse dia o Napoli de Maradona enfrentava o Bayern no Estádio Olímpico de Munique, pelas semifinais da Copa da UEFA. Minutos antes do confronto, o sistema de som do estádio começou a tocar Live is Life, da banda austríaca Opus. E o argentino, sem parar o aquecimento, se pôs a dançar: primeiro, dando chutes e saltos ao ritmo da música. Depois, fazendo embaixadinhas com todas as partes do corpo, passando a bola pelos pés, a cabeça, os ombros… E até mesmo aplaudindo.

Em 19 de abril de 2019, quando aquele momento completou três décadas, o próprio Maradona o recordou em suas redes sociais. “Hoje faz 30 anos daquele aquecimento com o Napoli, em Munique”, escreveu. “Vejo [o vídeo] e me faz lembrar os intervalos do Argentinos Juniors, quando éramos os Cebollitas”. Cebollitas (“cebolinhas”) era o apelido do time de base onde Maradona jogou na infância, que chegou inclusive a ser tema de uma série de televisão. “Vocês já devem estar cansados de vê-lo, mas este é o vídeo preferido do meu neto Benjamín”, concluía o texto do craque recordando aquele aquecimento.

Ao contrário do que supunha Maradona, os fãs nunca se cansaram desse vídeo. Neste 25 de novembro, após o anúncio da sua morte, seus seguidores utilizaram os comentários do vídeo de Maradona no Facebook para se despedir do jogador. Alguns aproveitaram para recordar como ele se divertia no gramado. “Dentro de campo, era único”, escrevem muitos deles.

Além de protagonizar o “aquecimento mais famoso da história”, naquele 19 de abril de 1989 Maradona e o Napoli venceram. Após bater o Bayern por 2 x 0 no jogo de ida, um empate em 2 x 2 levou o time italiano à final. Na decisão, enfrentaram outra equipe alemã, o VfB Stuttgart, e ergueram a taça. Foi o único título internacional de clubes na carreira de Diego Armando Maradona.

Arquivado Em:

Mais informações

Pode te interessar

O mais visto em ...

Top 50