Manuel Jabois: “Não acredito no leitor que não discute nem critica as notícias”

Jornalista do EL PAÍS compartilha sua visão sobre o jornalismo e sobre como contar a pandemia. Para ele, um dos poucos efeitos positivos que o vírus trouxe foi “o sentimento de comunidade, de pertencimento”

O jornalista Manuel Jabois, do EL PAÍS, na redação do jornal em Madri.
Mais informações
Camila Osorio se encuentra en las oficinas de EL PAÍS México.
Camila Osorio: “Fazemos um esforço para garantir aos leitores que haverá uma diversidade de vozes no EL PAÍS”
Marina Rossi, periodista de EL PAÍS Brasil.
Marina Rossi: “O leitor me ensinou a buscar mais que a simples notícia. Ele quer análise, boas discussões”

O jornalista do EL PAÍS Manuel Jabois acredita em um leitor fiel, que inculca em seus filhos o carinho por um determinado jornal, mas não em um leitor militante que não discute nem critica as notícias. Do mesmo modo, não confia em um jornalismo contemplativo, que não questiona nem interroga. “Eu sempre cito um exemplo: o do cidadão que anda pela rua com seu telefone celular, grava um acidente de trânsito e publica nas redes sociais, assumindo isso como uma notícia, sem mais aprofundamento”, diz Jabois. “Um jornalista com essa informação passa a mão no telefone, vai para a delegacia e tenta descobrir quem ou quais são os protagonistas do acidente, liga, liga, liga, liga, liga, liga e consegue elaborar uma notícia e dar um contexto do acidente de trânsito; então você fica sabendo que o motorista é o ex-marido e a vítima é a ex-mulher, já não é um acidente de trânsito, é um crime machista.”

Durante os primeiros meses da pandemia de coronavírus, enquanto as mortes assolavam a Espanha, os leitores escreviam a Jabois dizendo “que estava meio que mais tenro, mais suave”. O jornalista não nega, e enfatiza o sentimento de comunidade que a covid-19 gerou: “Estávamos todos juntos nisto”. Uma das poucas coisas boas que o coronavírus trouxe, diz, é “o sentimento de comunidade, de pertencimento, de que estamos todos virtualmente no mesmo barco, vivendo o mesmo mundo e sofrendo exatamente a mesma doença que está afetando todos nós”.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS