_
_
_
_
_

Brasil multa Facebook em 6,6 milhões de reais pelo vazamento de dados no caso Cambridge Analytica

Segundo a decisão, ao menos 443.000 usuários tiveram informações vazadas para finalidades “no mínimo questionáveis”

Logos do Facebook e da Cambridge Analytica.
Logos do Facebook e da Cambridge Analytica.DANIEL LEAL-OLIVAS (AFP)
Marina Rossi

O Brasil decidiu multar o Facebook em 6,6 milhões de reais pelo vazamento de dados de ao menos 443.000 usuários brasileiros. A decisão foi do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, aplicou a multa em razão do compartilhamento indevido de dados de usuários brasileiros no caso Cambridge Analytica.

Mais informações
Consultoria que trabalhou para Trump fez maior roubo de dados da história do Facebook
Mark Zuckerberg, CEO de Facebook.
O pior ano do Facebook
Facebook se ha visto rodeado de varios escándalos en los últimos años.
EUA multam Facebook em 5 bilhões de dólares por violar privacidade dos usuários

O caso começou a ser investigado depois de ser noticiado que brasileiros também tiveram seus dados compartilhados sem permissão pela consultoria de marketing político Cambridge Analytica. Fundada nos Estados Unidos, a consultoria que trabalhou para a campanha de Donald Trump foi acusada em março deste ano de ter feito o maior roubo de dados da história do Facebook. Na época, a empresa de Mark Zuckerberg admitiu “violações das regras” e baniu a empresa na rede social. Meses depois, os Estados Unidos multaram o Facebook em 5 bilhões de dólares, valor recorde no setor de tecnologia.

No Brasil, o processo aberto investigou se houve violação dos dados pessoais dos consumidores e se alguém obteve acesso indevido a essas informações. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor concluiu então que houve prática abusiva por parte do Facebook. De acordo com a decisão, “resta evidente que dados dos cerca de 443.000 usuários da plataforma estavam em disposição indevida pelos desenvolvedores do aplicativo thisisyourdigitallife”. O aplicativo é um teste psicológico cujas respostas de milhares de pessoas que o fizeram teriam sido utilizadas para “finalidades no mínimo questionáveis”, segundo a decisão.

Ainda de acordo com a decisão, houve falha na informação adequada aos usuários do Facebook sobre as consequências do padrão de configuração de privacidade em relação aos dados compartilhados.

Após a decisão do processo, o Facebook ainda será intimado, cabendo recurso. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa enviou uma nota afirmando está focada "em proteger a privacidade das pessoas” e que tem feito mudanças na plataforma, "restringindo as informações que desenvolvedores de aplicativos podem acessar. Não há evidência de que dados de usuários no Brasil tenham sido transferidos para a Cambridge Analytica. Estamos avaliando nossas opções legais sobre este caso.” A nota foi acrescentada ao texto após a publicação da primeira versão desta reportagem.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_