_
_
_
_
_

Capitão Kirk, de ‘Star Trek’, conhece o espaço aos 90 anos

O ator William Shatner viaja a bordo do foguete de Jeff Bezos e se torna a pessoa mais velha a deixar o planeta. “Espero nunca me recuperar disso”, disse ao pousar

Antonia Laborde
El actor William Shatner, a la izquierda, habla con Jeff Bezos al bajarse de la nave espacial cerca de Van Horn, Texas
William Shatner, à esquerda, fala com Jeff Bezos enquanto desce da espaçonave perto de Van Horn, Texas.BLUE ORIGIN / HANDOUT (EFE)

Parecia tão inconcebível para ele o que acabara de vivenciar que, assim que pisou no chão, começou a sorrir. O ator canadense William Shatner, de 90 anos, popularmente conhecido como Capitão Kirk de Star Trek, viajou ao espaço nesta quarta-feira a bordo de um foguete Blue Origin, de Jeff Bezos. A espaçonave New Shepard não explorou novos mundos ou a galáxia, como Kirk fez na saga de ficção científica, mas os 10 minutos e 17 segundos no ar foram suficientes para causar-lhe uma epifania. “O que você me deu é a experiência mais profunda”, disse Shatner a Bezos em êxtase, depois de sair da cápsula. “Espero nunca me recuperar disso. Espero manter o que sinto agora. Não quero perder“, acrescentou.

O ator, que havia confessado seu nervosismo, algo que se refletia em seu rosto antes de embarcar na viagem, disse, ao pisar novamente no chão, que ver o céu passar do azul para a escuridão do espaço o fez pensar: “A morte é assim? O que eu adoraria fazer é comunicar o máximo possível o perigo, a vulnerabilidade de tudo”, disse em uma desenfreada verborragia. A linha da atmosfera “que nos mantém vivos, é mais fina do que a sua pele”, descreveu a Bezos, o segundo homem mais rico do mundo, que abriu a escotilha da espaçonave vestindo o traje azul de astronauta de sua empresa.

Jeff Bezos é um fã de ficção científica e de Star Trek. Um dos sonhos do bilionário fundador da Amazon era aparecer em uma das produções da saga espacial. Em 2016, ele se cumpriu, quando Bezos fez uma participação especial como um agente alienígena da Frota Estelar no filme Star Trek Beyond.

Shatner, que viajava de graça, tornou-se o primeiro nonagenário a cruzar a linha Kármán, a fronteira amplamente reconhecida entre a atmosfera e o espaço, 100 quilômetros acima do solo. A cápsula totalmente automatizada da nave voou 106 quilômetros sobre o deserto do oeste do Texas e o retorno consistiu em uma descida suave sustentada por dois paraquedas. O voo incluiu cerca de três minutos de gravidade zero e uma visão da curvatura da Terra. A façanha do ator tirou da piloto Wally Funk, de 82 anos, o posto de pessoa mais velha a deixar o planeta. A aviadora, integrante de um programa de mulheres astronautas em 1961 que foi vetado pelas autoridades, participou em julho do voo suborbital em que Bezos também viajou pela primeira vez.

A cápsula que transportou o ator William Shatner de 'Star Trek' e três outros passageiros em um voo suborbital rodeada por pessoal de terra após aterrissar de paraquedas perto de Van Horn, Texas, EUA.
A cápsula que transportou o ator William Shatner de 'Star Trek' e três outros passageiros em um voo suborbital rodeada por pessoal de terra após aterrissar de paraquedas perto de Van Horn, Texas, EUA.BLUE ORIGIN (Reuters)

No voo desta quarta-feira estava a vice-presidenta de missão e operações da Blue Origin, Audrey Powers, que também é piloto (ela passou mais de 2.000 horas a bordo da Estação Espacial Internacional), engenheira e membro da federação norte-americana de voos espaciais comerciais. Também voaram Chris Boshuizen, cofundador da Planet Labs, a primeira empresa a usar nanossatélites comercialmente, e Glen de Vries, cofundador da Medidata Solutions, uma das principais plataformas de pesquisa clínica do mundo.

A viagem desta manhã foi a sexta missão espacial tripulada neste ano com astronautas civis que não receberam treinamento do Governo dos Estados Unidos. A empresa Virgin Galactic, de Richard Branson lançou seu avião espacial até a borda do espaço duas vezes este ano: uma vez em maio com dois pilotos, e uma vez em julho com o próprio Branson, três outros passageiros e dois pilotos. Depois foi a vez do Blue Origin com Bezos e três outras pessoas, e, em setembro, a SpaceX de Elon Musk colocou uma tripulação de quatro astronautas amadores em órbita. No início deste mês, a atriz russa Yulia Peresild e o produtor e diretor Klim Shipenko decolaram em um foguete russo para filmar o primeiro filme em órbita na Estação Espacial Internacional.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_