Javier Lafuente: “Quem lê o EL PAÍS procura uma informação de qualidade, profunda e meticulosa”

Subdiretor do EL PAÍS América defende a vocação global do jornal e a importância do continente dentro do grupo

O subdiretor do EL PAÍS América, Javier Lafuente.
Mais informações
El director de EL PAÍS América, Jan Martínez Ahrens.
Jan Martínez Ahrens: “O EL PAÍS tem a nacionalidade dos seus leitores”
Carla Jiménez, directora de EL PAÍS Brasil.
Carla Jiménez: “Vivemos um momento em que é preciso coragem para se posicionar”

Em janeiro a série de reportagens Fronteira Sul. A fronteira desconhecida da América, feita por jornalistas do EL PAÍS América e do jornal El Faro, de El Salvador, recebeu o Prêmio Gabo de melhor cobertura. Javier Lafuente, subdiretor da edição americana, é o coordenador deste projeto: “Trabalhamos para decifrar o que chamamos uma fronteira desconhecida da América, a faixa que separa o México da Guatemala, da América Central, uma fronteira na qual trabalhamos há dois anos e que ainda hoje, 2021, continua sendo motivo de notícia.”

A redação do EL PAÍS na Cidade do México é o coração da edição americana do jornal e na qual Lafuente trabalha. Mas o subdiretor alerta que isso não faz com que percam a riqueza do continente: “Não se pode tratar a realidade colombiana como se trata a realidade mexicana e o dia a dia da Argentina.”

Ainda que o EL PAÍS tenha nascido com vocação europeísta, em seu desenvolvimento não poderia e não queria esquecer a América. Hoje tem jornalistas não somente no México, mas também na Colômbia, Argentina e Estados Unidos, além das respectivas edições digitais exclusivas para a América, México e o Brasil ―onde possui uma redação, responsável pela produção de reportagens em português. Lafuente lembra que a nova edição do Livro de estilo do jornal, que é “como a Bíblia para a redação”, destaca a vocação global do EL PAÍS, com especial visão latino-americana. “Quem quiser ler o EL PAÍS na América o fará porque sabe que essas são nossas bases, nossos princípios, e o que procura dentro de uma informação de qualidade profunda e a mais meticulosa possível”, finaliza o subdiretor.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS