_
_
_
_
_

Facebook muda sua marca para Meta em meio a uma séria crise de reputação

Os diferentes serviços de tecnologia, a começar por sua rede social, manterão seus nomes atuais

Facebook Meta
Zuckerberg, com a nova logo da Meta ao fundo.Eric Risberg (AP)
María Antonia Sánchez-Vallejo

O Facebook, empresa dona da rede social mais popular do mundo, do Instagram e do serviço de mensagens WhatsApp, decidiu mudar o nome da empresa e passará a se chamar Meta, conforme anunciado nesta quinta-feira por seu fundador e CEO, Mark Zuckerberg, no evento anual da empresa, Facebook Connect. O novo logotipo da empresa será um ícone azul semelhante ao símbolo do infinito. Os diversos produtos vão manter seus nomes, a começar pela rede social. A palestra inaugural de Zuckerberg foi uma apresentação monográfica sobre o metaverso, o mundo virtual que a empresa está criando e sua aposta para o futuro, que os usuários poderão acessar por meio de dispositivos virtuais e de realidade aumentada. A marca se renomeia Meta por causa do metaverso, como indicou.

“De agora em diante, seremos primeiro o metaverso, não o Facebook primeiro”, disse Zuckerberg no discurso principal do evento Oculus Connect da empresa. “Com o tempo, você não precisará mais usar o Facebook para usar nossos outros serviços”, acrescentou. A empresa postou em um blog detalhando o novo nome logo após o anúncio. O grupo começará a negociar sob o novo símbolo MVRS em 1º de dezembro, de acordo com a postagem do blog. A tão esperada mudança de nome ocorre uma semana depois que The Verge relatou pela primeira vez que a empresa estava mudando a marca para se concentrar em seu futuro metaverso.

A expectativa diante do aparecimento de Zuckerberg era máxima, na semana mais infeliz para a empresa em seus 17 anos de existência. Nesta segunda-feira, a revelação por um consórcio de mídia de dezenas de explosivos documentos internos da empresa manchou o bom nome do Facebook, que já havia sido ridicularizado por uma ofensiva judicial —extensível a outras grandes empresas de tecnologia— por supostas práticas monopolistas. A confirmação de que os executivos do Facebook estavam cientes do déficit no controle e moderação das publicações —em alguns casos, mensagens de ódio— abalou a empresa de tecnologia. Zuckerberg aumentou a expectativa com uma breve mensagem em sua rede social, convidando para o acompanhamento do evento, veiculada online com chat de participação aberto e críticas fumegantes. “O Connect deste ano será especial. Espero compartilhar nossa visão do metaverso. Espero ver todos vocês amanhã às 10h [horário da Costa Oeste]“.

Embora ele não tenha abordado a polêmica, a mudança de nome da empresa não parece alheia à tempestade. O primeiro choque do escândalo ocorreu em setembro passado, quando o The Wall Street Journal exibiu documentos internos que provavam que a empresa estava ciente do efeito tóxico de sua rede de fotografia Instagram sobre a autoestima de meninas adolescentes, enquanto em público defendia seu suposto benefícios para a saúde mental. A garganta profunda desse vazamento, a ex-funcionária Frances Haugen, revelou a caixa do trovão em um programa de televisão do horário nobre e, em seguida, perante um comitê do Senado dos Estados Unidos, onde influenciou a ideia de uma empresa mergulhada na “falência moral”. Isso levou de volta ao debate público a discussão acalorada sobre a regulamentação das redes sociais.

No último fim de semana, vários veículos publicaram de forma coordenada novas revelações sobre como o Facebook havia tolerado conteúdo potencialmente violento, como discurso de ódio em países em guerra, guiado pelo único propósito de continuar crescendo e ganhando dinheiro. Os vazamentos também revelaram moderação humana e por computador insuficiente de milhões de postagens na rede social. Na verdade, o Governo indiano solicitou detalhes do Facebook na quinta-feira sobre seus filtros e controles de mensagens incendiárias, como aquelas que se mostraram proliferar no país devido à falta de moderadores com conhecimento de 20 dos 22 idiomas oficiais do país.

No entanto, essa sucessão de escândalos não parece afetar as contas da empresa, pelo menos por enquanto. No dia 25 de outubro, a companhia apresentou os resultados do terceiro trimestre do ano, período em que sua receita cresceu 35%, para 29 bilhões de dólares, com um lucro de 9,2 bilhões de dólares, 17% a mais que no mesmo período de 2020 .

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_